segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nova pesquisa IBOPE dá vantagens a Dilma

Publicado em 05-Jul-2010

Image
Dilma Rousseff
A pesquisa IBOPE divulgada no fim de semana mostra Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula, do governo, do PT e dos partidos aliados ao Planalto em vantagem em vários e vários itens em relação ao seu contendor, José Serra (PSDB-DEM-PPS). É uma vantagem que se torna ainda mais extraordinária se analisarmos que Dilma tem o tempo todo a quase totalidade da mídia contra ela.


A pesquisa confirma outras sondagens divulgadas nas últimas semanas (uma do IBOPE, outra do Vox Populi) nas quais Dilma está na frente do adversário no levantamento espontâneo (22% para ela, 17% para ele); na crença do eleitorado nacional de que ela ganhará a eleição (43% contra 34%); na preferência e voto do eleitorado masculino (41% a 34%); e está empatada com Serra no 1º (39% cada um) e no 2º turnos (43% ambos).

A sondagem, como a própria mídia ressalta, foi feita após a veiculação de 20 anúncios de 30 s do PSDB (inserções partidárias). Essa publicidade pode ter levado à alteração nos percentuais, o que não havia acontecido antes quando os mais recentes lvantamentos não refletiram efeitos da maciça propaganda paga pelo governo de São Paulo - pelos contribuintes paulistas.

Ela foi feita desde o início do ano em redes de rádio e TV e nas cadeias nacionais de propaganda partidária (que terminaram de propaganda política e eleitoral do candidato) do PSDB, PTB, PPS e DEM, maciçamente ocupadas por Serra. Por esse IBOPE, na espontânea Dilma continua ganhando: os eleitores dão 22% para ela; 17% para Serra; e 12% para o presidente Lula que não pode ser candidato - voto, portanto, para sua candidata.

Por região, no IBOPE anterior, Serra perdia no Norte e no Centro-Oeste por 40% a 34%; e agora ganha de 43% a 35%. Já no Nordeste Dilma tem 50% da preferência do eleitorado contra 30% dele. De acordo com a pesquisa, no eleitorado feminino, Serra voltou a ter vantagem de 46% contra 39%. No eleitorado masculino, ela tem a vantagem - 41% contra 34% dele (leia a nota seguinte).

Foto: Roberto Stuckert Filho

Blog do Zé


Nenhum comentário: