Partido considera coerente política de alianças com o PMDB e PT

A comissão política estadual do PCdoB encaminhou nota à imprensa, no  final da tarde desta quinta-feira (27), com um balanço das atividades do  partido em 2010, no qual considera coerente a participação nas eleições  estaduais com a aliança com o PMDB e PT.
 
Na nota, a comissão enfatiza que como não logrou êxito  no pleito com a coligação, o partido dedica-se no momento a um processo  de avaliação que aponte para novas perspectivas que permitam a  acumulação de forças dos comunistas paraibanos.
 
Com relação ao governo estadual, o PCdoB considera “que a eleição do  governador Ricardo Coutinho (PSB) – mesmo através de uma aliança  contraditória – traz em si componente de expectativa de renovação de  largos setores do povo paraibano”.
 
Confira a nota da integra abaixo:
 
Aos Trabalhadores e ao Povo Paraibano
 
A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil –  PCdoB, reunida nesta data, após apreciar conscienciosamente o balanço  das atividades partidárias em 2010 e o presente quadro político  estadual, vem de público expressar suas conclusões:
 
O PCdoB na Paraíba considera ter adotado tática eleitoral  coerente com a linha política do Partido, expressa na aliança com o  PMDB, PT e outras agremiações integrantes da coligação alinhada com a  candidatura Dilma Roussef - Presidente. No tocante ao Projeto Eleitoral  do Partido para a Paraíba, o PCdoB não tendo viabilizado a estruturação  de chapa própria, firmou coligação proporcional tendo como objetivo  central eleição de deputado estadual. Não conseguindo lograr êxito  nestas batalhas, dedica-se, no momento, o Partido a um processo de avaliação que aponte para novas perspectivas que permitam a acumulação de forças dos comunistas paraibanos.
 
Diante do novo quadro político paraibano o PCdoB considera que a  eleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) – mesmo através de uma  aliança contraditória – traz em si componente de expectativa de  renovação de largos setores do povo paraibano – anseio este que,  esperamos, se traduza em um governo progressista, democrático,  sintonizado com os setores populares e a perspectiva nacional  capitaneada pelo governo da presidente Dilma. O PCdoB, não será  indiferente a que o governo possa corresponder a esse anseio – o mesmo  pelo qual se bate o Partido. Os comunistas pugnam ainda pela  reaglutinação das forças de esquerda na Paraíba, dispondo-se a construir  convergências nesta direção. Só assim será possível dar conseqüência a  um projeto avançado que aponte para a superação das amarras de classe  que puxam a Paraíba para o atraso.
 
O PCdoB analisa sua trajetória recente olhando para o futuro. Com  este mister chama todo o coletivo partidário – em especial seus  organismos dirigentes - a debruçar-se sobre a elaboração dos objetivos  partidários para as próximas batalhas políticas, ao passo em que  incentiva um profícuo debate autocrítico no curso do processo  preparatório para a renovação  dos organismos dirigentes, que se  avizinha. Esta será a tarefa central da Conferência Estadual, à qual,  estão todos os militantes e quadros chamados a contribuir.
 
João Pessoa, 27 de janeiro de 2011
 
A Comissão Política Estadual do PCdoB