quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Luis Couto: Vai sair pela porta dos fundos.

Chega a ser de um extremo desrespeito ao conjunto de filiados e sobre tudo ao próprio partido dos trabalhadores a postura do atual presidente da legenda: "Não estarei na solenidade de posse de Rodrigo Soares".
Não reconhecer a vitória de seu oponente em um pleito transparente e democrático, desrespeitar a decisão de uma maioria insatisfeita com os rumos que o partido estava tomando, levantar suspeitas de intromissão externa no processo, mas só quando lhe favorece a verborragia.
Bem disse o presidente eleito: "Na nossa agenda tudo isso já esta ultrapassado...". Agora é olhar pra frente, planejar 2010 com muita responsabilidade e fazer aquilo que a grande maioria espera, fortalecer o partido, consolidar as politicas de alianças, criar um palanque forte para a eleição da companheira Dilma Rousseff.
Tudo bem deputado Luís Couto, o senhor estará repetindo o mesmo gesto de um ditador em se ausentando da solenidade de posse do escolhido pelo militante do PT, pois em Rodrigo Soares, só petistas de fato e de direito votaram, votos verdadeiros.
A porta da rua é a serventia da casa, nesse caso, saia pela porta dos fundos.

PT apresenta Dilma como chefe de equipe em programa de TV


No programa nacional de TV do PT que vai ao ar hoje à noite, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do partido ao Planalto, será apresentada pelo presidente Luça como a principal coordenadora das políticas de governo.
Concebido pelo publicitário João Santana, o programa de dez minutos de duração é assumidamente uma vitrine para Dilma. Numa cena, ela aparece junto com os demais ministros petistas, retratada como a chefe da equipe.
A ministra é associada a três programas: PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Minha Casa Minha Vida e o pré-sal.
O artifício de um diálogo na tela entre a ministra da Casa Civil e Lula, para criar identificação de Dilma como a candidata governista, volta a ser usado, a exemplo do que ocorreu nas inserções já exibidas.
Lula apresenta e cobre sua ministra de elogios, e ela, em retribuição, exalta conquistas do governo.
Reaparece também a estratégia de Santana de fazer comparações entre o governo Lula e os oito anos do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), em diversas áreas.
São apresentados números na política social e na economia, além das medidas tomadas em cada governo nas crises mundiais que enfrentaram.
O PT, que não pretende fazer da ética o norte da campanha em 2010, não menciona o assunto nem se refere ao escândalo do mensalão do DEM.
POLITÍCA DA PARAÍBA

PED: Uma festa com mais de meio milhão de participantes.


O Processo de Eleições Diretas (PED), do Partido dos Trabalhadores, que aconteceu no último dia 22 de novembro, foi um verdadeiro sucesso. As vésperas de um dos maiores embates eleitorais da historia do PT, as lideranças petistas conseguiram mobilizar um verdadeiro exercito de militantes, mostrando ao Brasil que o PT continua sendo o partido mais democrático e mais orgânico da America Latina.
Mobilizar mais de meio milhão de filiados não é uma tarefa comum. No PED de 2007, 326 mil filiados saíram de seus lares pra endossar a democracia petista, desta vez batemos o recorde, quando 518.912 petistas foram às urnas festejar a democracia interna da legenda.A força da militância petista, mais uma vez se mostrou altiva e pronta para os embates eleitorais de 2010. Ocupamos durante quase três meses os principais meios de comunicação do país, mostrando a sociedade como se faz um partido com participação e democracia, milhares de simpatizantes do partido de uma forma ou de outra terminaram por se envolver no Processo de Eleições Diretas (PED), centenas solicitaram ou estão solicitando o ingresso na legenda petista. Agora passado o Processo de Eleições Internas, temos pela frente o desfio de consolidarmos o projeto popular e democrático iniciado pelo companheiro Lula, e este projeto agora se espelha na pré-candidatura da companheira Dilma. Projeto este que para se consolidar precisa do apoio de todas as forças democráticas e populares do nosso país, sejam os partidos progressistas, sejam as entidades de classe, seja o apoio popular. Faremos com que o ano de 2010, não seja apenas um ano eleitoral, e sim um ano de gigantestecas mobilizações populares, cabendo ao exercito de militantes petistas e aliados do projeto popular e democrático, comandar essa batalha rumo a um Brasil, justo, igualitário e socialista.

Dilma não foi inventada pelo Lula ou pelo PT

Conheci Dilma quando fomos colegas no Colégio Estadual Central (Hoje Milton Campos) em 1965. Ela era da POLOP, organização política da resistência, à qual aderi. Ela já morava no condomínio Solar, onde até hoje mora sua mãe. Era do CEC (Centro de Estudos Cinematográficos) e apaixonada por cinema. Márcio Borges no livro "Os sonhos não envelhecem" também fala de Dilma na POLOP e de sua relação com o cinema.
Em 1967, junto com a maioria dos militantes da POLOP (dentre eles Carlos Alberto Soares Freitas, Guido Rocha, Inês Etienne) foi para o COLINA, que fundiu como a VPR formando a VAR Palmares. Eu e um bom grupo de estudantes e operários ficamos na POLOP que se juntou à Dissidência do PCB-RS e fundamos o POC.
Em 1972, estivemos presos no mesmo lugar, Presídio Tiradentes, demolido um ano depois para a construção da estação do metro. Não nos víamos, não havia comunicação entre a ala feminina e a masculina.
Dilma era casada com o jornalista mineiro Cláudio Galeno. Foi para o exílio europeu, voltou com a anistia. Casou-se com o advogado gaucho Carlos Franklin Paixão (que conheci no Tiradentes) e foi morar em Porto Alegre. Militou no PT, foi Secretaria da Fazenda do governo de Alceu Collares.
Em 1999, foi Secretária de Minas e Energia no governo Olívio Dutra e acabou filiando-se ao PT em 2001. No mesmo ano, houve o racionamento de energia e apagões em todo o país, menos no Rio Grande do Sul, onde houve um planejamento.
Por isso, Lula a convidou para ser a ministra de Minas e Energia (fomos anunciados como ministros no mesmo dia).
Dilma foi boa ministra: fortaleceu a Petrobrás, reorganizou a Eletrobrás e criou o "Luz para todos", um programa de Direitos Humanos.
Na crise de 2005, quando a oposição e a mídia conservadora quiseram fazer o impeachment de Lula e Zé Dirceu saiu do governo, Dilma assumiu a Casa Civil e mostrou competência administrativa e política. No 2º governo, liderou a formulação do PAC e do "Minha Casa, Minha Vida".
Enfrentou com serenidade e coragem um câncer do qual está curada e derrubou um leão por semana nas "crises" forjadas pela oposição.
Dilma não foi "inventada" por Lula ou pelo PT. Ela tem uma história e preparo para ser a primeira presidenta depois do Brasil ter elegido um metalúrgico.
Em Minas está sendo gestado um comitê suprapartidário de militantes da resistência de várias correntes e que hoje estão em diversos partidos para apoiá-la porque a conhecem.


Depoimento publicado por Nilmário em seu blog:

UMA RODA DE BATE PAPO

Nordeste cresce acima da média e ajuda o País a superar a crise

Para muitos que acham que o Nordeste do Brasil é só um paraíso natural, segue algumas informações relevantes:
− Região brasileira mais próxima de mercados como Europa e EUA;− Área equivalente à França, Itália, Reino Unido e Alemanha combinados;− Concentra quase 30% da população nacional com 52 milhões de habitantes;− PIB maior do que países como o Chile e equivalente à soma de PIBs de países como Nova Zelândia, Nigéria, Romênia, Filipinas e Egito;− Desde 2001, a economia nordestina vem crescendo a taxas superiores à média nacional. Enquanto a média da região foi de 4,2% nesse período, o país cresceu 2,3%;− Se fosse um país isolado do resto do Brasil, o Nordeste hoje teria um crescimento semelhante ao da Irlanda;− Os investimentos privados na região entre 2001 e 2006 decuplicaram, passando de 300 milhões de reais para mais de 3 bilhões de reais;− Entre as cidades, Recife foi a que mais cresceu de 2007 para 2008, ficando na 9ª posição com 1,07% (foi 12ª com 0,90%, no ano passado);− Na região, para cada 1 real que sobra do salário no final do mês, 0,78 centavo é gasto na compra de itens de consumo. No Centro-Sul, esse índice cai para 0,55 centavo;− O Nordeste deve receber 74% dos investimentos no setor hoteleiro esperados para os próximos cinco anos no Brasil.
Fonte Andre’ Havro OBSONATUS
Blog Leituras Favre, para continuar lendo a matéria, clic no link.