terça-feira, 17 de abril de 2012

Com Cachoeira preso, JN copia e cola matéria da Veja de um ano atrás

JN copiou e colou "reporcagem" da revista Veja com 1 ano de atraso.
Parece que não é só a redação da revista Veja que ficou acéfala em seu suposto "jornalismo investigativo", após a prisão de Carlinhos Cachoeira e dos arapongas Dadá e Jairo Martins. A redação do Jornal Nacional também.

O telejornal da Globo passou pelo vexame de "repercutir" matéria da Veja de um ano atrás. E sem aprofundar nada no assunto.

Curioso que, quando a revista publicou há uma ano, o telejornal não achou suficientemente consistente ou relevante para repercutir na época.

Teve um ano para seguir a pauta, fazer uma apuração própria, destrinchar, encontrar um fato novo, e... nada! O JN copiou e colou o conteúdo da Veja de um ano atrás, mudando apenas as palavras, frases e tentando introduzir no assunto um blog (cujo jornalista foi assessor de imprensa de Carlinhos Cachoeira) que requentou o assunto, como se fosse fato novo. O JN ignorou até detalhes e esclarecimentos que Zé Dirceu deu naquela época, em resposta as acusações feitas contra ele na revista.

A matéria de agora foi pura tentativa de intimidar petistas, para tentar melar a CPI do Cachoeira, que a Globo tem mostrado um temor do qual todo mundo está curioso em saber exatamente o por quê, apesar de ser fácil deduzir. Civita e Murdoch que o digam.

Vale a pena ler também essa nota
aqui do Tijolaço, onde explica o vexame do JN passo a passo.

PT garante CPI coletando 28 assinaturas no Senado. Oposição resiste e blefa.

Bancada demotucana está vacilando e boicotando as assinaturas à CPI.

O PT recolheu 28 assinaturas no Senado, o que já garante a abertira a CPI do Cachoeira. Toda a bancada dos 13 senadores do PT já assinou.

Enquanto isso, a oposição tentou uma manobra para boicotar a CPI, fazendo jogo duplo.

Em vez de assinarem e mostrarem suas assinaturas, fizeram uma encenação em frente as câmeras, como se estivessem fazendo uma ato público de "luta" pela CPI. Nos bastidores, em vez de pressionar outros parlamentares para assinar, conspiram contra a CPI se esforçando para convencer parte da base governista mais "enrolada" a não assinar.

Depois que o PT garantiu as 28 assinaturas, a oposição perdeu o chão. Seus senadores terão que parar de blefar, e assinar à força para não sair desmoralizada. Restará à oposição conspirar contra a CPI na Câmara dos deputados.