quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Rui Falcão: O currículo de Serra

Quem lê a biografia oficial do governador de São Paulo pode ser induzido a acreditar que não lhe faltam credenciais para chegar aonde deseja desde há muito. Mas na biografia não autorizada, de ex-parceiros, de anônimos colegas de partido ou de adversários (que ele considera detratores), despontam outras características, vícios ou virtudes a depender do intérprete.

por Rui Falcão

"Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer".Carlos Drummond de Andrade

Quem lê a biografia oficial do governador de São Paulo pode ser induzido a acreditar que não lhe faltam credenciais para chegar aonde deseja desde há muito. Nascido de família pobre no bairro paulistano da Mooca, antigo reduto de imigrantes e do operariado fabril do início do século passado, José Serra bem cedo destacou-se na política. Estudante de engenharia, militou na Ação Popular, que o levou à presidência da União Nacional de Estudantes (UNE) até 1964, quando foi proscrita pelo golpe militar. Para fugir da perseguição, recolheu-se ao exílio, inicialmente no Chile e depois em outros países, tendo retornado com a anistia, já economista e engajado na luta democrática.


Secretário no governo Montoro, em 1982, iniciou então uma escalada eleitoral ininterrupta: duas vezes deputado federal, senador, prefeito e governador. Nos entreatos, foi derrotado duas vezes na disputa da Prefeitura de São Paulo, ocupou dois ministérios sob FHC e perdeu para Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2002, ocasião em que os marqueteiros da campanha o promoveram a melhor ministro da Saúde do mundo".

Trajetória e títulos à mostra, José Serra crê, assim, estar pronto, mais até que seu concorrente tucano (1), o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, para atingir o cume da carreira política, substituindo na Presidência da República aquele que o preteriu e cujo currículo – à luz do preconceito – sequer se equipara ao dele.

Continue lendo a brilhante matéria de Ruy Falcão


Portal Vermelho


O alvo agora é Dilma

O senador Flávio Arns (PT-PR) anunciou hoje que pedirá à Justiça Eleitoral para sair do Partido dos Trabalhadores. O senador disse que vai esperar que a Justiça decida se o mandato pertence a ele ou ao partido. O senador alega ter ficado envergonhado com a decisão da bancada petista em votar pelo arquivamento das ações que foram movidas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Arns que já foi filiado ao PSDB, disse ainda que o PT decidiu apoiar José Sarney na presidência do Senado unicamente porque está interessado no apoio do PMDB à candidatura da ministra Dilma Rousseff, nas eleições para sucessão do Presidente Lula. "Aspectos eleitorais estão se sobrepondo a assuntos como democracia, ética e respeito à sociedade. A ordem dos valores está invertida", disse.

Devagar ai Flávio Arns

É bom não misturar as coisas. Uma é a crise no Senado e já há acordo. Afinal todos têm telhado de vidro e ninguém se arrisca a levar José Sarney ao cadafalso, porque a forca pode também quebrar o pescoço de Arthur Virgílioe atingir de raspão outras personalidades políticas. É por isso que a tropa de choque de Sarney se acalmou e os oposicionistas mais exaltados baixaram a crista.
Prova disso foi o presidente do PSDB, Sérgio Guerra subir à tribuna do Senado nesta terça-feira para dizer que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), não deve ser cassado pelos colegas independentemente das denúncias que surgem contra ele nos últimos meses
A outra coisa é abertamente uma disputa eleitoral. Esta não tem acordo. O objetivo da oposição é atingir a chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, candidata preferida do presidente Lula à sua sucessão.
Com o auxílio da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que disse ter ouvido pedido de Dilma a favor da família Sarney, querem pegar a ministra para que ela não decole e ameace o governador tucano José Serra.
Vai daí que a crise no Senado acabará em pouco tempo, até porque agora a oposição mira diretamente na ministra-chefe da Casa Civil. E convenhamos, ninguém agüenta mais essa lenga-lenga, de Arthur Virgílo, de um lado e Renan Calheiros de outro, coadjuvados por meia dúzia de aliados de um e de outro. Dilma Rousseff é a bola da vez. Resta saber se tem cacife para suportar o tranco. A ver..É o radar eletronico de olho na politica

Fonte: OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA


Acampamento em Brasília termina após conquistas do MST

Os três mil integrantes do Acampamento Nacional pela Reforma Agrária, do MST e da Via Campesina, partem de Brasília para seus estados de origem, onde estão acampados e assentados na luta por um novo modelo agrícola, nesta quarta-feira (19/08).
Após a audiência com o governo federal, os trabalhadores Sem Terra, que estavam acampados desde 10 de agosto, decidiram encerrar o acampamento, mantendo o estado de mobilização nos estados para cobrar do governo os compromissos assumidos com a pressão da jornada de lutas.
Na noite de terça-feira, o MST fez um ato de encerramento, com a presença dos deputados federais Ivan Valente (PSOL/SP), Chico Alencar (PSOL/RJ), Paulo Rubem Santiago (PDT/PE), Iriny Lopes (PT/ES), Domingos Dutra (PT/MA) e Nazareno Fonteles (PT/PI), além de representantes de entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais, que saudaram os acampados pela luta e pelas conquistas.
O Acampamento Nacional pela Reforma Agrária e as mobilizações realizadas pelo MST e pelos movimentos da Via Campesina garantiram o anúncio de medidas que representam uma vitória dos trabalhadores diante do quadro de lentidão da Reforma Agrária no Brasil: a atualização dos índices de produtividade, o descontingenciamento do orçamento do Incra para a obtenção de terras e a desapropriação da Fazenda Nova Alegria, em Felisburgo(MG).
Na reunião com os Sem Terra, em Brasília, o governo federal garantiu que a atualização dos índices, que não ocorria desde 1975, será publicada em 15 dias. Com isso, o Incra poderá desapropriar propriedadesimprodutivas, que não estavam disponíveis para reforma agrária porque eram utilizados parâmetros de 30 anos atrás.
Os ministérios do Planejamento e da Fazenda liberaram o orçamento previsto para a aquisição de terras pelo Incra, que estava contingenciado em R$ 338 milhões.
Cerca de 1.180 hectares da Fazenda Nova Alegria, no norte de Minas Gerais, serão desapropriados para o assentamento de 50 famílias que foram vítimas do Massacre de Felisburgo – em que morreram cinco trabalhadores rurais em 20 de novembro de 2004.
“O atendimento de parte de nossa pauta é uma conquista da mobilização do acampamento e dos estados nesta jornada, mas ainda são insuficientes para solucionar as necessidades dos trabalhadores rurais acampados e assentados”, analisa Marina dos Santos, da Coordenação Nacional do MST.
A pauta de desenvolvimento dos assentamentos e a situação das 90 mil famílias acampadas ainda permanecem sem solução, mas serão discutidas em reunião nesta quinta-feira (20/8), às 9h, com todos ossuperintendentes do Incra. “Tivemos um salto de qualidade nas últimas reuniões e queremos que a comissão interministerial seja mantida para agilizar a Reforma Agrária”, explica Marina dos Santos. “Permaneceremos em estado de alerta e mobilização. Se os acordos não forem cumpridos ou as pautas pendentes não avançarem, voltaremos às ruas”, garantiu.

Globo confirma: Serra não tem diploma de economista




Conversa Afiada


O Conversa Afiada reafirma: Zé Pedágio (*) não tem diploma – nem de engenheiro nem de economista – que possa usar no Brasil.

No Brasil, ele não pode construir uma ponte nem assinar um Orçamento, ou se apresentar no Tribunal Regional Eleitoral como economista.

Cadê o diploma dele ?

Cadê o registro dele no Conselho dos Economistas (Clique aqui para ler)

. Ele pode se dizer economista no Chile, se é que o curso e mestrado dele vale, mesmo sem ter graduação em economia.


Fonte: Conversa Afiada

Oposição tenta esconder sucesso do governo Lula com denúncias vazias, diz líder do PT

O líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), criticou nesta terça-feira (18) a oposição por esconder o debate sobre o desenvolvimento econômico e social do País em troca de acusações mentirosas e denúncias sem fundamento contra membros do governo.Em discurso no plenário da Câmara, o deputado ressaltou que a gestão do presidente Lula reduziu a pobreza, distribuiu renda e criou milhares de empregos.
O parlamentar lembrou a importância que o Brasil passou a ter no cenário internacional, conseguindo ser peça importante na nova organização geopolítica mundial porque implantou com sucesso um projeto de desenvolvimento de longo prazo.“Ao invés de a oposição fazer um debate qualificado de ideias e projetos, fica se agarrando em coisinhas”, disse o líder.
Segundo Vaccarezza, a oposição peca por tentar transformar em tema de debate político uma acusação mentirosa feita pela ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. A servidora disse aos jornais que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, teria pedido para acelerar o processo de fiscalização envolvendo empresas da família Sarney. Lina prestou depoimento nesta terça na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e não confirmou o suposto pedido da ministra para que tomasse qualquer medida ilegal, imoral ou aética.“Eu entendo o desespero da oposição.
Com Lula e o PT o Brasil ganhou importância política e econômica no exterior, dobrou as exportações. É isso que queremos discutir, mas não vamos fugir de responder acusações baratas”, avisou Vaccarezza.O líder pediu aos parlamentares da oposição para elevar o nível do debate político e passar a discutir a economia real. E ressaltou: “O povo vai saber julgar em 2010, fará boas escolhas para o Brasil ter grandes conquistas”.
O parlamentar espera que a oposição passe a debater assuntos que, de fato, interessem ao povo brasileiro.

