quinta-feira, 17 de março de 2011

Vida longa às rádios comunitárias!

Uma excelente iniciativa e todo apoio às rádios comunitárias... Uma excelente iniciativa e todo apoio ao Plano Nacional de Outorgas de Rádios Comunitárias lançado hoje pelo ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Temos aí, o atendimento a uma reivindicação da sociedade civil e a possibilidade, finalmente, de universalizarmos o importante serviço que as emissoras comunitárias prestam ao nosso país.

Vejam que existem hoje cerca de 4.200 rádios comunitárias espalhadas pelo país. Há, entretanto, mais de duas mil cidades que não têm nenhuma rádio comunitária. O objetivo do governo é que todas as cidades contem com pelo menos uma emissora comunitária. Com o Plano, 85% das cidades brasileiras, por região, contarão com uma emissora, pelo menos, até o fim de 2011. Para tal, serão feitas 11 chamadas de licitação para 431 cidades até o fim do ano. Como vocês podem ver, um grande avanço.

De acordo com o ministro Paulo Bernardo, à Anatel caberá  fiscalizar e proteger as rádios de uso político, empresarial ou regilioso. Já a necessária reformulação das normas para a radiodifusão comunitária serão feitas pelo governo, incluindo medidas importantes como a garantia de assistência técnica e, posteriormente, o aumento da potência dessas emissoras.

Teremos também um agilidade maior nos processos de autorização das rádios comunitárias, mais do que fundamental e uma das grandes queixas do setor. Segundo o ministro, “Nós queremos que haja uma universalização da oferta de serviços. Com o esforço que faremos neste ano, considerando os pedidos que já existem aqui mais esses que nós vamos ofertar, nós chegaremos, no ano que vem, a 85% dos municípios”.

Como vocês podem ver, um grande avanço.

Nenhum comentário: