terça-feira, 22 de março de 2011

“Meu empenho em tornar a saúde universal, de qualidade e humanizada é total”

Presidenta Dilma Rousseff é presenteada com camisa do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia - GAMMA, durante campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Selo da série especial Dia internacional da Mulher Saúde de qualidade para todos os brasileiros será resultado de trabalho conjunto entre os governos federal, estaduais e municipais e a sociedade. A afirmação foi proferida pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (22/3), em Manaus (AM), na cerimônia de lançamento do Programa de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama. Sem o apoio dos prefeitos e governadores e a constante fiscalização por parte da sociedade – disse a presidenta – não será possível melhorar a qualidade da saúde pública no país.
“Em um país deste tamanho, com tantos desafios, mas também com tantas oportunidades e potencial…, nós não conseguiremos levar os programas que temos que levar ao povo brasileiro sem a parceria dos prefeitos, governadores e a sociedade”, disse.
Ouça abaixo o discurso da presidenta Dilma Rousseff em Manaus:
Dilma Rousseff frisou que o desenvolvimento do país não pode ser medido apenas pelo crescimento do PIB, “que é muito importante, porque gera empregos”, mas principalmente pela qualidade dos programas de saúde, educação e segurança oferecidos à população. Segundo ela, “as pessoas não podem ter saúde em função da renda que recebem, pois a saúde não tem preço”.
“Meu empenho em garantir a qualidade da saúde no Brasil é total. Meu desejo é colocar a saúde no seu trilho, para ser universal, de qualidade e humanizada”, frisou.
A presidenta anunciou que uma das ações do seu governo no sentido de ampliar a prevenção e melhorar o tratamento do câncer é a instalação em todos os estados de centros de referência de combate ao câncer, cujo calendário será divulgado a partir de maio. O objetivo é que “todas as mulheres do Brasil tenham acesso às mesmas coisas [tratamento] que eu tive…, já que o câncer não é o mesmo horror do passado, ele é curável”.
A presidenta Dilma enfatizou ainda que honrará todas as mulheres brasileiras e que uma de suas grandes preocupações nesse sentido é garantir a saúde das mulheres, gestantes e crianças, motivo pelo qual lançará na próxima semana o programa Rede Cegonha. Pediu também à população brasileira apoio para a melhoria da saúde pública, que é feita para eles e que, portanto, deve ser fiscalizada por eles, “já que o sistema não é perfeito, tem falhas” que devem ser apontadas pelas pessoas que utilizam os serviços.
Ao povo da Amazônia, estado em que obteve mais de 80% de votos nas eleições presidenciais, a presidenta finalizou:
“O carinho, a confiança e a esperança que vocês depositaram nessa votação tão expressiva que eu recebi aqui, vocês podem ter certeza de que eu vou devolver com muito trabalho, muito carinho para essa região.”

Blog do Planalto

Nenhum comentário: