terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Transposição do São Francisco: “Essa obra é uma das paixões da minha vida”

O que era para ser apenas uma visita às obras do túnel Cuncas I, do projeto de transposição das águas do rio São Francisco na Paraíba, tornou-se um momento de despedida e homenagens. Foi com emoção que o presidente Lula conversou com os trabalhadores das obras durante visita a São José de Piranhas (PB) nesta terça-feira (14/12), definindo o projeto São Francisco como “uma das paixões” de sua vida. O presidente disse que todo brasileiro tem direito de beber a água de nossos rios, patrimônios da Nação, e que todo pequeno agricultor tem o direito de se beneficiar com a mesma água e levar o sustento à sua família e o desenvolvimento de sua região a partir dela.
A cerimônia improvisada foi marcada por aplausos e agradecimentos ao presidente, que foi homenageado pelo poeta Aloísio de Souza Coelho:
“Nossa gente está muito feliz, o povo de São José de Piranha Sorridente, porque só desta vez um presidente incluiu o Nordeste no País.”
Lula afirmou que uma das grandes motivações de seu governo foi dar ao Norte e ao Nordeste a mesma oportunidade que as outras regiões brasileiras têm. A cara do Nordeste mudou graças “ao milagre” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Luz para Todos, da Transnordestina, da BR-101 e das obras em infraestrutura, e continuará mudando, afirmou Lula, no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff.
Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente:
Aos prefeitos e governadores, o presidente deixou um recado: quem chegar com um projeto consistente e adequado, assim como foi em seu governo, será atendido pela nova presidente do País. Lula disse ainda que, mesmo faltando 17 dias para deixar a Presidência, continuará percorrendo o Brasil, fazendo política e levando até o fim seu compromisso de melhorar a vida do povo brasileiro.
Se você chegar com um projeto consistente ao Ministério do Planejamento, ao presidente da República, à Casa Civil, esse projeto dificilmente receberá um não. Portanto, é extremamente importante que os prefeitos e os governadores desse país façam os projetos que são prioridades para suas cidades.

Nenhum comentário: