sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

LACÁIO DE SERRA, PRESIDENTE DA SABESP, É DESMASCARADO EM PROGRAMA DE TV.

Datena desmascara presidente da Sabesp, mandatário de Serra


Na madrugada de 27 de outubro uma inundação atingiu cerca de 45 residências de Barueri e Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a causa foi o excesso de chuvas. Porém, em entrevista ao presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira — braço direito do governador Serra —, o apresentador José Luis Datena, da Band, afirma que a causa é a incompetência da empresa. Veja a briga ao vivo no Brasil Urgente de 28 de Outubro.



A solução da Sabesp

A solução da Sabesp para acabar com os transbordamentos das represas foi jogar milhões de litros de água fora. A vazão de escape de 6 mil litros (ou um caminhão-pipa), por segundo, correndo pelos vertedouros, foi considerada "monstruosa" por um técnico da empresa, obrigado a executar o projeto contra os transbordamentos.

O objetivo da Sabesp foi testar a rapidez com que o esquema antitransbordamento é acionado e, se for necessário, prevenir alagamentos nas beiras dos mananciais, bem como válvulas e equipamentos que não eram ligados desde 1999.

O doutor em Recursos Hídricos pela USP, Maurício Waldman, avalia que o acúmulo de água passa pela questão da falta de permeabilidade dos solos da cidade. "Tem a ver com o modelo de urbanização, com o excesso de concreto, que impede que a água das chuvas seja absorvida pelo solo", afirma ele.

Quem é o presidente da Sabesp

O economista Gesner de Oliveira é uma espécie de pau-para-toda-obra de José Serra (PSDB), governador de São Paulo. Os dois são muito amigos desde os tempos do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Gesner também foi chefe da campanha de Serra, quando o chefe de arrecadação era Ricardo Sérgio de Oliveira, que aparece no Dossiê Cayman como o gerente da conta de Sérgio Mota, em Luxemburgo.

Durante este ano, não se sabe por qual motivo, a Sabesp — empresa pública de São Paulo — começou a veicular comerciais de televisão em estados em que não distribui água: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Pará e Acre.

Suspeita-se que a Sabesp, sob o comando de Gesner, esteja a serviço das pretensões eleitorais do governador. Em dezembro do ano passado Serra dobrou o orçamento para publicidade em 2009, ano pré-eleição presidencial. Reportagem publicada pelo site Brasil de Fato indica que o governo tucano investiu R$ 313 milhões de verba publicitária neste ano, contra R$ 166 milhões de 2008.

Fonte: da redação, com agências


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