segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Popularidade de Lula deve beneficiar Dilma, diz analista

Para o analista da CNT/Sensus Ricardo Guedes, o Brasil não deve repetir o caso das eleições chilenas, na qual a presidente Michelle Bachelet não conseguiu transferir ao candidato governista o seu alto índice de apoio popular. Em entrevista à agência Ansa, Guedes afirmou que acredita que o Presidente Lula deve conseguir fazer com que sua alta popularidade beneficie a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que é pré-candidata do PT à Presidência.
"O caso brasileiro é específico, aqui não pode se aplicar o exemplo das eleições chilenas, são situações bem distintas", afirmou.
Para Guedes, os êxitos do governo de Lula irão influenciar na transferência de popularidade. "Existe a transferência pelo fato de que o governo teve êxito em fazer uma melhoria econômica muito grande no País e também tem recorde de aprovação internacional, e isso influi", disse.
No Chile, com cerca de 80% de aprovação popular, Bachelet viu o candidato do governo, Eduardo Frei, perder para o empresário Sebastián Piñera, da Coalizão pela Mudança. Com a derrota, esta será a primeira vez em 20 anos que a Concertación não administrará o país. Piñera, um dos homens mais ricos do Chile, assumirá a presidência no próximo dia 11 de março.

A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira, aponta que Dilma Rousseff subiu em pesquisa de intenção de voto e chegou a um empate técnico com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), candidato da oposição.No principal cenário, Dilma alcança 27,8% da preferência em janeiro, contra 33,2% de Serra.

Por Helena.
Os Amigos da Presidente Dilma

Subida da Dilma na pesquisa, deixa Lula feliz

O Presidente Lula comemorou nesta segunda-feira a popularidade de seu governo e sua aprovação pessoal registradas nesta manhã pela pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). "Estamos melhorando. Não podemos parar de trabalhar", afirmou o Presidente à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, segundo relato de um auxiliar de gabinete. "Temos que continuar crescendo."

Ao comentar com Dilma a avaliação positiva de 71,4% para seu governo e a aprovação de seu desempenho pessoal na casa de 81,7%, Lula ainda não havia sido informado que a pré-candidata governista à presidência da República está tecnicamente empatada no quesito de intenções de voto com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e tampouco que superou o gestor tucano na pesquisa espontânea de votos, quando não são apresentadas opções de candidatos.

A edição de número 100 da pesquisa CNT/Sensus aponta que a ministra-chefe da Casa Civil subiu em pesquisa de intenção de voto e chegou a um empate técnico com José Serra.

No principal cenário, Dilma alcança 27,8% da preferência em janeiro, contra 33,2% de Serra. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ficou com 11,9% e a senadora Marina Silva (PV-AC) tem 6,8%. Votos brancos e nulos somaram 10,5% e 9,9% não sabiam que candidato escolher.

Em novembro do ano passado, última edição da pesquisa do instituto, Serra tinha 31,8% das intenções, Dilma ficava com 23,5% e Ciro Gomes, com 17,5% dos possíveis votos.

Em um cenário sem Ciro Gomes, Serra aparece com 40,7% das intenções de voto, Dilma, com 28,5% e Marina com 9,5% - 11,4% votariam branco ou nulo e 10% não sabem.

Segundo o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, houve transferência de votos de Ciro para Dilma tanto no primeiro quanto no segundo cenário. "Na minha análise, os votos do Ciro vão um pouco mais para Dilma do que para o Serra", afirmou. "Talvez o eleitor esteja se convencendo de que a eleição se encaminha para ser polarizada."

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 25 a 29 de janeiro com 2 mil entrevistados em 136 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais. O número de registro é o 1570/2010.

OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA

Resoluções da Plenária Estadual da Juventude Petista da Paraíba

por e-mail: Tiago Vieira da Juventude Petista da Paraíba.

É sabido que a Juventude do PT vive um momento histórico do ponto de vista da sua mobilização e rganização. A partir do nosso I Congresso, iniciamos a transição para um outro modelo organizacional, superando a velha forma setorial, e contemplando a diversidade da juventude brasileira em nossas ações. Isso significou, em primeiro momento, um avanço na compreenção partidária sobre a importância do segmento juventude na construção do PT e do seu projeto. Esta compreenção vem sendo impulsionada pela dinâmica e ações que desenvolvemos como a Caravana Nacional da JPT e o cotidiano do funcionamento da JPT nacional, nos estados e municípios.

Entretanto, ainda precisamos avançar. A Juventude do PT precisa impul sionar a sua organização para responder aos desafios e as expectativas da juventude paraibana e brasileira. Contibuindo, assim, para a superação dos graves problemas que atingem este segmento e para a continuidade e aprofundamento das transformações em curso no estado e no país, fruto do Governo Lula.

Para isso, o ano de 2010 será crucial. Está em jogo a continuidade do projeto democrático-popular e das mudanças em curso no país, que estão atingindo em cheio a juventude brasileira.

Por considerarmos a juventude um tema central do projeto de desenvolvimento que defendemos - e querer que o PT como um todo assuma essa compreenção -, precisamos assumir um papel protagonista nas próximas eleições. Isso significa dizer que devemos estar à frente da campanha Dilma, fazendo com que tenhamos o destaque necessário no cenário eleitoral e no programa de governo. Diante disso, a JPT resolve:
  1. Convocar as Juventudes Partidárias da base de sustentação do Governo Lula na Paraíba para a constituição de um Forum de Debates acerca da plataforma de governo para as eleições 2010.
  2. A JPT na Paraíba apresenta para Candidato a Deputado Federal i companheiro Rodrigo Soares, sendo representante legítimo deste segmento em nosso estado, como fundamental para garantir o debate e a continuidade da implementação das Políticas Públicas de Juventude no Governo da Presidenta Dilma;
  3. Ada mesma forma, a Juventude do PT na Paraíba terá como objetivo o fortalecimento de candidaturas de jovens petistas à Assembléia Legislativa;
  4. A JPT na Paraíba apóia em nível estadual a reprodução do arco de alianças formado em torno da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.
João Pessoa-PB, 30 de Janeiro de 2010.