segunda-feira, 5 de julho de 2010

Fim da dúvida: Lula transfere voto sim

Diante dessa pesquisa IBOPE do fim de semana...
Image
Dilma e Lula
Diante dessa pesquisa IBOPE do fim de semana os analistas pela primeira vez ressaltam que deixou de haver dúvida quanto a capacidade do presidente Lula de transferir votos para sua candidata. Tanto a pesquisa Datafolha - divulgada na semana passada e da qual os jornais continuam publicando novos itens - quanto essa de agora do IBOPE trazem oscilações que tendem a ser distorções da própria metodologia dos institutos. As oscilações estão no Data em relação ao Sul e na mudança da preferência do eleitorado feminino. No IBOPE, no Centro-Oeste e no Nordeste.

Isso tudo teremos uma excelente oportunidade de conferir com as pesquisas desse mês e do próximo. O que conta - e tenho externado isso aqui - é que além dessas vantagens Dilma tem uma amplo leque alianças; palanques mais fortes nos Estados; mais tempo de campanha no rádio e TV; e mais militância - as aguerridas militâncias do PT e dos aliados, já que elas não integram "partido de holerite" como é hoje o PSDB, e nem coligação que é um mero ajuntamento de interesses como a da oposição constituída pelo PSDB-DEM-PPS.

Fora o fato de que nossa candidata conta com muito maior apoio que o acumulado pelo adversário de deputados e senadores, governadores, prefeitos e vereadores. E tem a obra do governo Lula e do PT, tem programa e propostas, além de outro fator preponderante e decisivo: a comparação entre o seu governo, o que ela integrou e o dos tucanos, os oito anos de administração da dupla FHC/Serra.

Tudo isso se casa à tendência do país de não querer mudar de rumo - ou melhor, querer a continuidade de um governo que tem programa, propostas, projeto nacional e imprime um rumo ao Brasil.

Foto: Roberto Stuckert Filho/Dilma na Web

Um comentário:

Maria José Speglich disse...

Por favor:

Por que o Luciano Zica saiu do PT??


Eu tenho ojeriza de tucano. Sou professora.