terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pedofilia é o novo fantasma na Região Serrana

Crianças órfãs em abrigos são alvo em catátrofes naturais

Jornal do BrasilCaio de Menezes e Luiza Bustamante
 
Em meio à tragédia que devastou a Região Serrana do Rio há quem enxergue a desgraça como uma boa oportunidade para tirar proveito das vítimas.  Depois das denúncias de saques e de aumentos abusivos praticados por comerciantes, surgem  as dúvidas sobre como estão sendo protegidas as crianças que ficaram órfãs na tragédia ou cujos pais e demais parentes continuam desaparecidos.
Para especialistas, os preços abusivos – um galão de água mineral chegou a ser vendido por R$ 40 – são apenas um efeito colateral das situações de emergência. A psicóloga Maria Luiza Bustamante, chefe do Departamento de Psicologia da Uerj, faz um alerta: – Há alguns anos, a devastação causada por um tsunâmi no Pacífico serviu de terreno para que uma quadrilha de pedófilos se apresentasse como pais de crianças órfãs, a fim de levá-las dos abrigos e abusar sexualmente delas.
>> Leia a matéria completa no JB Premium

 

Charge do Bessinha

fonte:http://nogueirajr.blogspot.com

Homem aparentando problemas mentais tenta invadir o Palácio da Alvorada

Um homem que dirigia um utilitário Pajero preta tentou invadir o Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidência da República, em Brasília, na madrugada desta terça-feira. Chegou a derrubar um portão com o carro, sendo detido pelos militares que fazem a segurança do local, que atiraram nos pneus.

A presidente Dilma não estava no local, pois ainda não se mudou da Granja do torto.

Entregue à Polícia Federal (PF), o homem tem 32 anos, é mineiro, reside na Asa Norte de Brasília. Segundo os policiais não aparentava embriaguez nem estar drogado, mas tinha fala desconexa e não soube explicar o que motivou a tentativa de invasão. Não portava documento do veículo nem carteira de motorista. Em depoimento alegou desconhecer que o local era o Palácio da Alvorada e afirmou sofrer de problemas psiquiátricos.

O homem passou por exames toxicológicos no Instituto Médico Legal (IML), e ficou preso na Superintendência da PF. Responderá pelos crimes de dano qualificado, violação de domicílio, resistência e desobediência, já que não atendeu aos comandos dos militares para parar o veículo.

Fonte: Os amigos do presidente Lula

Prefeitura de João Pessoa convoca aprovados no concurso da educação

O prefeito Luciano Agra convocou nesta terça (18) mais 84 aprovados no concurso público da Educação. Passam a compor o quadro da rede municipal de ensino mais sete professores de artes cênicas, dois de artes visuais, 15 de educação física, dois de geografia, oito para música e mais 50 professores da Educação Básica I. Os profissionais já começam a trabalhar no ano letivo, que começa no próximo dia 3 de fevereiro.

A lista dos convocados será divulgada nesta quarta (19) pela Secretaria de Administração e será publicada no portal da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br).

A expectativa é de que até o final desse ano a Prefeitura de João Pessoa convoque os 204 aprovados que ainda estão na lista de espera. O concurso foi realizado em dezembro de 2007, com oferta de 991 vagas, em 15 cargos. O prazo de validade é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Fonte: Edmilson Pereira com Secom-JPA



Enfim, uma vitória tucana. Mudou o vocabulário do paulistano

Extraído do blog Os Amigos do Presidente Lula:

Comentários pelas ruas de São Paulo


- Depois de tanta chuva, Alckmim anunciou a construção da hidroelétrica do Anhangabaú.

- Em SP não se fala mais direita e esquerda… agora é bombordo e estibordo!

- Se a São Silvestre fosse em janeiro, o Cesar Cielo ia humilhar!

- Depois do Airbag, os coletes salva vidas são os opcionais mais importantes nos carros de Sao Paulo.

- O melhor serviço de entrega em SP é do Submarino.

- Ninguém passa fome em São Paulo, Bolinho de Chuva é o que não falta.

- Vamos assistir a chuva lá em casa hoje??

- Quem acha que a água do mundo está acabando não mora em SP.

- Meu passeio ciclístico de hoje fiz de pedalinho.

- Agora, todo paulistano tem casa com vista para o mar.

- Tem carioca morrendo de inveja, agora São Paulo tem dois mares: Mar ginal Tiete e Mar ginal Pinheiros.

