segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lula: o povo só precisa saber que Dilma ajudou a construir essa popularidade

Em entrevista concedida pelo Presidente Lula ao jornal Correio do Estado, do Mato Grosso do Sul, o presidente arrasou ao explicar como se dá a transferência de votos:

Jornalista: Por que o senhor acha a ex-ministra Dilma Rousseff a melhor pessoa para presidir o Brasil? No primeiro turno das eleições de 2006, o senhor obteve 35% dos votos no Estado. A última pesquisa publicada no Correio do Estado (em 19/04/2010) mostra que, hoje, 74% dos sul-mato-grossenses aprovam seu governo. O senhor acredita que pode transferir essa popularidade a Dilma?

Presidente: Como você mostrou muito bem, o índice de aprovação do nosso governo vem crescendo consideravelmente.

O que precisa ficar claro é que eu não sou o responsável único por essa popularidade. Há uma equipe excelente trabalhando comigo para implementar as políticas que, pela primeira vez nos últimos cinqüenta anos, estão combinando crescimento econômico com distribuição de renda e democracia política.

E a pessoa que mais contribuiu para a implementação das nossas políticas, foi exatamente a ex-ministra Dilma Rousseff. O seu desempenho foi uma coisa excepcional. Ela foi meu braço direito no governo.

Portanto, não é uma questão de transferência de popularidade, já que ela ajudou, e muito, a construir essa popularidade, pela sua dedicação, pelo seu trabalho e pelo seu compromisso com esse projeto que está transformando o Brasil.

Trata-se, isto sim, de fazer chegar essa informação a todos os eleitores, uma vez ela sempre procurou agir e fazer a máquina andar e nunca se preocupou com os holofotes, em mostrar o quanto era importante o seu trabalho.



A hipocrisia dos tucanos

A possibilidade de Dilma Rousseff vencer já no primeiro turno tem deixado os tucanos desorientados. Pois, além dos já declarados eleitores de Dilma existem um número maior daqueles que dizem votar em quem o presidente Lula indicar. Portanto, qualquer aparição do Presidente é vista como propaganda antecipada – é o medo de que o povo comece a cristalizar o seu voto na candidata do Presidente antes do início do pleito.

A estratégia é a do jogo sujo, da baixaria e da tentativa de calar o Presidente. Por isso, segunda-feira, o PSDB de José Serra estará entrando com mais duas representações contra o presidente Lula (até agora já foram 13): uma delas é alegação de que houve uso de recursos públicos nas comemorações do Dia do Trabalhador organizadas pela CUT e pela Força Sindical.

Entretanto, num evento evangélico que José Serra participou no mesmo dia, segundo matéria da Agência Folha, o governo do estado de Santa Catarina e Prefeitura administrados pelo PSDB destinaram R$ 540 mil ao ato. “Onde os pastores trataram o tucano como ‘futuro presidente’ e disseram que fiéis da igreja ‘não só oram como votam’.” (Aqui)

Veja agora o que os tucanos falaram:

“O dinheiro público não aguenta mais desaforos — disse Ricardo Penteado, advogado do PSDB.”

“Para o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), o governo tem ignorado a legislação eleitoral recorrentemente e “sem cerimônia”: — Todos têm a convicção de que o limite da lei deve ser respeitado. Se a seis meses da eleição já fazem isso, imagine até onde podem chegar.”

“Na opinião do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Demóstenes Torres (DEM – GO), está na hora de o Ministério Público agir também: — Mais uma vez estamos assistindo ao uso do dinheiro público para promover a pré-campanha de Dilma.”(Aqui)


Dessa forma, as críticas dos tucanos cabem perfeitamente aos governos do PSDB. São vômitos de hipócritas desesperados que já perceberam a vitória de Dilma Rousseff – com grandes chances de ser eleita ainda no primeiro turno.