segunda-feira, 5 de julho de 2010

Fim da dúvida: Lula transfere voto sim

Diante dessa pesquisa IBOPE do fim de semana...
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Dilma e Lula
Diante dessa pesquisa IBOPE do fim de semana os analistas pela primeira vez ressaltam que deixou de haver dúvida quanto a capacidade do presidente Lula de transferir votos para sua candidata. Tanto a pesquisa Datafolha - divulgada na semana passada e da qual os jornais continuam publicando novos itens - quanto essa de agora do IBOPE trazem oscilações que tendem a ser distorções da própria metodologia dos institutos. As oscilações estão no Data em relação ao Sul e na mudança da preferência do eleitorado feminino. No IBOPE, no Centro-Oeste e no Nordeste.

Isso tudo teremos uma excelente oportunidade de conferir com as pesquisas desse mês e do próximo. O que conta - e tenho externado isso aqui - é que além dessas vantagens Dilma tem uma amplo leque alianças; palanques mais fortes nos Estados; mais tempo de campanha no rádio e TV; e mais militância - as aguerridas militâncias do PT e dos aliados, já que elas não integram "partido de holerite" como é hoje o PSDB, e nem coligação que é um mero ajuntamento de interesses como a da oposição constituída pelo PSDB-DEM-PPS.

Fora o fato de que nossa candidata conta com muito maior apoio que o acumulado pelo adversário de deputados e senadores, governadores, prefeitos e vereadores. E tem a obra do governo Lula e do PT, tem programa e propostas, além de outro fator preponderante e decisivo: a comparação entre o seu governo, o que ela integrou e o dos tucanos, os oito anos de administração da dupla FHC/Serra.

Tudo isso se casa à tendência do país de não querer mudar de rumo - ou melhor, querer a continuidade de um governo que tem programa, propostas, projeto nacional e imprime um rumo ao Brasil.

Foto: Roberto Stuckert Filho/Dilma na Web

Ex-presidente volta a atacar

O ataque retórico feito com ares de escritor pelo ex-presidente FHC ao pré-sal não é novidade. Com a autoridade de presidente da República em cujo governo ocorreu o afundamento da plataforma P-36, com milionário prejuízo para a Petrobras, o ex-chefe do governo brasileiro em seu artigo dominical publicado nos jornais, desfecha críticas ao governo Lula na questão da exploração do petróleo da camada.

Nada diferente do que ele e o tucanato fazem desde que foi descoberto o petróleo da camada marítima e o governo Lula começou a preparar sua exploração criando, inclusive, um novo marco regulatório para o setor.

FHC reaparece agora na disputa eleitoral para dar prosseguimento à campanha que a oposição, PSDB à frente, move contra o pré-sal e sua regulamentação. Ele já esteve atuante nos últimos dias na tentativa de contornar a trapalhada ocorrida com a escolha do nome do vice-presidente de seu candidato ao Planalto, José Serra (PSDB-DEM-PPS).

Desde a primeira hora, eles sempre foram contra o controle de nosso principal recurso natural e contra a apropriação pelo Estado de uma renda gerada pelo pré-sal muito maior do que a obtida com o petróleo até agora. Uma política, aliás, seguida em todo o mundo, o que dá bem uma ideia de como os tucanos em sua ânsia pelo poder são hoje a vanguarda do atraso.

Claro, preferem as políticas de privatização, seguidas nos governos FHC/José Serra (1995-2002), em que tentaram privatizar tudo, inclusive a Petrobras, naquele processo que um jornalista brasileiro denominou de privataria.

Nova pesquisa IBOPE dá vantagens a Dilma

Publicado em 05-Jul-2010

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Dilma Rousseff
A pesquisa IBOPE divulgada no fim de semana mostra Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula, do governo, do PT e dos partidos aliados ao Planalto em vantagem em vários e vários itens em relação ao seu contendor, José Serra (PSDB-DEM-PPS). É uma vantagem que se torna ainda mais extraordinária se analisarmos que Dilma tem o tempo todo a quase totalidade da mídia contra ela.


A pesquisa confirma outras sondagens divulgadas nas últimas semanas (uma do IBOPE, outra do Vox Populi) nas quais Dilma está na frente do adversário no levantamento espontâneo (22% para ela, 17% para ele); na crença do eleitorado nacional de que ela ganhará a eleição (43% contra 34%); na preferência e voto do eleitorado masculino (41% a 34%); e está empatada com Serra no 1º (39% cada um) e no 2º turnos (43% ambos).

A sondagem, como a própria mídia ressalta, foi feita após a veiculação de 20 anúncios de 30 s do PSDB (inserções partidárias). Essa publicidade pode ter levado à alteração nos percentuais, o que não havia acontecido antes quando os mais recentes lvantamentos não refletiram efeitos da maciça propaganda paga pelo governo de São Paulo - pelos contribuintes paulistas.

Ela foi feita desde o início do ano em redes de rádio e TV e nas cadeias nacionais de propaganda partidária (que terminaram de propaganda política e eleitoral do candidato) do PSDB, PTB, PPS e DEM, maciçamente ocupadas por Serra. Por esse IBOPE, na espontânea Dilma continua ganhando: os eleitores dão 22% para ela; 17% para Serra; e 12% para o presidente Lula que não pode ser candidato - voto, portanto, para sua candidata.

Por região, no IBOPE anterior, Serra perdia no Norte e no Centro-Oeste por 40% a 34%; e agora ganha de 43% a 35%. Já no Nordeste Dilma tem 50% da preferência do eleitorado contra 30% dele. De acordo com a pesquisa, no eleitorado feminino, Serra voltou a ter vantagem de 46% contra 39%. No eleitorado masculino, ela tem a vantagem - 41% contra 34% dele (leia a nota seguinte).

Foto: Roberto Stuckert Filho

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