sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tenho algo pra dizer. Muito obrigado.

Aos amigos e amigas leitores desse blog, das mais diversas cidades e nações, dos mais diversos credos, aos que concordam e que não concordam com o perfil do Naza.
A esses meus amigos e amigas desejo-lhes um bom natal, merry christmas, frohe weihnachten, Καλά Χριστούγεννα.
Obrigado por suas visitas. 

Um abraço fraterno do Naza, Nego Zhim e Observador do 13.

Lula vai às lágrimas com catadores de papel

Presidente leva Dilma e quase todo o seu ministério para a festa de Natal na capital paulistaEm festa. Catadores de papel agradecem a Lula: "O coração da população de rua está repleto de gratidão do senhor"


O Presidente Lula chorou ontem durante a festa de Natal com 2.200 catadores de papel em São Paulo - tradição que mantém desde o início de seu primeiro governo e que pretende seguir em 2011, no governo de sua sucessora Dilma Rousseff (PT). Ele se emocionou quando duas mulheres que vivem da coleta de material reciclável o agradeceram. "O coração da população de rua está repleto de gratidão ao senhor", declamou Maria Lúcia Santos Pereira, do Movimento Nacional dos Catadores de Rua.

A Dilma - chamada em música de "mulher guerreira", e ela respondeu dançando no palco -, o pessoal da rua pediu que dê continuidade ao programa de Lula. "Advogue essa causa, não nos deixe esquecidos", clamou Matilde Ramos da Silva, catadora no município de Ourinhos (SP). "Contem comigo", prometeu a presidente eleita.

Ela afirmou que "não vai descansar" enquanto não tirar os catadores dos lixões. Disse que se empenhará para o reconhecimento da profissão, para a organização de cooperativas e para que todos tenham renda suficiente para darem vida digna a seus filhos.

Não eram só brasileiros na festa. Catadores peruanos, colombianos, argentinos e de outros países foram ao encontro na Vila Guilherme, zona norte da capital. Lula pediu a todos que orassem pelo vice-presidente José Alencar, que luta contra um câncer no abdome. Padre Júlio Lancellotti puxou o Pai Nosso. "O Zé Alencar disse que até mesmo em cadeira de rodas ele vai à posse da Dilma. Com essa energia positiva de vocês tenho certeza que ele vai poder cumprir seu desejo", disse Lula.

Foi um dos últimos compromissos públicos do Presidente antes do fim de seu mandato. Lula levou para a festa quase todo o seu ministério. Ele e Dilma autografaram camisetas e receberam mimos dos catadores, que se apresentaram com danças e cânticos "ao presidente "saínte" e à presidente entrante", nas palavras de Lula, que anunciou programas de ajuda aos catadores com recursos públicos e assinou decreto de regulamentação da política nacional de resíduos sólidos com engajamento de cooperativas.

Em seu pronunciamento, disse que "catar papel não pode ser mais vergonha". "Morador de rua não é caso perdido nem caso de polícia. É um caso de amor, de paixão e de políticas públicas, que não se trata com cassetete."

O presidente reprovou administradores que hesitam em firmar convênios com cooperativas de catadores. Citou Gilberto Kassab (DEM), prefeito de São Paulo. "Trata o pessoal da Granja Julieta com carinho Kassab, pelo amor de Deus."

Lula confirmou que serão entregues à cooperativa dos catadores 140 caminhões por meio de um programa com recursos do BNDES e do Banco do Brasil. "O senhor tem noção do que fez pela nossa vida? Só saí do lixão por causa das suas políticas públicas. Podemos ser reconhecidos como profissionais, como trabalhadores", afirmou Matilde.

Lula disse que no Natal do ano passado recomendou aos jornalistas reportagem sobre os catadores. "Para minha surpresa no outro dia eu li no jornal que fiz crítica à imprensa. Ao invés de dizerem que eu fiz uma sugestão alguns disseram que eu queria ensinar a fazer jornalismo. Vocês sabem qual é o problema do Brasil? É que muita gente continua agindo como agiam há 20 anos sem se dar conta que o mundo mudou."

Ao final, pediu. "Estou apenas deixando a Presidência, mas se vocês me convidarem no Natal do ano que vem eu estarei aqui outra vez."

Nunca antes neste país dois presidentes da República almoçaram com catadores e população de rua


Nunca antes na história deste país dois presidentes da República participaram de um almoço de natal confraternizando com catadores de recicláveis e com população em situação de rua, como fizeram o presidente Lula e a presidenta eleita Dilma Rousseff.

Lula já faz este almoço há anos, agora a presidenta eleita Dilma Rousseff o acompanhou, sinalizando a afinidade das políticas públicas e humanitária dos dois.

Dilma discursou primeiro. Na vez de Lula, antes de iniciar o discurso, ele pediu uma oração para o vice-presidente José Alencar, para que ele possa se restabelecer e cumprir o desejo de participar pessoalmente da posse de Dilma no dia 1º.

O presidente disse que, mesmo fora da presidência, estará presente no mesmo almoço, no Natal do ano que vem.

Lula assina ordem de serviço para obras da ferrovia norte-sul de Goiás até SP



O presidente Lula visitou nesta quinta-feira (23) à tarde, a cidade de Petrolina (GO), para assinar ordens de serviço para construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul de Ouro Verde de Goiás (GO) até Estrela d’Oeste (SP).

O trecho ao norte que completará a ligação de Palmas (TO) a Anápolis (GO), está em obras, com 90% pronto, e com previsão para inaugurar em maio de 2011.

O Presidente, em seu discurso, incentivou o transporte ferroviário de passageiros e disse que a VALEC (empresa ferroviária estatal responsável) estuda incluir também o transporte de passageiros.

Lula se despede citando conquistas e pede ao povo apoio para Dilma


Em seu último pronunciamento em cadeia de rádio e TV como presidente da República, Lula se despediu do povo brasileiro, emocionado.

Ele lembrou do simbolismo do primeiro operário que chegou à presidência passar a faixa à primeira mulher eleita Presidenta.

Num geste de desprendimento, disse ao povo brasileiro para não questionar sobre seu futuro, mas se questionarem sobre o futuro do país.

Lula fez um breve balanço das conquista de seu governo e pediu ao povo que apoie a presidenta Dilma Rousseff. 


OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA