quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GOSTA DO LULA? VOTA EM DILMA ROUSSEFF

FONTE: APOSENTADO INVOCADO



Aécio levou rasteira do Serra


José Serra (PSDB), foi informado na noite de quarta-feira, 16, por telefone, de que Aécio Neves anunciaria sua desistência da pré-candidatura tucana à sucessão do Presidente Lula. Aécio, convidou Serra para participar do pronunciamento, feito na tarde desta quinta-feira, 17, De acordo com Aécio Serra, não aceitou e justificou que não poderia comparecer devido a compromissos já agendados.

Nem bem o governador Aécio Neves desistiu da candidatura à presidência, e já te análista político fazendo previsão para 2010. Na opinião de Fábio Wanderley Reis, por exemplo, "Com a renúncia de Aécio, Serra se vê forçado a carregar o estandarte do PSDB na corrida à sucessão do Presidente Lula", afirma o cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis, complementando: "Agora, não dá para o Serra dizer que não é candidato."

Para o cientista político, a carta de renúncia de Aécio Neves deixa o PSDB em uma situação ainda mais difícil no cenário sucessório de 2010. Na sua avaliação, o tom da carta do governador mineiro "denota um ânimo negativo" em termos da disputa interna que se travou no PSDB. Além disso, Fábio Wanderley acredita que os tucanos ainda não encontraram um discurso alternativo para 2010. O cenário para o governo Lula é favorável e com a saída de Aécio da disputa ao Palácio do Planalto, as atenções voltam a se concentrar mais fortemente nos nomes de Serra e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), potencial candidata petista à Presidência nas eleições do ano que vem. "A disputa volta a ficar polarizada e favorece o cenário plebiscitário que o PT tanto deseja", reitera o professor.

Fábio Wanderley cita, ainda, que a não realização de prévias no PSDB para a escolha do candidato que irá representar a legenda nas eleições presidenciais de 2010 também é um fator que contribuiu para o cenário difícil que os tucanos enfrentam. "A disputa latente (entre Serra e Aécio) acabou sendo resolvida com um ânimo negativo, que foi a carta do governador mineiro", destacou.

O cientista político diz que outros fatores, como os escândalos que atingiram o Democratas (tradicional aliado dos tucanos nas eleições) e a volta à mídia da denúncia envolvendo o senador tucano Eduardo Azeredo (MG), no episódio batizado de mensalão mineiro, também são fatores que contribuem para a difícil fase que o PSDB enfrenta.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), maior interessado na desistência de Aécio Neves, não comentou publicamente a decisão, mas divulgou nota oficial, em que afirmou não estar surpreso com a "grandeza e o despreendimento" demonstrado por Aécio.

Lula diz que adversários gostariam de estar no lugar de Dilma e fala em vitória

Lula diz que adversários gostariam de estar no lugar de Dilma e fala em vitória.
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que os candidatos adversários gostariam de estar no lugar da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) --pré-candidato do PT à Presidência. Para ele, a ministra é uma candidata forte na sucessão de 2010.
"O processo eleitoral ainda nem começou, e neste momento as pesquisas devem ser vistas com cautela. [...] O que posso garantir é que muita gente gostaria de estar, a essa altura, na posição que ela ocupa nas preferências dos eleitores", afirmou ele em entrevista por escrito para os jornais Politiken (Dinamarca) e Dagbladet (Noruega).
O presidente afirmou que acredita na vitória de Dilma. "Acredito que venceremos as eleições porque temos uma candidata de grande qualidade. Ela conhece muito bem o governo, tem sensibilidade social, grande capacidade de liderança e de gestão da máquina pública."
Entre os fatores citados por ele para justificar o favoritismo de Dilma estão as alianças partidárias e a campanha eleitoral. "[Ela] contará com uma aliança de partidos forte em todos os estados, e na campanha vai demonstrar que é a mais preparada para governar o país. Por isso, vejo as perspectivas eleitorais com muito otimismo, e recebo com alegria, mas com os pés no chão, os índices de aprovação da população."
Lula minimizou as pesquisas que apontam que a transferência de sua popularidade em votos para Dilma já teria atingido um teto. "A questão de transferência de votos é sempre motivo de polêmica, não é ciência exata. Mas o fato é que este governo tem um conjunto de realizações que mudou para melhor a vida da maioria dos brasileiros."
O presidente ainda deu uma alfinetada na aliança PSDB-DEM ao dizer que os resultados de seu governo são muito melhores que os deixados pelo antecessor Fernando Henrique Cardoso. "Estou convencido de que não será nada fácil a tarefa dos candidatos de oposição, até porque os partidos de alguns deles governaram o Brasil até 2002 e os resultados que têm para mostrar deixam muito a desejar."

OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA