domingo, 17 de janeiro de 2010

Dilma: “É estarrecedor” que PSDB ameace acabar com o PAC e mudar a economia

Brasil Confidencial
A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, declarou-se ontem estarrecida com a ameaça do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, de acabar com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), caso o partido dele vença as eleições. Em entrevista à Radio Mirante, do Maranhão, a ministra-chefe da Casa Civil foi dura com os adversários do Governo Lula:

“É estarrecedor que alguém se proponha a este tipo de atitude por razões eleitorais, ainda mais sendo presidente de um partido”.

Sérgio Guerra disse que o PSDB pode acabar com o PAC, que considera um fracasso, na entrevista publicada nas Páginas Amarelas da revista Veja da semana passada. O tucano prometeu também que, se o PSDB vencer a eleição presidencial, a economia sofrerá fortes mudanças.

“Sem dúvida nenhuma, iremos mexer na taxa de juros, no câmbio e nas metas de inflação. Essas variáveis continuarão a reger nossa economia, mas terão pesos diferentes”, disse o presidente tucano.

Para Dilma, o que Sérgio Guerra está anunciando é uma aventura perigosa em relação aos juros, ao câmbio e às metas de inflação.

“É grave, é uma política absolutamente aventureira. Hoje a inflação está sob controle, não afeta o bolso do trabalhador e tampouco o do empresário. Acabamos com aquela história de ir com o pires na mão ao FMI, como eles iam. Temos mais de 230 bilhões de dólares de reservas. Nossa política econômica foi bem sucedida, e é um aventureirismo falar uma coisa dessas”, reagiu a ministra.

Dilma ficou irritada com a ameaça de obstrução do Plano de Aceleração do Crescimento por um eventual governo tucano. Ela entende que seria um grande retrocesso.

“Foi durante o governo do PSDB que se investiu muito pouco em infraestrutura neste país. Ficamos 25 anos sem construir sequer uma refinaria no Brasil. No Governo Lula, nós mudamos a maneira de gastar, tornando investimento em infraestrutura uma prioridade”.

As ameaças do presidente nacional do PSDB, segundo Dilma, são uma repetição.

“Acabar com o PAC é tão grave como foi, no primeiro mandato do Lula, a conversa deles sobre acabar com o Bolsa Família. A cada eleição eles resolvem acabar com alguma coisa. Mas a força do Bolsa Família é tão grande, e a reação da população será tão grande, que eles nunca vão conseguir acabar com o programa, e nem com o PAC, mesmo porque nós esperamos que eles não ganhem a eleição para fazer uma coisa dessas”.

A ministra sustentou que o PAC serviu de âncora para evitar o desemprego durante os efeitos da crise internacional sobre o Brasil. Serviu, junto com o programa Minha Casa, Minha Vida, para preservar a atividade econômica.

“O Brasil virou aquilo que o presidente Lula prometeu, um canteiro de obras. É estarrecedor que se fale em acabar com o PAC por questões eleitorais”, repetiu.

Sérgio Guerra ainda não se viu livre de uma polêmica e já está envolvido em outra. Segundo nota da nova edição da mesma revista em que prometeu que um governo tucano mexerá profundamente nas bases da economia, o presidente do PSDB declarou apoio irrestrito à reeleição de sua companheira Yeda Crusius ao governo do Rio Grande do Sul, o que pode tornar difícil a manutenção da aliança entre o PSDB e o PMDB no estado. Os tucanos gaúchos preferiam que Yeda desistisse de concorrer e fosse para uma das duas casas que comprou depois de eleita.

DESABAFO BRASIL