Natural de Guarabira, formada em Letras e Direito, Socorro Brito se define como ativista nos Movimentos Sociais desde os 14 anos, quando ajudou na organização da Pastoral da Juventude da Diocese de sua cidade.
Militante das Comunidades Eclesiais de Base nos anos 80, nos anos 90 foi diretora administrativa do Serviço de Educação Popular (Sedup), onde por 11 anos desenvolveu projetos de alfabetização de jovens e adultos e capacitação de trabalhadores urbanos e rurais.
Sua atuação rendeu ao Sedup reconhecimento nacional com o Prêmio Paulo Freire de Educação Popular, oferecido pela Fundação Roberto Marinho. Atuou ainda no movimento comunitário e no Movimento das Mulheres Trabalhadoras do Brejo, tendo lutado ao lado de Margarida Maria Alves.
Filiada ao PT desde 1985, Socorro foi candidata a prefeita, vereadora e dirigiu o Diretório Municipal de Guarabira por dois mandatos. Foi da Executiva Estadual de 2007 a 2010. Atualmente é dirigente estadual e Secretária do Setorial Estadual de Mulheres.
Em 1984 ingressou no INSS através de concurso público e em abril de 2003 foi nomeada Gerente Executiva do órgão pelo presidente Lula. Atualmente afastada da função na condição de pré-candidata a deputada estadual, desde que assumiu como gestora executiva do INSS fixou residência em João Pessoa.
Por que quer ser candidata?
A decisão de lançar o nome para as próximas eleições veio do desejo de garantir um espaço político para as mulheres com candidaturas viáveis, fazendo frente ao embate com candidaturas já consolidadas.
Socorro acredita que por ter experiência na construção da democracia participativa, adquirida pelo seu ativismo nos movimentos sociais, tanto quanto como administradora executiva, já que trabalhou como gestora do INSS por sete anos, acrescenta valor especial ao seu projeto.
Socorro diz que muita coisa pela qual tem lutado só se transforma em lei quando homens e mulheres que se identificam com as lutas populares ocupam espaços no Poder Legislativo. Ela se sente qualificada para compor o ambiente da democracia representativa e quer conquistar um mandato de deputada estadual nas próximas eleições.
Acredita na vitória da pré-candidata a presidenta da República Dilma Rousself e quer contribuir em nível estadual com as mudanças necessárias para o avanço do projeto de sociedade iniciado pelo Governo Lula.
O que o projeto quer é o básico: casa, comida, escola, trabalho e lazer. Socorro sabe que o que se fez até agora não foi bastante para evitar a violência instrumentalizada pelas drogas, a morte de mulheres pela violência doméstica e pela falta de atenção à saúde integral, a dispensa arbitrária de trabalhadores e trabalhadoras, a exclusão de grande parte de mulheres e homens da proteção social.
Socorro tem consciência que pode mudar muito e, na simplicidade dos atos e palavras, agir firmemente em defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.
“A gente não quer muita coisa, a gente quer vida plena!”, exclama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário