quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dilma não foi inventada pelo Lula ou pelo PT

Conheci Dilma quando fomos colegas no Colégio Estadual Central (Hoje Milton Campos) em 1965. Ela era da POLOP, organização política da resistência, à qual aderi. Ela já morava no condomínio Solar, onde até hoje mora sua mãe. Era do CEC (Centro de Estudos Cinematográficos) e apaixonada por cinema. Márcio Borges no livro "Os sonhos não envelhecem" também fala de Dilma na POLOP e de sua relação com o cinema.
Em 1967, junto com a maioria dos militantes da POLOP (dentre eles Carlos Alberto Soares Freitas, Guido Rocha, Inês Etienne) foi para o COLINA, que fundiu como a VPR formando a VAR Palmares. Eu e um bom grupo de estudantes e operários ficamos na POLOP que se juntou à Dissidência do PCB-RS e fundamos o POC.
Em 1972, estivemos presos no mesmo lugar, Presídio Tiradentes, demolido um ano depois para a construção da estação do metro. Não nos víamos, não havia comunicação entre a ala feminina e a masculina.
Dilma era casada com o jornalista mineiro Cláudio Galeno. Foi para o exílio europeu, voltou com a anistia. Casou-se com o advogado gaucho Carlos Franklin Paixão (que conheci no Tiradentes) e foi morar em Porto Alegre. Militou no PT, foi Secretaria da Fazenda do governo de Alceu Collares.
Em 1999, foi Secretária de Minas e Energia no governo Olívio Dutra e acabou filiando-se ao PT em 2001. No mesmo ano, houve o racionamento de energia e apagões em todo o país, menos no Rio Grande do Sul, onde houve um planejamento.
Por isso, Lula a convidou para ser a ministra de Minas e Energia (fomos anunciados como ministros no mesmo dia).
Dilma foi boa ministra: fortaleceu a Petrobrás, reorganizou a Eletrobrás e criou o "Luz para todos", um programa de Direitos Humanos.
Na crise de 2005, quando a oposição e a mídia conservadora quiseram fazer o impeachment de Lula e Zé Dirceu saiu do governo, Dilma assumiu a Casa Civil e mostrou competência administrativa e política. No 2º governo, liderou a formulação do PAC e do "Minha Casa, Minha Vida".
Enfrentou com serenidade e coragem um câncer do qual está curada e derrubou um leão por semana nas "crises" forjadas pela oposição.
Dilma não foi "inventada" por Lula ou pelo PT. Ela tem uma história e preparo para ser a primeira presidenta depois do Brasil ter elegido um metalúrgico.
Em Minas está sendo gestado um comitê suprapartidário de militantes da resistência de várias correntes e que hoje estão em diversos partidos para apoiá-la porque a conhecem.


Depoimento publicado por Nilmário em seu blog:

UMA RODA DE BATE PAPO

Nenhum comentário: