segunda-feira, 1 de março de 2010

Em quanto isso no Ponto do Cem réis...

Na última sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, aqui na capital paraibana tomou posse como novo presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, foi uma festa grandiosa promovida pelo conjunto de militantes do partido, que ao fim da fala de Rodrigo Soares, gritava: "olé, olé, olé, olé, olá, Dilma, Dilma.
Neste mesmo dia, em uma praça central aqui de João Pessoa, Ricardo Coutinho, promovia uma festa e montou um palanque excepcional para comemorar a entrega da casa de número 5.000 de seu governo, convênio com o Governo Federal, mas sabem quem o edil pessoense chamou para comemorar tal feito?
Se você respondeu Lula, errou, mas se você respondeu Dilma Rousseff, errou grosseiramente. Ele convidou Cássio Cunha Lama, governador tucano, cassado por corrupção eleitoral e o mais infame, ardiloso, dissimulado, espertalhão, oblíquo, patife, perspicaz, sacana, sorrateiro, trapaceiro e velhaco Efraim Morais, isso mesmo, Ricardo Coutinho já tem seus senadores, Cássio e Imorais, dois ícones da sabugada, pisada oligarquia e derrancada política paraibana.
Vamos fortalecer e não cometer os mesmos erros, vamos proporcionar à Dilma uma base excelente, com deputados federais, com senadores que dêm guarida aos projetos e programas que proporcionaram ao Brasil o reconhecimento ora alcançado? Então os petistas que defendem uma aliança com Ricardo Coutinho, terão coragem de subir no mesmo palanque dos ineptos e lambões Cássio e Efraim Morais?

Naza, puto da vida com a insensatez e tolice.

PT divulga a íntegra da resolução que prevê permanência de Cartaxo como vice

A primeira ação do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) sob a presidência de Rodrigo Soares, que tomou posse no cargo na última sexta-feira (26), foi definir a indicação do nome do vice-governador Luciano Cartaxo para manter-se na chapa de José Maranhão, pré-candidato ao Governo do Estado, e confirmar a aliança que o partido mantém com o PMDB. Os diretorianos se reuniram no último sábado (27), na Assembleia Legislativa, no Centro da Capital, e elaboraram uma resolução a ser seguida pelo partido.

Segundo o documento, o diretório indica o nome de Luciano Cartaxo (PT) por considerar legítimo que ele e José Maranhão tenham um mandato completo já que terão apenas um ano e dez meses para governar o Estado. “Neste sentido, o PT reivindica categoricamente a sua (Luciano Cartaxo) participação na Chapa Majoritária”, diz o texto.

Ainda de acordo com a resolução, o PT assume como “aliados preferenciais” o PMDB, o PCdoB e o PRB no próximo pleito, “decidindo construir um calendário de reuniões com os partidos aliados do Governo Lula e que juntos, governam o Estado da Paraíba ou que não estejam no bloco de oposição neoliberal no estado coordenada pelo PSB junto com o PSDB/DEM/PPS”. O objetivo da aliança é, também, segundo o texto, eleger Dilma Roussef para Presidente da República.

Uma comissão executiva estadual foi criada para, juntamente com o vice-governador, “avançar no diálogo com os partidos que possibilitarão aliança política e com o governador José Maranhão”.


DIRETÓRIO REGIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
RESOLUÇÃO POLÍTICA


1. Nos últimos anos com o governo democrático e progressista, o Brasil vem passando por mudanças significativas, que resgataram um projeto de nação baseado no desenvolvimento sustentável com inclusão social.

2. O governo Lula, o governo do PT e partidos aliados, além de criar uma grande rede de proteção social com o Programa Bolsa Família e com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), redescobriu o Brasil rural com o aumento do investimento na agricultura familiar, a criação dos Territórios Rurais e da Cidadania e do Programa Luz para todos.

3. A recuperação da capacidade de investimento do Brasil com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa destaque de planejamento, e com novas descobertas do pré -sal e a construção de oportunidades, como a aprovação da sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016, eventos que naturalmente proporcionarão aumento de investimentos em infra-estrutura, são conquista e feitos significativos. Podemos ainda destacar o forte investimento em educação, com a criação do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), maior investimento no Plano de desenvolvimento da Educação(PDE), da expansão universitária, na qual se promoveu o aumento do dobro de vagas através do Programa de Restauração e Expansão da Universidade (REUNI) e da maior inclusão das classes menos favorecidas através do Programa Universidade para Todos (PROUNI),e do cuidado com o ensino tecnológico, através da Instituições de Ensino Federal(IEFs).

4. Além das iniciativas que preponderaram a finalidade da gestão pública, o Brasil e seu Governo, diante da grande crise financeira e econômica de 2008/2009, foi um dos últimos países a ser atingidos pelos seus efeitos e o primeiro a sair da crise, tendo, em janeiro deste ano, os investimentos produtivos estrangeiros crescidos 30%, enquanto países europeus houve queda de 14%.

5. Para que estas conquistas acontecessem foi necessária a articulação de forças sociais e políticas na sociedade e na institucionalidade, já que a oposição ao nosso projeto de nação tem no PSDB/DEM/PPS, a partir da elite paulista e de sus articulações nos diversos estados, sua maior expressão. Estes partidos, que governaram o país por vários anos com a agenda do neoliberalismo, causando desemprego, arrocho salarial e aumento da desigualdade social, articulam em todo país frentes estaduais, inclusive com partidos da base ou simpatizantes ao nosso projeto, mas que priorizam o projeto regional.

6. Na Paraíba ,desde 2002, o Partido dos Trabalhadores construiu e delimitou um campo de alianças da esquerda ao centro, com o PMDB, PSB,PC do B e PRB, levando este bloco de partidos e forças políticas a vencerem as eleições de 2006, a partir da denuncia de corrupção eleitoral e abuso de poder econômico protagonizados pela aliança conservadora, o que levou a cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e de seu vice José Lacerda (DEM) e além da vitória inconsistente de 2008 nas principais cidades do Estado.

7. Ao lado desse bloco de partidos, o PT assumiu o Governo do Estado em fevereiro de 2009, com a presença do nosso vice- governador Luciano Cartaxo (PT), integrando o primeiro escalão de Governo os Secretários de Estado Giucélia Figueiredo e Anselmo castilho, respectivamente, Desenvolvimento Humano e Articulação Governamental, o Presidente da PBTUR, Rodrigo Freire e o Coordenador dos Movimentos Sociais junto ao Governo, Arimatéia França, entre, entre outros quadros importantes, implementando, desde então, uma nova agenda politica e administrativa no estado, em sintonia com o governo Lula, baseado na retomada do investimento publico, no combate a desigualdade social, no combate contra a violência contra a mulher, restabelecendo diálogos com os Movimentos Sociais a partir da absorção do apoio as Conferencias e colocando a Paraíba na agenda do PAC do governo brasileiro, apoiando a Transposição do Rio São Francisco e restabelecendo a vocação do Porto de Cabedelo.

8. O rompimento do PSB com este bloco de forças politicas e a formalização de aliança com o DEM, a partir de uma agenda conjunta de seus presidentes, Ricardo Coutinho e Efraim Morais, por toda a Paraíba, alem do apoio publico do ex-governador cassado Cássio Cunha Lima, na sua defesa da aliança formal entre PSB/PSDB/DEM, materializando-se na chapa Ricardo/Cássio/Efraim e a opção clara de inexecução das obras do PAC na Capital, (1% de execução), constituíram os elementos para a impossibilidade de reedição da aliança que patrocinou a eleição que em 2006 defendeu o Projeto democrático e progressista.

9. A nova opção politica do PSB, aliando-se ao DEM, adversários do projeto de nação que é liderado pelo presidente Lula, coordena um processo de oposição desleal e sistemática ao governo do PT na Paraíba, representado pelo Vice-Governador Luciano Cartaxo, inviabilizando ações e investimentos em João Pessoa, a exemplo do Via Jaguaribe, da obstrução a consolidação das cirurgias cardíacas nos hospitais públicos e protelação de projetos importantes na Assembleia Legislativa da Paraíba.

10. O Congresso Nacional do PT, em sua resolução de tática eleitoral, afirma que as eleições gerais deste ano colocam em jogo dois projetos distintos e opostos para o Brasil, um projeto democrático e progressista representado por Lula e Dilma e o outro projeto neoliberal representado pela aliança DEM/PSDB/PPS coordenado por FHC/Serra.

11. Diante da nova conjuntura estadual e tendo como objetivo principal a eleição de Dilma Roussef para Presidenta da República, o Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores assume como aliados preferenciais PMDB, PCdoB e PRB, decidindo construir um calendário de reuniões com os partidos aliados do Governo Lula e que juntos, governam o estado da Paraíba ou que não estejam no bloco de oposição neoliberal no estado coordenada pelo PSB junto com o PSDB/DEM/PPS.

12. O Diretório Regional adota as diretrizes nacionais de programa do governo, bem como indica o nome do vice governador. Luciano Cartaxo (PT), à futura coligação para a re-eleição ao lado do nome do governador José Maranhão (PMDB), considerando legitimo o pleito da re-eleição da mesma chapa que concorreu em 2006, tendo em vista que tivemos apenas um ano e dez meses de mandato, sendo legitimo que Maranhão/Cartaxo tenham mais que quatro de mandato a frente do governo da Paraíba. Neste sentido o PT reivindica categoricamente a sua participação na Chapa Majoritária.

13. Caberá a uma comissão executiva, juntamente com o vice-governador Luciano Cartaxo, avançar no dialogo com os partidos que possibilitarão aliança política e com o governador José Maranhão


Paraíba, 27 de fevereiro de 2010
Diretório Regional do PT/PB

PSDB fica abalado com subida de Dilma em pesquisa eleitoral

Ao contrário do que tentam demonstrar em público, membros do PSDB ficaram abalados com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado que mostra forte aproximação da pré-candidata petista à sucessão eleitoral, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), ao provável candidato tucano, governador de São Paulo, José Serra
No levantamento, Dilma atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para 4 pontos percentuais a distância que a separa do principal rival, Serra, que tem 32.
Segundo colunista da BandNews FM Mônica Bergamo, é falso o discurso dos tucanos que tentam minimizar a vantagem do PT na pesquisa. Eles afirmam que Dilma só teve resultado positivo por ter lançado sua pré-candidatura recentemente e estar superexposta na mídia, enquanto o tucano ainda não formalizou sua intenção de disputar o Planalto.
Água fria
A pesquisa, de acordo com a colunista, na verdade, foi recebida como um “balde de água gelada” por tucanos próximos a Serra que perceberam que a disputa será mais difícil do que imaginavam Segundo essas fontes, Serra deve se expor mais a partir de agora e tende a preparar alianças que possam angariar mais votos.
Mônica Bergamo lembra que, apesar dos esforços, o potencial de crescimento do governador, conhecido por 95% do eleitorado, é baixo e sua rejeição, alta.
Por outro lado, 68% dos entrevistados afirmaram que poderia votar em um candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o que, de acordo com Mônica Bergamo, aponta 14% de chance para a candidata petista crescer com folga. Do site da Band News