segunda-feira, 14 de maio de 2007

Rodrigo destaca o Enem

O deputado Rodrigo Soares (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa da Paraíba,começa, nesta terça-feira (15), uma campanha para que o aluno do ensino médio da Paraíba faça o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O deputado petista confeccionou um panfleto, mostrando onde o estudante pode obter informações sobre o exame.

No panfleto, Rodrigo Soares informa que as inscrições para o Enem 2007 devem ser feitas de 14 de maio a 15 de junho de 2007, em todas as agências dos Correios e Telégrafos. Os alunos de escolas públicas não pagam inscrições.

O Enem será realizado no dia 26 de agosto. O exame tem como objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir como está a unidade escolar a qual ele (o aluno) pertence com ênfase no desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.

Rodrigo Soares explica que o Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.

“O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais se constroem o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo”, comenta o petista.

O deputado ainda destaca que diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.

“O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões”, analisa Rodrigo.



Mais informações sobre o Enem através do telefone 0800 616161 ou pelo site www.inep.gov.br)

Adja Brito
Assessoria de Imprensa do deputado Rodrigo Soares

O Naza esta de volta, de casa nova e de olho nas feras.