quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lula diz que "cairá do cavalo" quem acreditar em seu sumiço pós-2010

EDUARDO SCOLESE
da Sucursal de Brasília

Numa conversa reservada hoje com dirigentes da Contag (principal entidade sindical de trabalhadores rurais), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "cairá do cavalo" quem apostar em sua saída da cena política após o término do mandato, em dezembro próximo.

Segundo relato de alguns dos presentes ao encontro, na sede provisória da Presidência, em Brasília, Lula anunciou ainda que a partir de 2011 avalia reeditar as caravanas da cidadania, para, no interior do país, "constatar" as realizações de seu governo.

Diante dos diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, aliados históricos do PT, Lula prometeu não dar "pitacos" na gestão do próximo presidente. Em tom de brincadeira, usou um de seus bordões: "Vocês vão ver que, nunca antes na história deste país, um ex-presidente não deu pitacos em seu sucessor".

A Contag deixou satisfeita o encontro, já que o governo anunciou a liberação de R$ 16 bilhões para o Plano Safra 2010/2011, ante R$ 15 bilhões da safra anterior.

Dilma tenta agradar (e agrada) plateias distintas no RS

Em dois eventos diiferentes, a petista falou para o alto empresariado gaúcho e a correligionários

Após passar parte da terça-feira (11) em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, onde participou de um evento que discutiu o desenvolvimento da região, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, rumou para Porto Alegre para cumprir uma agenda noturna. Em dois eventos distintos, a petista falou para o alto empresariado gaúcho e a correligionários.

No primeiro compromisso, que contou com a presença da governadora Yeda Crusius (PSDB), Dilma foi recebida por empresários durante a posse da direção da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul), no clube Leopoldina Juvenil, o mais tradicional de Porto Alegre. Aos empresários, a ex-ministra falou sobre o que chamou de "conquistas econômicas" do governo Lula, salientando a distribuição de renda e a inclusão social.

Em seguida, Dilma participou do lançamento de um comitê suprapartidário, que contou com a presença de aliados, líderes, do ex-ministro Tarso Genro e do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Para as centenas de pessoas presentes no encontro, que ocorreu no clube Farrapos, recanto bem mais popular que o do primeiro encontro, Dilma fez um discurso que rememorou os tempos de militância e o início da vida pública, em Porto Alegre.

Nesta quarta-feira (12) pela manhã, a pré-candidata deve conceder entrevista ao Grupo RBS na capital gaúcha.


R7

PT mantém disposição de indicar vice, mas só define nomes em junho

A reunião de ontem à noite no diretório estadual do PT decidiu rejeitar a tese dos dissidentes e reafirmar a aliança do partido com o governador José Maranhão (PMDB). Além disso, ficou definida a convocação de um novo encontro estadual que será realizado no dia 12 de junho para definir "os nomes" que serão apresentados pelo partido como sugestões para compor a vice de Maranhão. O atual vice-governador, que desistiu de esperar pela decisão do PMDB, pediu que seu nome não fosse citado, mas a direção tende a mantê-lo na lista que será encaminhada ao governador.

Apesar das queixas do bloco coordenado pelo deputado federal Luiz Couto e pelo vice-presidente do partido, Anísio Maia, a maioria da executiva estadual definiu a votação com um placar de 11 a 3. Muitos militantes alegaram que não há mais possibilidade de o PT conseguir indicar a vice, depois que Luciano Cartaxo foi preterido. Mesmo assim, foram voto vencido e as decisões ficaram adiadas para 12 de junho.

ParlamentoPB