sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Juventude protagonista, esse é o nosso debate.

Juventude do PT da Paraíba no ped 2009 apoio ao
Coletivo Celso Furtado.

Para o PT, a importancia da organização da juventude assume, na verdade, outras dimenções, como o combate ao envelhecimento partidário a partir da renovação de quadros, a incorporação da pauta dos movimentos juvenis na intervenção do nosso partido e o importante diálogo com a formação e a implementação dea politicas de juventude. "Não queremos negar a história do PT, queremos um pacto de gerações. Somos uma geração diferente com o Governo Lula já consolidado".

Para transformar a Juventude do PT, é preciso que a atual forma de organização setorial da JPT seja superada. Embora tenha contribuido de maneira mportante com a elaboração política do partido, a organização setorial é insuficiente tanto para organizarmos os jovens filiados quanto para alcançarmos setores mais amplos.

Precisamos fazer com que o Coletivo Celso Furtado seja um marco e signifique um salto de qualidade para construirmos esta nova JPT, que seja um braço partidário entre os jovens brasileiros/as, um elo entre o PT e os movimentos, com condições politicas, estruturais, financeiras e organizativas capazes de expressar e ampliar nossa intervenção na sociedade. Para alcançar este patamar, será necessário uma JPT militante, de massas e que tenha autonomia perante o partido, com filiação intermediária, mas sempre deixando evidente sua referencia petista, a começar pelo nome.

Concientes desses desafios, defendemos que a organização da juventude seja uma tarefa de to o Partido, não apenas da juventude. Para que isso seja possivel, precisamos, neste PED, eleger um presidente capaz e conduzir o partido para o novo momento de sua história que se abre e, compromissados/as com a organização da Juventude Partidária e a realização de um grande momento da Juventude Petista.

TIAGO - JUVENTUDE PT/PB.

PT está preparado para lançar candidaturas de Dilma e Tarso, diz Lula

Segundo Lula, o partido já descobriu que sozinho não chega a lugar nenhum.

O PT está preparado para lançar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rosseuff, à Presidência da República, e a do ministro da Justiça, Tarso Genro, ao governo gaúcho, segundo afirmou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao desembarcar na Base Aérea do Rio Grande do Sul.

"Estamos preparados para lançar o Tarso e a Dilma e ganhar as eleições", disse Lula em entrevista exclusiva para a Rádio Guaíba.

Para Lula, o PT gaúcho precisa aprender "com humildade" a construir uma aliança política para vencer as eleições. Segundo ele, o partido já descobriu que sozinho não chega a lugar nenhum e que "a Dilma tem uma extraordinária capacidade de ser vitoriosa", mas ainda precisa construir o time que vai entrar em campo, referindo-se às coligações.

"Para nós não importa se o governo é tucano ou do PFL [atual DEM], nós olhamos a necessidade das pessoas e não faltará mais neste país dinheiro para obras".

Ao se referir ao programa Minha Casa Minha Vida, Lula disse que está seguro de que o governo conseguirá construir 1 milhão de casa até 2010. e que seu sucessor terá que fazer mais.

"Quem vier [seu sucessor] vai ter que fazer mais, porque não é possível que eles deixem um torneiro mecânico fazer mais do que eles". E completou: "Espero que a Dilma faça o dobro".
Lula criticou vários fatores que hoje interferem no andamento de obras e citou a Lei de Licitações, que considera "complexa e atrasada".

"Uma empresa que perde [uma concorrência], consegue parar por um ano ou mais uma obra. Tem ainda o TCU, que ao encontrar irregularidades, embarga a obra. Temos que entender que a obra parada é gasto de dinheiro. A obra pode continuar andando e a gente discute isso na Justiça".

Lula está no município de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, para assinar a ordem de serviço para o início das obras da BR-448, que terá 22 quilômetros e será uma alternativa de acesso dos motoristas que saem da região metropolitana para chegar à capital gaúcha.

WSCOM
por e-mail:Tiago Juventude PT.