segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Petrobras faz nova descoberta no pré-sal

A Petrobras comprovou a ocorrência de mais uma jazida de petróleo e gás nos reservatórios do pré-sal do bloco BM-S-9, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.

A descoberta ocorreu com a perfuração do poço 4-SPS-66C (4-BRSA-723C), na área informalmente denominada de Abaré Oeste, localizado na área de avaliação do poço 1-SPS-50 (Carioca), a cerca de 290 km da costa do Estado de São Paulo. A profundidade d’água no local é de 2.163 metros. Este é o quarto poço perfurado no bloco BM-S-9, todos com comprovação de existência de petróleo e gás.

O bloco BM-S-9 é composto por duas áreas de avaliação: a área do poço 1-BRSA-594-SPS (1-SPS-55), informalmente denominado de Guará e a área do poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50), informalmente denominado de Carioca.

A descoberta foi comprovada por meio de amostragem em reservatórios localizados em profundidade aproximada de 5.150 metros. Mais análises estão sendo feitas com as amostras recuperadas para a melhor caracterização do óleo encontrado.

O Consórcio, formado pela Petrobras (45% – Operadora), BG Group (30%) e Repsol (25%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da jazida conforme o plano de avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Apoiar Ricardo ou Maranhão? Eis a questão!

Não adianta especular, o candidato à presidência do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, em coletiva hoje á imprensa paraibana deixou bem claro: Por orientação da Executiva Nacional do PT, qualquer discussão que envolva as politicas de aliança para 2010 é prematura. Esse processo será definido somente após encontro nacional do PT em São Paulo no próximo mês de fevereiro.
Dutra esteve na Paraíba, onde foi recebido por Luiz Couto que defende abertamente uma aliança com o prefeito da capital, Ricardo Coutinho PSB, e Rodrigo Soares, também candidato, que defende que o processo seja analisado pelas bases do partido somente para o próximo ano, em observancia ao determinado pela diração maior do PT.
A posição de Rodrigo Soares, tem causado certo desconforto no grupo adversário, que entende ser através de Ricardo Coutinho para governador, tendo o petista Luiz Couto para o senado que a Paraíba trilhará o caminho da renovação. Não sendo exatamente essa a mesma opinião do grupo liderado por Rodrigo Soares, que não vê com otimismo uma possível aliança com inimigos capitais das politicas do Governo Federal, do Presidente Lula, Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena e Efraim Morais.
-Realmente, politica de aliança com este seguimento não tem a menor possibilidade, basta ver o que esses senhores, capitaneados por FHC fizeram ao Brasil e, nós não queremos o mesmo futuro triste e sombrio para o povo paraibano.
Sou um petista e apóio a candidatura do deputado estadual Rodrigo Soares para coordenar os rumos do partido no grande processo de condução de Dilma à presidência do Brasil.
Conclamo a todos os filiados do partido dos trabalhadores, a votarem na chapa encabeçada por Rodrigo Soares, por um PT Unido e Forte, no dia 22 de novembro de 2009.
Viva o PT, viva a Paraíba e vamos a vitória.

Naza¹³

José Eduardo Dutra na Paraíba - DUTRA 180

O candidato do campo majoritário, José Eduardo Dutra disse na Paraíba que não irá se manifestar e nem meter a colher no processo de eleições internas do PT aqui na Paraíba, porém deixou bem claro qual a posição do partido EN/PT, ninguém decide nada sem que seja aprovada pelo encontro nacional do PT em São Paulo marcado para fevereiro de 2010. Até lá, nada é decisão consolidada.
A postura do deputado estadual Rodrigo Soares, um dos candidatos à presidência do diretório estadual, de só falar em politicas de alianças apenas em 2010, têm sido a mais coerente e sensata. O objetivo maior é consolidar apoios para o grande projeto que é o de eleger Dilma para presidência do Brasil e o fortalecimento de uma base com os partidos que historicamente caminham junto com o PT.
Esse fortalecimento passa, pela eleição de senadores e deputados estaduais, bem como a recondução dos atuais governadores do partido em todo o Brasil, isso sem nunca perder a identidade.
Veja vídeo do candidato em coletiva num hotel aqui em João Pessoa hoje pela manhã.