- A Dilma está lançando o BALSA-familia pra ajudar São Paulo

- Pelo menos a SABESP cumpriu o prometido: água e esgoto na casa de todo mundo.

- O Alckmim tá trocando o bilhete Único pelo bilhete ÚMIDO!!

- A Marta disse para o Alckmim: Relaxa e bóia!!!

Do leitor – João Batista

Erradicação da miséria, proposição ousada

Por Paul Singer
Fonte Folha de S.Paulo, seção Tendências/Debates, em 18/1/2011

A erradicação da miséria exigirá tamanho empenho da sociedade e do governo que só a mobilização total de suas forças a tornará realidade

Não sei de qualquer governo nacional que tenha se proposto a erradicar a miséria de seu país em quatro anos de mandato. Ainda assim, nossa presidente Dilma Rousseff apresenta essa meta como a fundamental do seu governo.

Apesar de inédita, não lhe falta credibilidade, dado que o seu antecessor alcançou redução surpreendente da miséria em seus dois mandatos. Seja como for, a erradicação da miséria exigirá tal empenho da sociedade e do governo que só uma mobilização total de suas melhores forças a tornará realidade.

Miséria é pobreza tão extrema que suas vítimas frequentemente não sabem quando e nem de onde virá sua próxima refeição; moram ao relento, pois não têm trabalho e nem renda regular.

Vivem sujeitos ao acaso, como diz o povo, "ao Deus dará". Erradicar a miséria só pode significar transformar a vida dessas pessoas.

Não bastará lhes dar dinheiro para que possam adquirir ao menos o essencial à sobrevivência. Para que possam mudar de vida, será preciso que se convençam de que são capazes de se unir e juntos alcançar pelo trabalho padrões normais de vida.

A maioria dos muito pobres vive em comunidades situadas em bolsões de pobreza, e sua sobrevivência se deve em boa medida porque se ajudam mutuamente.

Esse é um instinto humano, que pode ser observado em ação em qualquer situação catastrófica: enchentes, terremotos ou incêndios.

A vida dos miseráveis é desastrosa: quase sempre correm perigo de perecer, do qual são salvos, às vezes, por uma mão amiga, que não raramente é a de outro miserável que o necessitado de hoje pode ter ajudado antes. Deixar a miséria pode representar, para a pessoa, abandonar uma normalidade cruel, mas à qual se acostumou, e se separar de companheiros de sina com os quais se sente protegido.

Para ele, a questão crucial pode ser: que alternativa de vida os que querem erradicar a miséria lhe oferecem? Possivelmente muitos dos que agora são miseráveis nem sempre o foram, mas por diversas circunstâncias perderam tudo.

Os que em consequência enlouqueceram ou ficaram dependentes de álcool ou drogas talvez não queiram voltar à vida que já tiveram, porque a perda dela lhes foi demasiado traumática.

Erradicar a miséria, do ponto de vista de seus beneficiários, é mudar profundamente suas vidas.

Para que aconteça, é indispensável que os seus beneficiários também sejam seus sujeitos, e não meros objetos; que eles possam optar por projetos que lhes exigirão empenho para conquistar um padrão normal de vida não apenas para si, mas possivelmente para uma família e uma prole.

Para tanto, será preciso que participem da elaboração dos novos projetos de vida e que recebam os recursos essenciais para realizá-lo.

Nos últimos sete anos, nós da Secretaria Nacional de Economia Solidária participamos diretamente de programas que permitiram ao governo Lula erradicar parte da miséria brasileira: o Fome Zero, a transformação de moradores de rua em recicladores de lixo organizados em cooperativas, de egressos de manicômios e penitenciárias em membros de cooperativas sociais, de trabalhadores sem terra em camponeses assentados, além de muitas outras comunidades socialmente excluídas.

Aprendemos que erradicar a pobreza é possível e, se assim o é, se torna eticamente necessário. E que serão os pobres que se redimirão, é claro que com o auxílio dos poderes públicos e dos movimentos sociais.

*Paul Singer, 78, é secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi secretário municipal do Planejamento de São Paulo (gestão Luiza Erundina).

Poço Lula é descoberto com petróleo em alta

Às vésperas de 2011, a Petrobras proclama a descoberta de 6,5 bilhões de barris de óleo e gás natural para a exploração comercial. Dessa forma, as reservas brasileiras do pré-sal alcançariam 8,3 bilhões de barris com a nova denominação de área Lula em homenagem ao ex-presidente da República.
A quantidade divulgada pela nossa principal estatal, caso concretizada, fará que o Brasil tenha 22 bilhões de barris viáveis de extração superando a China e ficando bem perto do Catar. A Arábia Saudita possui a maior reserva provada do universo (265 bilhões de barris) e, em seguida, temos a Venezuela (172), Irã (137), Iraque (115), Kuweit (101) e Emirados Árabes (98). O resto da produção mundial provém das regiões dispersas com pequena quantidade.
Desde 1859, quando foi aberto nos EUA o 1º poço produtivo e, em 1860, com a 1ª refinaria, deu-se origem a uma indústria, talvez, ainda, a mais importante do universo. Existe quem assevere que, com a petroquímica, utilizando matérias-primas derivadas do petróleo, deu-se início a uma 2ª Revolução Industrial. Nos dias atuais, a partir desses hidrocarbonetos, fabricam-se produtos artificiais, que substituíram, progressivamente, os similares e materiais moldáveis em substituição a papel, louças, madeira, metais, lã, seda, algodão, couro, tintas, fertilizantes e tantos outros, com expansão vertiginosa em todo o mundo e desempenho de papel decisivo na economia das nações mais industrializadas.
Quase todo o petróleo brasileiro encontra-se em áreas que excedem a 8 mil metros abaixo do leito do mar, as quais terão características inéditas, seja pela grande distância da costa terrestre, seja pela profundidade do reservatório. Técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirmam que a somatória da reserva alcançaria até 80 bilhões de barris, o que conduziria a nação à invejável condição de sexto maior produtor mundial. Outros especialistas, mais conservadores, preferem aguardar as avaliações completas para a definição do volume efetivo das reservas do óleo.
A crise financeira global de 2008 elevou o barril (160 litros) a US$ 147 e as cotações, no encerramento de 2010, estão perto de US$ 94/barril. Nos últimos 12 meses, a elevação foi de 20% e, em 2009/2010, a valorização excedeu 117%. Analistas conceituados já mencionam a hipótese de que a commodity supere a marca dos US$ 100/barril em 2011.
O ano novo começa com a demanda mundial de 85 milhões de barris diários e crescente consumo nos povos emergentes, com pequena diminuição nos desenvolvidos economicamente. A produção brasileira é de 2 milhões de barris/dia para um consumo que já supera o total extraído. Para a Agência Internacional de Energia (AIE) poderá suplantar 2,4 milhões de barris/diários, em 2011.
Continuará o petróleo sendo a principal fonte de energia em todo o mundo. A tendência é prosseguir aumentando, dado que a utilização de outros recursos começa a estacionar. Em relação ao Brasil, haverá o maior uso do petróleo bruto, gás natural, nafta, GLP, diesel e outros derivados, eis que a economia permanece aquecida. Dessa forma, serão aumentadas as importações, pois a capacidade de refino da Petrobras está esgotada e os novos poços do petróleo do pré-sal somente serão utilizados, possivelmente, na próxima década, confirmadas as estimativas.

Muitos países aprovaram, sem sucesso, programas de substituição do combustível fóssil por energia renovável e limpa, sem êxito, com exceção do Brasil. O país já produz nas indústrias canavieiras mais de 31 bilhões de etanol (álcool) ano/safra e foram exportados 3,4 bilhões de litros em 2009. Com o etanol e o petróleo brasileiro, a nação poderá alcançar a independência energética, o que significa, cada vez mais, a soberania nacional.


Lula visita Alencar

O ex-presidente Lula interrompeu as suas férias e foi visitar nesta terça, 18, o ex-vice presidente José Alencar no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar está internado para se tratar de um câncer.

Lula não quis dar entrevistas, mas disse que em breve comentará o caso dos passaportes de seus filhos e netos quando terminar as férias. O ex-presidente disse ainda que tem conversado com a presidente Dilma Rousseff sobre as enchentes que atingem Estados brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Presidenta Dilma Rousseff transfere o Arquivo Nacional para o Ministério da Justiça

Decreto assinado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, transfere o Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República para o Ministério da Justiça. O Decreto nº 7.430 entra em vigor no dia 24 de janeiro próximo.

A medida inclui a transferência das competências, do quadro de servidores efetivos, dos acervos técnicos e patrimoniais, e dos direitos e obrigações relativos ao Arquivo Nacional.

Cabe ao Arquivo Nacional implementar a política nacional de arquivos por meio da gestão, do recolhimento, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do país. O objetivo é garantir pleno acesso à informação, com a finalidade de apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativas, o cidadão na defesa de seus direitos, além de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.

Pelo Decreto, também fica transferido para o Ministério da Justiça o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).


Mais informações,

Assessoria de imprensa

Ministério da Justiça (61) 2025-3503

Um grupo de derrotados com uma missão especifica: trabalhar contra o Brasil

Aliados de José Serra abandonaram a quarentena pós-eleitoral e já se insurgem contra a trégua de expoentes do PSDB a Dilma Rousseff. A tragédia na região serrana do Rio é o primeiro mote dos serristas, que pregam a responsabilização do governo federal pela ocupação desordenada de áreas de risco, questionando a eficiência gerencial da presidente à frente do PAC. O primeiro a vocalizar o movimento é o senador eleito Aloysio Nunes (SP), para quem o partido deve planejar seu futuro se firmando como "oposição no presente". Enquanto governadores adotam a retórica da parceria federativa, o grupo do candidato derrotado à Presidência tenta reposicioná-lo no tabuleiro.Da Folha...

E o Serra não se enxerga!

O grande problema é que o PSDB governa SP há 20anos e todo ano nessa época de chuvas é uma calamidade.

Como acusar o governo federal se não cuidam bem do próprio quintal. Sem contar que também foram governo federal por oito anos e não fizeram nada

Oposição se faz com coerência e não com bravatas.

José Serra gabava-se pela obra na marginal Tietê, colocando placas nas pontes informando a quantidade de dias sem enchente....depois veio uma grande enchente e levou até as placas. Como ele explica isso?

Enquanto isso em São Paulo...

Bolsa-aluguel atrasa e morador enfrenta riscos

Quase uma semana após parte do barranco em que vivem desmoronar, diversas famílias ainda não haviam sido definitivamente removidas ontem de residências em uma área de risco no Jardim Nakamura (zona sul de SP). Os fundos de algumas casas seguem pendurados na ribanceira, entre as ruas Manoel da Costa Dantas e Agamenon Pereira da Silva.

O deslizamento de terra ocorreu durante a chuva do último dia 10. No dia seguinte, técnicos da Subprefeitura de M'Boi Mirim expediram autos de interdição para as moradias situadas no alto do morro mas, por não ter para onde ir, as famílias ficaram no local.

Aécio acredita em alianças entre oposição e base aliada

Senador eleito pelo PSDB mineiro, o ex-governador diz que acordos ocorrerão “em torno de temas que são importantes para o País”

As apostas de que a atuação de Aécio Neves no Senado seria menos hostil ao governo Dilma Rousseff parecem se confirmar – ao menos no ínicio dos trabalho. O tucano declarou nesta segunda-feira 17 que a oposição deve entrar em acordo com a base aliada “em torno de temas que são importantes para o país”.

Segundo noticiou o jornal O Estado de S. Paulo, o ex-governador mineiro visitou o sucessor, Antonio Anastasia. Após o encontro, ele afirmou que o Congresso precisa criar uma agenda comum sobre “grandes temas nacionais e buscar interlocução dentro do próprio governo, quando possível e necessário. Quando não for possível, vamos obviamente para o embate político”.

Na questão do salário mínimo, primeira grande discussão do governo Dilma, o senador foi cuidadoso: “O governo, sempre quando manda uma proposta de salário mínimo, mantém uma margem de discussão política, uma margem de aumento. Acredito que essa negociação ocorrerá. Não devemos fazer do salário mínimo, como de nenhum outro tema, até belas bandeiras de caráter político. É uma discussão extremamente séria”.

Hobsbawn: Lula fundou a democracia no Brasil


“Lula é o verdadeiro introdutor da democracia no Brasil”, afirma o maior historiador do século XX


Eric Hobsbawn escreveu, entre outros, “A Era da Revolução”, “Nações e Nacionalismo desde 1780″ e “História do Século XX”.


Martin Granovsky: Então as coisas parecem ser como você pensa, professor. E, como em outros lugares do mundo, o pensamento da extrema direita aparece, por exemplo, com a crispação sobre a segurança e a insegurança das ruas.


Eric Hobsbawn: Sim, a América Latina é interessante. Tenho essa intuição. Pense num país maior, o Brasil. Lula manteve algumas idéias de estabilidade econômica de Fernando Henrique Cardoso, mas ampliou enormemente os serviços sociais e a distribuição. Alguns dizem que não é suficiente…


Martin Granovsky: E você, o que diz?


Eric Hobsbawn: Que não é suficiente. Mas que Lula fez, fez. E é muito significativo. Lula é o verdadeiro introdutor da democracia no Brasil. E ninguém o havia feito nunca na história desse país. Por isso hoje tem 70% de popularidade, apesar dos problemas prévios às últimas eleições. Porque no Brasil há muitos pobres e ninguém jamais fez tantas coisas concretas por eles, desenvolvendo ao mesmo tempo a indústria e a exportação de produtos manufaturados. A desigualdade ainda assim segue sendo horrorosa. Mas ainda faltam muitos anos para mudar as cosias. Muitos.


Leia a entrevista completa AQUI !

Por e-mail Falcão PT

Ministra do Planejamento e vice-presidente do Banco Mundial

A agenda de trabalho da presidenta Dilma Rousseff tem início, nesta terça-feira (18/1), às 9h30, com despacho com assessores no gabinete da Presidência da República, no Palácio do Planalto.

Em seguida, a presidenta reúne-se com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

Às 14h30, está prevista audiência ao vice-presidente do Banco Mundial, Otaviano Canuto.



Mesmo sinalizando apoio ao Governo RC, petista mantém cautela e anuncia postura independente

Reproduzo matéria publicada no blog do Hermano Queiroz

Mesmo sinalizando apoio ao Governo RC, petista mantém cautela e anuncia postura independente na ALPB


O deputado estadual eleito Luciano Cartaxo (PT), voltou a demonstrar diplomacia quando avaliou em entrevista a Arapuan FM nesta segunda-feira (17), a possibilidade de vir a apoiar o projeto político do governador Ricardo Coutinho (PSB).

“ Não existe entendimento com Ricardo Coutinho, a única relação que existe é com o deputado federal reeleito Luiz Couto (PT), mas a bancada de deputados não foi procurada para discutir qualquer tipo de apoio”, contou.

Quando questionado sobre a possibilidade de ocorrer um contato por parte do governador Ricardo Coutinho, Cartaxo esquivou-se “Faremos uma oposição de transparência, vamos entrar na Assembléia para produzir, lutar pelos paraibanos e entraremos numa posição de independência e de autonomia pois o Governo está começando agora”, revelou.

Cartaxo mostrou certa sintonia com o grupo ligado ao Governador Ricardo Coutinho, desde que foi preterido da vaga de vice-governador para o “colega” de legenda Rodrigo Soares (PT).

APOIO A RICARDO MARCELO: Luciano Cartaxo disse que os três deputados do PT eleitos no último pleito estão “fechados” com a reeleição do presidente Ricardo Marcelo (PSDB) na Casa de Epitácio Pessoa.

“Nossa bancada tem 100% de apoio do PT, externada publicamente com unidade partidária e entendemos que é importante apoiarmos a reeleição de Ricardo Marcelo (PSDB), preservando a autonomia do Poder Legislativo, onde viveremos um momento de harmonia na Assembléia Legislativa.

Travessuras de La Niña deixam a Folha mal

Alberto Dines, Observatório da Imprensa

“Cansada de se emocionar, orgulhosa da onda de solidariedade que despertou, a mídia começou a caça aos culpados: é preciso sentar no banco dos réus os responsáveis pelos mais de 600 mortos na catástrofe fluminense.

Na sexta-feira (14/1), a Folha de S.Paulo destacou no alto da sua primeira página uma acusação aos fenômenos cíclicos: "La Niña explica as inundações no globo, dizem estudos". A matéria publicada na edição nacional (que circula no Rio) era categórica: a irmã do El Niño provocaria fortes chuvas na América do Sul durante o primeiro semestre e por isto foi acionado um alerta à Cruz Vermelha Internacional para se preparar para tragédias iminentes.

O editor de plantão certamente avaliou que a notícia era alarmista – e na edição paulistana, rodada em seguida, amenizou o texto. Mas manteve a chamada na capa e também o título da matéria da página C-19 ("Chuvas na Austrália, Venezuela e Paquistão têm origem comum". Por precaução, acrescentou em subtítulo: "La Niña, porém, não tem relação com as enchentes brasileiras".
Artigo Completo, ::Aqui::

Nogueira Jr.

Charge do Duke