segunda-feira, 14 de março de 2011

PSDB e mídia vivem sonho de noite de verão

Ainda nem se chegou à marca simbólica dos 100 dias de governo Dilma Rousseff e os apressados tucanos e demos descobriram o óbvio: inventaram uma Dilma Rousseff que não existia. Pior, construíram uma caricatura da Presidenta da República na campanha eleitoral do ano passado e agora se mostram surpresos com o desempenho dela como chefe do governo e do Estado brasileiros.

"É como se o governo tivesse descido do palanque. Isso faz com que os ânimos estejam menos exaltados e pode melhorar a qualidade do debate”, diz o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). “Ela está mais adequada ao ritual do cargo. Entende que tem que governar, e não fazer política 24 horas”, completa o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA).

Como vocês veem, mesmo surpresos, não perdem o vício. Em vez de reconhecer o erro grosseiro que cometeram na campanha, quando a desqualificaram completamente, agora tentam compará-la com Lula e sua presidência. Outro erro. E crasso.

A presidenta Dilma Rousseff não é o presidente Lula e nem o Brasil de 2011 e o mundo são iguais ao de 2003 ou 2007, quando ele se elegeu e reelegeu. E quando deixou a Presidência da República (1º de janeiro deste ano) com a média confirmada pelas pesquisas de opinião pública de 86% de apoio popular e aprovação a seu governo.

A oposição, óbvio, sabe e sente isso, mas não desiste: tenta, sempre com respaldo e apoio de uma parte da mídia e de alguns jornalistas, criar uma imagem de divergências não só de estilo mas de políticas entre a presidenta e seu antecessor. Persiste na vã esperança de que eles se desentendam e se separem. Não terão êxito. Mero sonho de uma noite de verão.

Nenhum comentário: