terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BLOG DO PLANALTO DESMONTA 'O GLOBO'

"...Quem leu ou vier a ler o caderno especial do jornal O Globo sobre a Era Lula não terá dúvida: a direção do jornal, seus editores e analistas estão entre os 3% a 4% de brasileiros que consideram o Governo Lula ruim ou péssimo.Para eles, a aprovação de mais de 80% alcançada pelo presidente Lula e seu governo ao final de oito anos de mandato é um mistério. Talvez uma ilusão ou uma hipnose coletiva, que estaria impedindo o povo de enxergar a realidade. Para O Globo e seus analistas, o Brasil avançou muito pouco na Era Lula e os poucos avanços teriam sido apesar do governo e não por causa de suas ações..." (Blog do Planalto; 21-12. Leia mais:  http://blog.planalto.gov.br/)

Dilma confirma no cargo os três comandantes das Forças Armadas

A presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou ontem os atuais comandantes das Forças Armadas em seus cargos. Depois do convite ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, para permanecer no cargo, a presidente tinha dado indicações de que não faria objeções à continuidade também dos comandantes, com quem encontrou-se ontem para formalizar o convite.

O general Enzo Peri, do Exército, o comandante da Marinha Júlio Soares Neto e o comandante da Aeronáutica Juniti Saito vão permanecer. Todos assumiram os postos durante o governo Lula, mas o comandante mais envolvido em polêmica foi o da Aeronáutica, Juniti Saito, por causa do caos aéreo e de dois grandes acidentes da aviação, e do mais que polêmico projeto de compra de caças para a Aeronáutica.

Saito tem 68 anos e é natural de Pompeia (SP). É casado e pai de três filhos. Tem no currículo mais de 6 mil horas de voo e quase 40 condecorações. Sua patente é tenente-brigadeiro-do-ar. Fez cursos de formação de oficiais voadores, aperfeiçoamento de oficiais, curso operacional de piloto de caça e curso de piloto operacional em transporte aéreo.

O almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto é o comandante da Marinha. Aos 67 anos, é casado e pai de 3 filhos. Tem 28 condecorações e assumiu a patente de almirante-da-esquadra em 31 de março de 2003 e o posto de comandante da Marinha em março de 2007.

Nascido no Rio de Janeiro em 1941, o general do Exército Enzo Martins Peri foi promovido em março de 2003, sendo nomeado chefe do Departamento de Engenharia e Construção, cargo que exercia ao assumir o comando do Exército, em 8 de março de 2007. Tem mais de 20 condecorações e realizou os cursos de engenheiro de fortificação e construção, do Instituto Militar de Engenharia, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o de comando e Estado-Maior. Na segunda-feira, Jobim já havia adiantado que a tendência era manter os três comandantes.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez seu último discurso para oficiais-generais das três Forças Armadas. Lula afirmou que, antes de chegar à Presidência, tinha uma visão "totalmente equivocada" dos militares - já superada, segundo ele. "Foi preciso chegar à Presidência da República para reconhecer a importância de vocês", disse o presidente aos generais.

Lula não entrou em temas polêmico nas esferas militares, como a punição aos torturadores na ditadura, a busca por restos mortais de desaparecidos políticos e a compra de novos caças pela Aeronáutica.

A exemplo dos últimos discursos presidenciais nesta reta final de governo, Lula fez um balanço geral de seu governo após ler um discurso protocolar, com agradecimentos à participação de Exército, Marinha e Aeronáutica em ações humanitárias ao longo de seu governo.

O presidente citou obras de hidrelétricas, transposição do Rio São Francisco, pré-sal, Copa do Mundo, em meio a uma série de realizações e projetos do governo. "Vocês vão encontrar um país onde a autoestima da sociedade é do tamanho do território nacional", disse Lula em almoço oferecido a ele pelos militares, no Clube Naval, em Brasília.

Ele também defendeu as ações de política externa do governo, desde a aproximação com o Irã, defendendo o uso de energia nuclear pelo regime de Mahmoud Ahmadinejad para fins pacíficos, até as relações com os países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Argentina. 
 
(Com agências noticiosas)

Dilma anuncia mais 6 ministros

A presidente eleita Dilma Rousseff anunciou mais seis ministros do novo governo.

- Ministério da Cultura: Ana de Hollanda, irmã de Chico Buarque, já foi diretora de música da Funarte (Fundação Nacional de Artes);

- Desenvolvimento Social: a economista Tereza Campello;

- Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial: a socióloga Luiza Helena de Bairros;

- Ministério da Saúde: o médico Alexandre Padilha, atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais;

- Ministério das Cidades: o deputado federal Mário Negromonte (PP/BA);

- Ministério do Esporte: Orlando Silva Jr. continua;

Além dos ministros, para a Advocacia Geral da União (AGU), o advogado Luís Inácio Lucena Adams foi convidado a permanecer no cargo;

Com o novo anúncio, já são 30 nomes confirmados. Veja os outros ministros já convidados por Dilma:

- Advocacia-Geral da União: Luís Inácio Lucena Adams
- Agricultura: Wagner Rossi (PMDB)
- Banco Central: Alexandre Tombini
- Casa Civil: Antonio Palocci (PT)
- Cidades: Mário Negromonte (PP)
- Ciência e Tecnologia: Aloizio Mercadante (PT)
- Comunicações: Paulo Bernardo (PT)
- Comunicação Social: Helena Chagas
- Cultura: Ana de Hollanda
- Defesa: Nelson Jobim (PMDB)
- Desenvolvimento, Indústria e Comércio: Fernando Pimentel (PT)
- Desenvolvimento Social: Tereza Campello
- Direitos Humanos: Maria do Rosário (PT)
- Educação: Fernando Haddad (PT)
- Esportes: Orlando Silva (PC do B)
- Fazenda: Guido Mantega (PT)
- Justiça: José Eduardo Cardozo (PT)
- Meio Ambiente: Izabella Teixeira
- Minas e Energia: Edson Lobão (PMDB)
- Pesca: Ideli Salvatti (PT)
- Planejamento: Miriam Belchior (PT)
- Previdência: Garibaldi Alves (PMDB)
- Relações Exteriores: Antonio Patriota
- Saúde: Alexandre Padilha (PT)
- Secretaria de Assuntos Estratégicos: Moreira Franco (PMDB)
- Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial: Luiza Helena de Bairros
- Secretaria-Geral: Gilberto Carvalho (PT)
- Trabalho: Carlos Lupi (PDT)
- Transportes: Alfredo Nascimento (PR)
- Turismo: Pedro Novais (PMDB)

(Com informaçõs do Terra)

Lula se emociona na festa de despedida no Sambódromo do Rio

Na festa de despedida do presidente Lula, promovida pelo PMDB-RJ na Praça da Apoteose, ontem à noite, ele chorou ao assistir num telão ao depoimento de uma professora do Morro do Borel, na Tijuca, que agradeceu ao presidente por tudo o que ele fez por ela e seu filho.

O presidente disse que nenhum presidente da História subiu 10% dos morros do Rio que ele subiu.

Lula citou a ocupação do Complexo do Alemão, contando que o governador Sergio Cabral pediu apoio das Forças Armadas:

— Eu respondi: “Peça o que quiser”. E nunca senti tanto orgulho do que quando estava em casa, assistindo à ocupação do Alemão pela TV, e vi uma mulher pedindo para que soltassem o marido, porque ele era trabalhador de uma obra do PAC. Nesta terça-feira, o presidente visita as instalações do teleférico do Alemão, que entrou em testes na segunda.

O presidente defendeu a união dos governos e criticou de forma velada Cesar Maia (DEMos), Sem citá-lo nominalmente.

Em tom de brincadeira, Lula pediu que, quando deixará a Presidência, o governador lhe convide para colocar uma sunga bonita, para que ele possa “dar um mergulho na Praia de Copacabana”.