quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entrevista: Berzoini avalia acordo com PMDB e situação nos Estados

O pré-compromisso firmado entre PT e PMDB, os cenários para a disputa de 2010 nos Estados e outros temas ligados às eleições do ano que vem estão no centro da entrevista concedida ao Uol News pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, postada nesta quinta-feira 22 na página daquele site.

Lula: Dilma tem firmeza ideológica, compromisso, é leal e sabe de que lado está

Em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, publicada nesta quinta-feira (22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre política, economia, eleições 2010, decisões e projetos do governo, além de questões internacionais.

Sobre o fato de a ministra Dilma Rousseff vir a ser a candidata do PT à presidência da República em 2010, o presidente foi enfático: "Dilma é a mais competente gerente que o Estado brasileiro já teve. A capacidade de trabalho da Dilma, a competência, o passado político e o presente, me faz garantir que a Dilma é uma excepcional candidata a presidente da República", disse.

"Além de extraordinária gestora, a Dilma é um extraordinário quadro político. Tem firmeza ideológica, tem compromisso, tem lealdade, sabe de que lado está", emendou.

Leia a íntegra da entrevista:

FOLHA - É correto classificar de marolinha uma crise que gerou desemprego, redução de investimentos e derrubou o crescimento da economia de 5% ao ano para 1% em 2009 no cenário mais otimista?

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA - Foi correto. Temos que separar a crise em dois momentos. Até setembro de 2008, discutíamos a crise do subprime quando ainda não havia o problema dos bancos. Até esse momento, o Brasil sentiria muito pouco a crise por várias razões. A economia estava sólida. Havíamos diversificado nossas exportações. Os bancos brasileiros tinham maior solidez e havia maior controle do Banco Central. Quando veio o Lehman Brothers [quebra do banco americano de investimentos em setembro de 2008], aconteceram duas coisas graves. O dinheiro desapareceu. Uma empresa como a Petrobras passou a pegar empréstimos na Caixa que seria destinado a pequenas empresas brasileiras.

FOLHA - Ali não houve um tsunami?
Leia a entrevista completa

Rodrigo está otimista com campanha e trabalha pela vitória da militância

Rodrigo esta otimista com campanha e trabalha pela vitoria da militância

A aceitação da candidatura do deputado estadual Rodrigo Soares à presidência do PT da Paraíba tem aceitação da maioria da militância petista. Isso vem sendo demonstrado na passagem de Rodrigo Soares com a caravana do PT por todo Estado. Rodrigo já visitou várias regiões, onde, está dialogando com os filiados e apresentado uma candidatura que aproxima o partido da base, fazendo com que o PT esteja presente em todos os municípios da Paraíba, priorizando, sobretudo, o projeto nacional deixando as questões pessoais de lado.

Rodrigo disse que “Nessa eleição não há vencidos, nem vencedores, só a militância do PT que irá comemorar uma grande vitória da democracia, da união e da força que irá construir um novo momento para o PT da Paraíba.”

postado por Mislene Santos

Opinião do NAZA¹³ : Eu tenho acompanhado a campanha do candidato Rodrigo Soares, mas não tenho deixado de observar a epopeia tresloucada de alguns assessores da candidatura à reeleição de Luiz Couto, que alias goza de uma excelente infraestrutura. Na cidade de Patos por exemplo, Júlio Rafael esteve junto com Jackson Macedo e ambos percorreram vários municípios em busca de votos. Campanha é isso ai, só não deveria valer leviandade.