terça-feira, 3 de novembro de 2009

Perda salarial no Brasil na crise está entre as menores do G-20


O Brasil está entre os países do G20 que registraram menor perda salarial durante a crise financeira, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os dados indicam que os salários médios mensais no Brasil registraram crescimento de 2,8% em 2008, acima de países como Canadá (2%), Austrália (1,1%) e Grã-Bretanha (0,5%).

As maiores perdas foram registradas em países como México (-3,5 %), Japão (-0,9%), África do Sul (-0,3%) e Alemanha (-0,6%).

'Memorável'

Embora o estudo não revele estatísticas de dois dos principais emergentes membros do G20, Índia e China, o autor do estudo, Patrick Belser, disse à BBC que o Brasil está, "certamente, entre os três países do grupo em que os salários mais cresceram".

Segundo o economista, as políticas de recuperação da economia implementadas pelo governo brasileiro tiveram impacto positivo no emprego e salários do país.

A OIT considera que o governo brasileiro tomou medidas "decisivas não somente para prevenir a crise, mas também para reforçar a proteção social".

Entre elas, o relatório cita o aumento do salário mínimo e as iniciativas para garantir a continuidade de investimentos em infraestrutura, "que tiveram um impacto favorável na demanda por mão-de-obra", na opinião de Patrick Belser. Apesar disso, o economista é cauteloso.

"O Brasil conseguiu atravessar o período de crise de maneira memorável, mas já observamos, no primeiro trimestre deste ano, uma queda pronunciada na evolução dos salários e uma estabilização no segundo trimestre. O segundo semestre de 2009 será crucial para determinar se os salários vão seguir tendência de queda ou se irão manter o crescimento", disse.

Futuro

Os dados publicados são uma atualização do Relatório Mundial sobre os Salários, publicado em 2008 e editado a cada dois anos pela OIT.

As novas estatísticas indicam que, apesar dos primeiros sinais de recuperação da economia mundial, a situação dos salários no mundo continua a se deteriorar.

Segundo a OIT, o aumento dos salários médios no mundo caiu, passando de 4,3% em 2007 para 1,4% em 2008. Os dados indicam que mais de 25% dos 53 países analisados registraram queda ou estagnação salarial. BBC Brasil
Por: Helena™

Berzoine reafirma apoio a candidatura de Rodrigo Soares

O presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado Federal Ricardo Berzoine, reafirmou o apoio a candidatura do deputado estadual Rodrigo Soares a presidência do Diretório Estadual da Paraíba. As declarações foram feitas na última sexta-feira durante entrevista concedida ao programa radiofônico Correio Debate da 98FM Correio Sat.

Berzoine deixou claro que nesse debate interno “quem esta contribuindo mais para o processo na Paraíba é o candidatura de Rodrigo Soares”. Questionado sobre as políticas de alianças no Estado ele disse que este assunto só será definido no congresso Nacional do PT em fevereiro de 2010.

Ele lembrou das alianças que o foram firmada nas eleições para governador 2006 e para prefeito em 2008, e disse não ver razão “para que não haja espaço para o dialogo entre o PT, PMDB e PSB, além de outros partidos importantes, para manter a base do governo Lula no Estado e ajudar na campanha Nacional em 2010 para eleger a companheira Dilma Rousseff”.

postado por Mislene Santos

Oposição vai ao desespero



A ministra Dilma Rousseff, viaja com o Presidente Lula depois de amanhã, para Londres.Lula e Dilma se encontrarão com a rainha Elizabeth II.Ainda em Londres,na quarta-feira, a ministra Dilma Rousseff dará entrevista para a revista "The Economist". A oposição diz que, Lula está querendo irrita-los

Combate à pobreza rende prêmio Chatham House a Lula


Eu há havia publicado essa notícia antecipadamente aqui em setembro, e mais aqui no blog. Porém, a notícia já está em arquivo, e muitos leitores não tomaram conhecimento. Como somente agora a imprensa está divulgado, muitos leitores tem comentado via email. Novamente eu vou publicar para vocês. OPresidente Lula recebe na próxima quinta-feira, em Londres (Inglaterra), um prêmio concedido pela Chatham House como reconhecimento pela sua atuação nas relações internacionais e na condução da política econômica e social brasileira.

A Chatham House, instituto de assuntos internacionais do Reino Unido, concede o prêmio anualmente e premia Lula pela iniciativa em reduzir a pobreza no Brasil por meio de políticas econômicas que mantiveram o equilíbrio fiscal e evitaram o aumento da inflação.

Em seu site oficial, a Chatham House (www.chathamhouse.org.uk) cita também a atuação do Presidente Lula na solução de crises regionais e o estabelecimento da missão de paz no Haiti, além do fortalecimento da inserção do Brasil no cenário global e fomento ao consenso nos foros multilaterais econômicos e comerciais.

O Presidente Lula estará em Londres entre as próximas quarta e quinta-feira. Além da premiação,Lula será recebido pela rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham, para o café com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.. O Presidente vai participar na quinta-feira de um seminário sobre oportunidades de investimentos e de negócios no Brasil no qual participarão cerca de 220 autoridades, empresários e especialistas dos dois países. Ele vai aproveitar a reunião para apresentar as oportunidades que surgem no Brasil após a superação da crise global.Lula também Lula participará em Londres,de um seminário promovido pelo jornal “Financial Times”

2010 é agora



Pela primeira vez em 29 anos, o PT vai fazer uma grande festa de fim de ano para dar inicio as comemorações dos 30 anos de vida do partido. Para a oposição é o pontapé inicial da campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff. O PSDB, o DEM e o PPS, os principais partidos da oposição, já estão pensando em como colocar água no chopp dos petistas.Os dirigentes dos partidos, dizem que vão ficar de olho para, acionar o PT na justiça eleitoral

Liberar a maconha, dá votos para o José Serra?

OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Bolsa Família se, José Serra for para a presidência

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em campanha pela liberação da maconha, convidou o ex-ministro da Defesa da Colômbia, Rafael Pardo, para a próxima reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, que acontece no dia 23 no Rio. Pardo comandou a repressão ao cartel de Medellín e agora é candidato à Presidência de seu país.Virou amigo de FHC e ambos estão em campanha para a liberação da maconha.

E o Tutty ainda tem coragem de dizer que, FHC resolveu dar um tempo nas drogas:Voltou a queimar o governo Lula!

Enquanto Fernando Henrique busca parceiro na Bolivia para liberação de drogas...

Diário de Oficial publica acordo Brasil-Colômbia na área de defesa

O Diário Oficial da União de hoje (3) publica o decreto que aprova o texto do acordo de cooperação na área de defesa entre o Brasil e a Colômbia. O acordo foi celebrado em Bogotá em 19 de julho de 2008 e aprovado pelo Congresso Nacional semana passada.

Pela exposição de motivos apresentada pelo Ministério das Relações Exteriores, o documento sela o esforço dos dois países para incrementar as ações no campo da defesa, com ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, indústria aeronáutica, naval e terrestre. De acordo com o texto, o acordo deverá constituir marco importante na cooperação bilateral na área da defesa.

Mensagens para FHC

OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

FHC está carente. Já no segundo turno das eleições presidenciais de 2006, para tentar, desesperadamente, não perder, Alckmin tinha renegado as privatizações e outras proezas do governo FHC. Agora Roberto Freire quer passar a idéia de que a política econômica de Serra não seria a mesma de FHC. Na mesma linha, sabendo que a inevitável comparação entre os oito anos do governo de FHC com os oito anos do governo Lula, será devastadora para o bloco tucano-demo, Aécio diz que não será anti-Lula, mas pós-Lula.

Toda essa tentativa de fazer como se o governo FHC não tivesse existido ou que não tivesse nada a ver com os mesmos partidos opositores de hoje, deixa FHC carente.

Mandem uma mensagem para FHC.

A minha é: prepare o balanço do seu governo, para confrontá-lo com o do governo Lula e deixe o povo decidir que futuro quer para o Brasil.

Mandem vocês as mensagens, aqui todo muito diz o que quer. Mandem, ele merece. Por:Emir Sader