Liderança do PT/Câmara

Conhecer e defender

Não importa se hoje estamos governo junto com o PMDB aqui na Paraíba, o que importa é dizer, mostrar, tornar de conhecimento publico todas as ações, os programas, os projetos, os investimentos realizados pelo Governo Lula do PT no estado da Paraíba, tanto nos governo Cássio como no de Zé Maranhão. Temos que mostrar o quanto são eficientes programas que por meio de convênios em áreas como saúde, educação e inclusão social, como nos programas Bolsa Família, o Prouni, o Projovem, unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil e do Centro de Especialidades Odontológicas, do programa Brasil Sorridente, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural, Pronaf, programa do leite e tantos outros, pra não deixar se repetir neste governo, o mesmo que acontecia no governo Cássio Cassado da Cunha Lima e seus fiéis escudeiros faziam. Tomavam pra si todas as iniciativas e, como vem fazendo o governo Demo/Tucano do obtuso José Serra.

NAZA¹³ do PT

Não é falta de grana não, eles têm muita...

Não é falta de grana não, afinal como amealhar dinheiro os demos, antigos PFL, que de tanta vergonha trocaram o nome do partido, sabem, esses sabem mesmo. Basta ver a singela colaboração/doação que o capitão-mor destes privilegiados, o Efraim Morais, recebia lá no senado, R$ 300.000,00 por mês, eita cara bom e, de família igualmente boa no quesito ganhar dinheiro, mas pra atacar o Presidente Lula, atacar o PT, o povo brasileiro, sim porque foram eles também quem comemoravam lá em Brasília que iriam se ver livres dessa raça, por pelo menos 30 anos. Esses sabem, posam de bonzinhos, se preciso, choram só pra tentar confundir. São descarados na arte de mentir, dissimulados, fisiologistas ao extremo, como viram que iriam ficar de fora do governo Lula, pô, com eles também já seria demais.
Desde o inicio da crise mundial, no ano passado, esses mesmos arautos da política, moral, retidão, probidade e sei lá quantos mais, tentam colocar na cabeça dos paraibanos que eles sim é que são os verdadeiros preocupados com a manutenção do emprego, só se for o deles, o pai e o filho, mas tem uma camarilha por ai, não são só eles. Esses mesmos paladinos esquecem de dizer e mostrar às suas bases políticas eleitoreiras, que muitos dos benefícios que usufruem, são objetos de um programa de governo, do governo do Presidente Lula.
Em 2006, na campanha de reeleição do grande Lula, carro de som fazendo campanha para José Henrique e Efraim Filho, estadual e federal respectivamente, seus jingles eram sempre seguidos de um grande chamamento pelo voto em Lula presidente, isso foi na cidade de Monteiro-PB.
DEMOS mais especialmente ao senador do fim do mundo, Efraim, 2010 vem ai, novas eleições e nós vamos lhe dar o troco, ao senhor e ao seu filho e os demais infiéis que habitam a assembléia legislativa da Paraíba.

Naza¹³ do PT

Dilma ladeira acima e Serra ladeira abaixo.

Pesquisa de intenção de votos do Vox Populi / TV Bandeirantes:

Com 4 candidatos, Serra despencou para 30%, e Dilma subiu para 21%. A diferença é de apenas 9%.


Com 3 candidatos (sem Ciro), a diferença caiu para apenas 12%. Serra caiu para 36% e Dilma subiu para 24%.


Com Aécio no lugar de Serra, e sem Ciro, Dilma lidera com 25%.

Com Aécio no lugar de Serra, e com Ciro, Dilma ainda lidera com 21% empatada com Ciro (20%).


Os resultados do Vox Populi são bem diferentes do DataFolha. Também que credibilidade tem o DataFolha, depois que o jornal Folha de São Paulo, dos mesmos donos, publicou uma ficha falsa de Dilma no DEOPS?

OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA