quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Diplomação de Dilma Rousseff está marcada para as 17h de amanhã

Devem participar aproximadamente 250 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos

Às 17h desta sexta-feira (17), terá início a cerimônia de diplomação da nova presidente da República, Dilma Rousseff, e de seu vice, Michel Temer. A solenidade será no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com participação restrita aos convidados: aproximadamente 250 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos, sendo que somente 100 deles ficarão no Plenário, devido à limitação do espaço. Os demais convidados assistirão à cerimônia no auditório do TSE, no segundo andar do edifício-sede.

As primeiras autoridades a ocuparem seus lugares no Plenário serão os ministros da Corte. Em seguida, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, fará a abertura da sessão solene, que tem previsão de durar cerca de uma hora. A partir de então, Dilma Rousseff e Michel Temer entrarão no Plenário e ouvirão, junto com os convidados, a execução do Hino Nacional.

No próximo passo, o ministro Lewandowski entregará o diploma à presidente eleita e, em seguida, ao seu vice. Dilma Rousseff deverá fazer um breve discurso e logo após o presidente do TSE encerrará a sessão solene, também com um rápido pronunciamento. Os diplomados receberão os cumprimentos em salão ao lado do Plenário.

Os diplomas que serão entregues aos eleitos atestam a vitória nas urnas e os tornam aptos a serem empossados no cargo que conquistaram. No caso da presidente e de seu vice, a posse será no dia 1º de janeiro de 2011, no Congresso Nacional.


Tse

Aprovação de Lula bate novo recorde e chega a 87%, segundo CNI/Ibope

A aprovação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu novo recorde, chegando a 87% e superando os 85% da pesquisa anterior, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira.

A confiança no presidente voltou ao percentual recorde de 81%, após ter caído para 76% na pesquisa de setembro.

A avaliação positiva do governo subiu para 80% em dezembro, ante 77% em setembro, registrando novo recorde.

Para 16% dos entrevistados, o governo é considerado regular, contra 18% há três meses. A avaliação ruim/péssima permaneceu em 4%.

A pesquisa também mostrou que 62% dos entrevistados acreditam que o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, será ótimo/bom. Para outros 19%, o próximo governo será regular e para 9%, ruim/péssimo.

O levantamento mostrou ainda que 58% dos entrevistados acreditam que o governo Dilma será igual ao do presidente Lula, ante 18% que esperam uma gestão melhor da presidente eleita. Para 14%, o novo governo será pior.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro, em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Clique aqui para ver a íntegra da pesquisa.

Dilma diz que país vai continuar na trajetória de crescimento com distribuição de renda

Daniel Mello, Agência Brasil

“A presidenta eleita, Dilma Rousseff, disse que o país dará um “salto” nos próximos anos e prosseguir na trajetória de crescimento com distribuição de renda. Segundo ela, a base para essa evolução são os alicerces construídos ao longo dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós vamos dar um grande salto, continuar essa trajetória de crescimento com distribuição de renda, respeitando o meio ambiente”, disse ao ser homenageada como Brasileira do Ano na noite de ontem (15) pela revista
IstoÉ.

Além dos avanços econômicos e sociais, Dilma Rousseff destacou a importância da cultura no processo de evolução do país. “O Brasil tem que reconhecer a força e a importância da cultura na formação da nossa alma, da nossa identidade como nação”, disse.


O trabalho em conjunto com os estados e com a sociedade também foi apontado como questão fundamental pela presidenta eleita.”

Não deu no Jornal Nacional: na contramão da média mundial, Brasil registra aumento do salário médio, diz OIT

“O Brasil registrou aumento de níveis salariais nos anos 2008 e 2009, período que o país foi também atingido pela crise financeira internacional. Em 2008, os salários subiram 3,4% e, no ano seguinte, 3,3%, o que mostra estabilidade. Os números fazem parte de um estudo divulgado nesta quarta-feira (15) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O resultado nacional foi na contramão da média mundial, que registrou queda nos salários médios de 0,8% em 2008 para 0,7% em 2009. Entretanto, destaca o estudo, se excluída a China, o resultado sobe de 2,8% em 2007 e 1,6% em 2009. O Relatório Mundial sobre Salários – 2010/2011 atualiza dados de 115 países e avalia a situação de 1,4 bilhões de assalariados.


Segundo Janine Berg, uma das organizadoras do estudo, foi feita uma análise sem os dados da China porque o governo chinês havia informado apenas sobre salários dos trabalhadores de empresas ou de órgãos governamentais, e a OIT tinha informações de que os empregados no setor privado ganhavam menos.”

Matéria Completa, ::Aqui::