sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dirceu responde a Tarso Genro sobre mensalão

Sem mencionar o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que disse que o PT deve esquecer o mensalão e seguir em frente, o ex-ministro José Dirceu escreve que "O julgamento [do mensalão] acabou, mas a campanha contra o PT, não. Por isso, cabe ao partido seguir adiante e enfrentar suas batalhas, que serão muitas" 
247 - Dias depois de o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), defender que os petistas devem esquecer o mensalão e seguir em frente, o ex-ministro José Dirceu, que foi condenado na Ação Penal 470, respondeu com um artigo. Sem mencionar o nome de Tarso, Dirceu escreveu qeu "O julgamento [do mensalão] acabou, mas a campanha contra o PT, não. Por isso, cabe ao partido seguir adiante e enfrentar suas batalhas, que serão muitas" .

Leia abaixo:

(Artigo publicado em 18.01.2012 no Sul21)
Ator político fundamental do processo que está produzindo grandes transformações em nosso país, o Partido dos Trabalhadores começa no início deste ano a formular uma ampla pauta de questões a serem discutidas durante a realização do seu 5º Congresso, em fevereiro de 2014. Os debates devem abranger desde as principais mudanças ocorridas em nossa sociedade até as reformas estruturais de que nosso país ainda tanto necessita.
Mas tanto o 5º Congresso quanto as discussões que o precedem deverão servir também à realização de uma espécie de balanço do partido, de análise de sua trajetória até aqui, de seus erros, acertos e de suas perspectivas, o que será essencial para fortalecer sua capacidade de mobilização, robustecer sua agenda programática e revitalizar o debate interno.
O partido não poderá se furtar a discutir também como continuará enfrentando a nociva campanha empreendida por setores reacionários da sociedade, grande mídia à frente, a fim de desmoralizar e desmerecer suas conquistas e seu protagonismo em um movimento que, por meio de políticas consistentes, vem incluindo milhões de brasileiros historicamente marginalizados.

"Apesar dos pessimistas, Brasil vai crescer em 2013"

Com direito a gibão e chapéu de couro, presidente Dilma Rousseff reforça discurso no Piauí e diz que "o Brasil em 2012 se preparou para crescer em 2013". "Vamos acabar com a pobreza extrema na maioria dos estados do Brasil ainda em 2013 e vamos completar esse processo no início de 2014. Isso é possível e vai ser feito", disse Dilma durante evento em Teresina.

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao participar hoje (18) de uma cerimônia em Teresina, no Piauí, a presidenta Dilma Rousseff disse que, "apesar dos pessimistas", a economia brasileira vai crescer em 2013. Segundo ela, "o Brasil em 2012 se preparou para crescer em 2013. Podem ter certeza". De acordo com a presidenta, o país vai gerar mais empregos e "procurar todas as oportunidades".
Depois de crescer 2,7% em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) deve avançar menos de 1% em 2012, segundo estimativa do mercado. Em dezembro, a presidenta disse que queria um "pibão" para 2103. Mais cedo, também no Piauí, Dilma declarou que o país terá um "crescimento sério, sustentável e sistemático" em 2013, mas que ainda será "um ano em que vamos plantar mais do que colher".
Segundo a presidenta, a descoberta de novas fontes de petróleo de gás poderá assegurar o crescimento. "Nós já achamos o pré-sal. Agora é importante que achemos sobretudo gás nas bacias sedimentares do continente brasileiro. E quando a gente fala em bacia sedimentar, a gente fala da Bacia do Parnaíba (PI)", ressaltou.
O governador do Piauí, Wilson Martins, que discursou antes de Dilma, informou que a presidenta autorizou hoje a realização de leilões a fim de iniciar a pesquisa para exploração de gás na região da Bacia do Parnaíba.
Após entregar unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Teresina, e 25 retroescavadeiras a municípios do interior do Piauí, Dilma reafirmou o compromisso de seu governo de acabar com a pobreza extrema no Brasil, meta que, segundo ela, meta deve ser alcançada no começo do próximo ano.
"Vamos acabar com a pobreza extrema na maioria dos estados do Brasil ainda em 2013 e vamos completar esse processo no início de 2014. Isso é possível e vai ser feito", disse a presidenta. "No passado se achava que era possível o país crescer e desenvolver e as pessoas ficarem para trás. Nós achamos que o país vai crescer se as pessoas crescerem junto com ele", ressaltou.