quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Carlos Marighella recebe hoje título de Cidadão Paulistano “in memoriam”



O ex-deputado federal pelo PCB da Bahia e fundador da Aliança Libertadora Nacional (ALN), Carlos Marighella, morto pela ditadura militar, recebeu hoje “in memoriam o título de Cidadão Paulistano em sessão solene marcada para esta quarta-feira (4) na Câmara Municipal.
O projeto é de autoria do vereador Ítalo Cardoso. Hoje, 4 de novembro, completam-se 40 anos do assassinato de Marighella em uma emboscada.As homenagens a Marighella começam hoje e vão até sábado (7). Nesta quarta-feira, às 11 horas, houve um ato político no local do assassinato de Marighella (Alameda Casa Branca, 806, Jardim Paulistano). Às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara, foi exibido o filme “Carlos Marighella Retrato de um Guerrilheiro", de Silvio Tendler. E às 19 horas, no mesmo local, aconteceu a sessão solene para a entrega da honraria.
No sábado, às 11 horas, será inaugurada a exposição “40 anos Marighella Vive” e o lançamento do livro “Carlos, a Face Oculta de Marighella”, de Edson Teixeira, no Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66, Luz). Às 13 horas, no mesmo endereço, haverá encenação da peça teatral “O Amargo Santo da Purificação”, pelo grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, baseado em escritos do próprio Marighella.
PORTAL PT
Conheça a Poesia - LIBERDADE, de autoria do Camarada Maringhella.
Não ficarei tão só no campo da arte,
E, ânimo firme, sobranceiro e forte,
Tudo farei por ti para exaltar-te,
Serenamente, alheio à própria sorte,
Para que eu possa um dia contemplar-te
Dominadora, em férvido transporte,
Direi que és bela e pura em toda parte,
Por maior risco em que essa audácia importe.
Queira-te eu tanto, e tal modo em suma,
Que não exista força humana alguma
Que esta paixão embriagadora dome.
E que eu por ti, se torturado for,
Possa feliz, indiferente à dor,
Morrer sorrindo a murmurar teu nome.

São Paulo, Presídio Especial, 1939

Movimento PT elege os inimigos dos movimentos sociais na Paraíba

Os senadores Cícero Lucena (PSDB), e Efraim Morais (DEM), além dos deputados federais Efraim Filho, Major Fábio (DEM),Marcondes Gadelha (PSC) e Rômulo Gouveia (PSDB) estão sendo considerados inimigos dos movimentos sociais ligados à terra na Paraíba, por terem assinado a favor da criação da CPMI - Comissão Parlamentar Mista de Inquérito - do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Essa foi uma das posições manifestadas durante encontro de uma das tendências internas do PT, chamada Movimento PT, realizado durante o final de semana, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca, com a presença de cerca de cem militantes petistas, presidentes municipais do PT, três vereadores e lideranças dos movimentos sociais ligados a terra, a exemplo de Comissão Pastoral da Terra e Pastoral Operária, de 13 municípios da Borborema.

“As lideranças entendem que a CPMI do MST é uma perseguição contra um movimento legítimo, criminaliza os movimentos sociais, é contra o governo Lula e visa desestabilizar a candidatura de Dilma Roussef, nas eleições do próximo ano. Aqueles que assinaram a CPMI estão a serviço dos latifundiários que concentram cem milhões de hectares de terras improdutivas que existem no país e já estão se declarando inimigos do governo Lula, assim como contra a continuidade desse governo que está conduzindo o Brasil tão bem. Dos paraibanos que assinaram, o único que recuou foi o deputado Wellington Roberto (PL)”, disse Frei Anastácio que foi convidado para falar sobre o assunto durante o encontro.

Segundo o ex-deputado estadual e fundador do Movimento PT na Paraíba, participaram da reunião, o deputado estadual Rodrigo Soares (PT), petistas dos municípios de Lagoa Seca, Campina Grande, Lagoa de Roça, Pocinhos, Areial, Esperança, Arara, Montadas, Araçagi, Algodão de Jandaíra, Casserengue, Barra de São Miguel, representantes do Movimento PT da cidade de Sapé, além das lideranças dos movimentos sociais ligados a terra da cidade de Campina Grande.

Eleições diretas do PT - Frei Anastácio disse ainda que o encontro também apontou a necessidade urgente de uma reformulação na prática de gestão desenvolvida pela atual direção estadual do PT na Paraíba. “Queremos uma divisão equitativa dos cargos internos da direção do PT, sem a concentração do poder nas mãos de uma única força interna. E isso será feito nas eleições de novembro, com a vitória de Rodrigo Soares”, disse Frei Anastácio.

O encontro também definiu que o PT deve manter e fortalecer a coalizão de forças com os partidos aliados ao governo Lula, com vistas à eleição de Dilma Roussef à presidência da República, em 2010. “Nós vamos manter a aliança com os partidos aliados e buscar o fortalecimento dessa base de sustentação do governo Lula, para que Dilma seja eleita e leve à frente esse programa de governo que está mudando o Brasil”, destacou Frei Anastácio.

FONTE: PARLAMENTOPB

Contra o poder!

Município de São Mamede, localizado no vale do Sabugi, região dominada e controlada com mão de ferro pelo clã Morais. Situada entre Santa Luzia e Patos, essa cidade não conhece desenvolvimento e nem tão pouco ações diretas da administração pública local, salvo o grande e generoso cabide de empregos em que se transformou para saciar a sede dos apadrinhados e comandados do senador Efraim Morais DEM/PB.
São Mamede tem pouco mais de 8 mil habitantes, perto de 6 mil eleitores e uma oposição vigilante e atenta. Administrada pelo prefeito conhecido por Dr. Chagas DEM/PSDB/PPS, partidos que tem como regra atacar de forma sistemática, rasteira e nociva o governo do Presidente Lula e o PT.
Raimundo Tobias e Didi, dois vereadores eleitos em 2008, filiados ao partido dos trabalhadores, são verdadeiros heróis, afinal ser oposição a família Morais não é papél fácil pra ninguém e, eles estão sempre atentos à destinação de recursos oriundos de convênios com o Governo Federal, para evitar que fraudes sejam cometidas e consequentemente desvio de dinheiro publico, fato que vem causando muito desconforto aos aliados de Efraim Morais.
Após ter recebido um e-mail, recentemente estive nesta cidade e pude verificar que esses dois abnegados vereadores do partido dos trabalhadores, fazem plantão junto as obras para verificarem se até mesmo um saco de cimento ou um tijolo não é desviado. É por esse comprometimento com a administração do dinheiro público, com a verdade e principalmente no cumprimento de seus deveres constitucionais todo tipo de perseguição e ataques do prefeito e comparsas.
Vamos ficar de olho nesse pessoal, eles atacam o Governo Federal, mas adoram apresentar emendas, que nem sempre servem para o enriquecimento na cultura, saúde e segurança da população.