terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Desenvolvimento induzido deixará o Nordeste ‘irreconhecível’ em algumas décadas

Quem conheceu o Nordeste pobre e sempre necessitado, vai se surpreender com a região em 15 ou 20 anos, afirmou o presidente Lula nesta terça-feira (14/12) durante anúncio de investimentos da Fiat em nova fábrica no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. A região ficará “irreconhecível pelo seu alto desenvolvimento” e “não será mais lembrada como a parte pobre do País”, afirmou.
A Fiat vem para cá porque ela está enxergando que o Nordeste é a região que mais se desenvolve no Brasil, que a classe pobre está ficando menos pobre, que a classe média está crescendo e que o Nordeste passa a ser um mercado em potencial extraordinário.
Segundo Lula, todos os investimentos realizados na região são uma forma de reparar um modelo de desenvolvimento ultrapassado, no qual só se apostava nas regiões Sul e Sudeste. Com isso, afirmou, o restante do País ficou relegado a segundo plano, sofrendo com a pobreza, desigualdade social, falta de empregos e de mão de obra qualificada.
A exemplo do que ocorreu em 2008, com o advento da crise econômica mundial, em que foi incentivado o consumo para que a economia brasileira não paralisasse, Lula ressaltou a importância do governo como um indutor de políticas e de investimentos. É essa a “intromissão”, disse Lula, que o governo tem que dar no desenvolvimento, “de ser o indutor do modelo de desenvolvimento que a gente quer para o nosso país”.
Então, companheiros da Fiat, vocês estão investindo aqui no Brasil nas ações mais rentáveis que vocês já investiram. Eu sou grato por vocês terem escolhido o Brasil, grato por terem escolhido o Nordeste e grato por terem escolhido Pernambuco.
O anúncio da Fiat feito nesta terça-feira faz parte do plano de investimentos de R$ 10 bilhões que a empresa já aprovou para o Brasil no período de 2011 a 2014. Os investimentos de R$ 3 bilhões em Pernambuco, para o período, incluem a construção da fábrica, de um centro de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos e plataformas, além de treinamento de recursos humanos para operar o novo empreendimento. A unidade deverá produzir novos modelos de automóveis desenvolvidos no Brasil e voltados para a demanda do consumidor brasileiro, especialmente do Nordeste, e latino-americano. Ela será projetada para produzir cerca de 200 mil unidades por ano, segundo projeções da Fiat. Ainda segundo a empresa, o polo industrial de Suape deverá gerar aproximadamente 3,5 mil empregos diretos, estendendo sua influência também para outros setores e negócios.

PT decide expulsar vereadores que votarem em Renato Berger

A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina acaba de decidir pelo veto do apoio dos vereadores da sigla Décio Solano e Rosário Bezerra a candidatura de reeleição de Renato Berger (PSDB) à presidência da Câmara.

Fotos: Assessoria PT


A decisão foi tomada após reunião da mesa diretora, realizada na tarde desta terça-feira (14).

Dentre os pontos tratados está a obrigatoriedade dos parlamentares seguirem a riscas os pactos de cooperação que forma a chamada base aliada em âmbito estadual e federal.

O presidente do diretório municipal do PT, Francisco Sales, considera a possibilidade de aliança entre petista e Renato Berger como uma incoerência.

“Não justifica o PT apoiar um candidato do PSDB. Eles estão no poder há mais de 20 anos e que não se teve nenhum avanço na administração. Não se fez concurso público e não se teve transparência nas ações. Votar no PSDB é fortalecer o nosso principal adversário”, disse Francisco Sales.



A executiva do partido informou ainda que pode pedir cassação de Décio Solano e Rosário Bezerra, e até a expulsão dos membros, caso haja desobediência a decisão máxima do partido.

A diretoria do PT entrou ainda com ação no Ministério Público pedindo a investigação das contas da Câmara de Vereadores de Teresina.

Sobre eleiçõesO primeiro turno do processo de sucessão para a presidência da Câmara ocorre na próxima quinta-feira (16). A disputa está polarizada em três candidatos: o governista Rodrigo Martins (PSB), o oposicionista Renato Berger (PSDB) e o membro da base aliada Décio Solano (PT).

Flash de Yala Sena
Redação de Lívio Galeno


redacao@cidadeverde.com

O Nordeste desenvolvido de 2012 está sendo construído aqui e agora

O sertão não quer mais ser motivo de estudos sociais para medir fome e miséria, quer é ser uma região desenvolvida, sem que isso signifique tirar recursos ou desenvolvimento de qualquer outra região do País. E essa nova realidade do Nordeste está em construção, afirmou o presidente Lula nesta terça-feira (14/12) em evento realizado em Salgueiro (PE) para entrega de casas às famílias atingidas pela transposição das águas do rio São Francisco. A obra do Canal do rio São Francisco, aliás, é um dos projetos que estão turbinando o crescimento no Nordeste, juntamente com a ferrovia Transnordestina, refinarias, estaleiros, universidades, escolas técnicas.
Em seu discurso, o presidente lembrou que tanto a construção da ferrovia Transnordestina como o Canal do São Francisco são sonhos antigos para a região, e que só agora houve vontade política e os recursos necessários para serem tocados. Esses e os demais projetos que vem sendo feitos no Nordeste estão gerando empregos, renda e dando maior dignidade ao povo local. E se tudo der certo, Lula espera voltar à região em 2012 para ver tudo funcionando:
Eu fico imaginando quando estiver tudo funcionando. O trem passando, a água passando, o povo trabalhando, o Brasil crescendo, a nossa vida melhorando e o sertão nunca mais voltará a ser motivo de estudos sociais para medir a fome e a miséria. O sertão vai fazer parte do Brasil desenvolvido.
Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente:
O presidente Lula voltou a criticar quem trabalhou contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, afirmando que só quem “nasceu abrindo uma torneira ou uma geladeira” poderia atacar a obra, que vai levar água e desenvolvimento a milhões de nordestinos. “Nós vencemos a batalha e, se Deus quiser, em 2012 estaremos aqui ajudando a companheira Dilma a inaugurar a transposição definitiva das águas do rio São Francisco”, disse ele, para garantir que todos possam ter o direito “de beber sem pedir licença, sem pedir favor, sem ser humilhado”.
O principal objetivo da transposição é, segundo o presidente, favorecer os pequenos agricultores e cooperativas da região, para dar uma chance no século 21 a pessoas que não tiveram chance no século 20.

Transposição do São Francisco: “Essa obra é uma das paixões da minha vida”

O que era para ser apenas uma visita às obras do túnel Cuncas I, do projeto de transposição das águas do rio São Francisco na Paraíba, tornou-se um momento de despedida e homenagens. Foi com emoção que o presidente Lula conversou com os trabalhadores das obras durante visita a São José de Piranhas (PB) nesta terça-feira (14/12), definindo o projeto São Francisco como “uma das paixões” de sua vida. O presidente disse que todo brasileiro tem direito de beber a água de nossos rios, patrimônios da Nação, e que todo pequeno agricultor tem o direito de se beneficiar com a mesma água e levar o sustento à sua família e o desenvolvimento de sua região a partir dela.
A cerimônia improvisada foi marcada por aplausos e agradecimentos ao presidente, que foi homenageado pelo poeta Aloísio de Souza Coelho:
“Nossa gente está muito feliz, o povo de São José de Piranha Sorridente, porque só desta vez um presidente incluiu o Nordeste no País.”
Lula afirmou que uma das grandes motivações de seu governo foi dar ao Norte e ao Nordeste a mesma oportunidade que as outras regiões brasileiras têm. A cara do Nordeste mudou graças “ao milagre” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Luz para Todos, da Transnordestina, da BR-101 e das obras em infraestrutura, e continuará mudando, afirmou Lula, no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff.
Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente:
Aos prefeitos e governadores, o presidente deixou um recado: quem chegar com um projeto consistente e adequado, assim como foi em seu governo, será atendido pela nova presidente do País. Lula disse ainda que, mesmo faltando 17 dias para deixar a Presidência, continuará percorrendo o Brasil, fazendo política e levando até o fim seu compromisso de melhorar a vida do povo brasileiro.
Se você chegar com um projeto consistente ao Ministério do Planejamento, ao presidente da República, à Casa Civil, esse projeto dificilmente receberá um não. Portanto, é extremamente importante que os prefeitos e os governadores desse país façam os projetos que são prioridades para suas cidades.

Lula fala sobre crescimento do NE e diz que 2012 sera ano especial para a região

O ano de 2012 promete ser um diferencial para a região Nordeste. É o ano em que serão inauguradas obras como a interligação do São Francisco e a ferrovia Transnordestina. Outros projetos, como a refinaria de Fortaleza, estarão em estágio avançado.
A região hoje passa por um ciclo de crescimento, graças à decisão do governo de dar aos nordestinos as mesmas oportunidades que têm os cidadãos das demais regiões do País, afirmou o presidente Lula ao visitar as obras da ferrovia Transnordestina.
Ele percorreu os quase 16 quilômetros de linha concluída entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), onde discursou após assinar contratação dos lotes 2 a 11 do trecho Missão Velha – Pecém (também no Ceará).
O presidente lembrou que toda conquista foi obtida com “suor, lágrimas e sangue de muita gente neste País”, mas que tem valido à pena, porque o desenvolvimento brasileiro tem se dado de forma equilibrada.
“Era preciso a gente colocar uma coisa que faltava na política brasileira, que era a paixão, que era a emoção, o coração, o compromisso assumido de verdade, não com palavras, mas olhando no olho de cada mulher, de cada homem, de cada criança. E todos nós juntos dizendo que era possível a gente mudar as coisas.”
Lula lembrou que em seu primeiro discurso como presidente da República, em 2003, disse que queria garantir três refeições a todo povo brasileiro e que iria começar seu governo fazendo o necessário, para depois fazer o que fosse possível. “E depois, então, quando a gente menos esperasse, a gente estaria fazendo o impossível”, afirmou. “E isso aconteceu.”

Após protesto, MST conquista área para assentamento no MT

14 de dezembro de 2010
Após manifestação no qual a BR-174 entre Mirassol D`Oeste a Pontes de Lacerda foi bloqueada, o MST conseguiu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a posse da fazenda São Paulo.
A área está localizada no município de Mirassol D`Oeste e tem um total de 4.522 hectares. De acordo com um dos coordenadores do MST da região, Edael Alvez Martins, a expectativa é de que a fazenda possa abrigar o assentamento de cem famílias.

O número exato de famílias assentadas e da posse efetiva desta área ainda vai depender do trâmite burocrático por parte do Incra.
Martins explicou que o órgão ainda precisa fazer o parcelamento da área, ou seja, fazer o levantamento da área de proteção ambiental e dividir o restante entre as famílias a serem assentadas. "Agora temos que continuar pressionando o Incra para que faça rápido o parcelamento desta área".

No entanto, nesta região são 300 famílias que brigam por um pedaço de terra. Porém, o coordenador explicou que ainda há outras três áreas destinadas a reforma agrária que estão na Justiça Federal. Segundo ele, caso estas áreas sejam desocupadas, deverá sobrar espaço para que outras famílias do movimento de outras regiões possam ocupá-las.


Conforme Só Notícias já informou, um grupo com 300 famílias integrantes do MST bloquearam a BR-174 no dia 7 deste mês. Na oportunidade, somente ambulâncias e veículos com pessoas doentes estavam passando.

Passada a eleição, PT estuda rever regra de filiações

Sigla fala em ampliar prazo mínimo para que recém-filiados disputem eleições e avalia também mudanças no financiamento partidário

Ricardo Galhardo, iG São Paulo
Depois de conquistar o terceiro mandato consecutivo para a Presidência da República, o PT vai passar por uma série de mudanças estruturais. A principal delas é a criação de regras rígidas para restringir a participação de filiados e impedir que o PT se transforme em uma legenda de aluguel.
Entre as sugestões em estudo está a aplicação de um prazo maior do que o da legislação eleitoral para que os novos filiados possam disputar eleições pelo PT. A lei determina pelo menos um ano de filiação partidária para os candidatos. O PT estuda ampliar o prazo para dois anos e vincular a candidatura a cursos de formação política e participação em atividades obrigatórias.

Foto: Arquivo/US
Berzoini preside comissão encarregada de rever o estatuto petista
O objetivo é impedir que o PT vire uma legenda de aluguel. Um exemplo citado neste caso é o do treinador Vanderley Luxemburgo que, sem ter qualquer vínculo com o partido, se filiou ao PT de Tocantins para concorrer ao Senado mas foi barrado pela Justiça.
Outra mudança diz respeito à contribuição financeira dos filiados. Atualmente os petistas pagam anuidades cujo valor varia de acordo com critérios como salário, participação em administrações do partido etc. O pagamento só é auferido a cada três anos, quando acontece o Processo de Eleições Diretas (PED).
A comissão deve propor uma espécie de renovação anual da filiação. Quem não estiver em dia teria a filiação cancelada. Com isso, o partido espera reduzir a influência do poder econômico nas disputas internas.
O PT tem hoje cerca de 1 milhão de filiados. Destes, 500 mil participaram do último PED mas dirigentes estimam que no máximo 200 mil sejam autênticos petistas. Os outros 300 mil são petistas “laranjas”, sem qualquer vínculo com o partido, que aparecem apenas nas eleições internas e têm as contribuições pagas pelos candidatos que apoiam.
Outra proposta em estudo é liberar as filiações, mas restringir a participação dos filiados que não vivem o cotidiano do partido. Neste caso, quem não pagar a contribuição, não participar dos cursos de formação e atividades obrigatórias ficaria impedido tanto de se candidatar quanto de votar nas eleições internas.
As mudanças estão a cargo da Comissão de Reforma do Estatuto liderada pelo deputado Ricardo Berzoini, ex-presidente do partido, que deve preparar uma proposta a ser apresentada no Congresso Extraordinário do PT, no ano que vem.
A maioria das propostas tem apoio dos setores majoritários do partido. Outras devem gerar polêmica. Um exemplo é a sugestão de incluir os 27 presidentes estaduais no Diretório Nacional, que provocaria mudanças reais na divisão interna de poder e contraria amplos setores do partido.

Lula andou na Transnordestina no Ceará, e visita a Transposição do Rio São Francisco na Paraíba, hoje