quarta-feira, 16 de março de 2011

EUA: Sindicatos de Wisconsin Preparam Greve Geral

Há mais de uma semana crescem as manifestações dos trabalhadores do setor público em defesa de seus salários, benefícios e de seus direitos de representação sindical.
 
A luta em Wisconsin está rapidamente se tornando uma luta nacional, uma espécie de “Praça Tahrir” americana, um ponto de referência para os trabalhadores que se encontram sob ataque em todo o país.

Manifestações contra cortes semelhantes se espalharam até Ohio e Indiana, dois estados americanos onde os sindicatos são tradicionalmente fortes. Dezenas, senão centenas, de atos de solidariedade ocorreram em todo o país. Em um desenvolvimento que parecia impensável há duas semanas, os sindicatos de Wisconsin estão agora preparando uma greve geral estadual caso o projeto de lei do governador Walker seja aprovado pela Câmara de Deputados do estado. Embora essa luta esteja apenas começando e ainda esteja longe de terminar, ela marca um importante giro da situação nos EUA: a luta de classes está de volta!

Os trabalhadores de Wisconsin também receberam a solidariedade de um lugar onde a greve de massas dos trabalhadores recentemente levou à derrubada de um líder impopular: o Egito. Na segunda-feira, Kamal Abbas, do Centro Egípcio para os Sindicatos e Trabalhadores do Setor de Serviços, participante da greve de 1989 dos trabalhadores da Helwan Steel [Siderúrgica Egípcia] que foi brutalmente reprimida pelo hoje defunto regime de Hosni Mubarak, escreveu:
“Queremos que vocês saibam que nós estamos com vocês. Permaneçam firmes e não desistam. Não abram mão de seus justos direitos. A vitória sempre pertence ao povo que permanece firme e que exige seus direitos... Agora é a vez dos trabalhadores americanos. Nós vos saudamos, trabalhadores americanos! Vocês serão vitoriosos. A vitória pertence a todos os povos do mundo que lutam contra a exploração e por seus legítimos direitos”.
Leia artigo completo ::aqui:: Esquerda Marxista

Nenhum comentário: