sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Marinha não pode ter esse comportamento - Treinamento leva à internação 12 aspirantes da Escola Naval...

Sob pena de causar riscos até maiores de morte, a Marinha não pode e não deve continuar com esse treinamento a que submete seus aspirantes na Escola Naval (de formação de oficiais) e que provocou a internação, esta semana, de uma dúzia deles, com idades entre 18 a 20 anos, no Hospital Naval Marcílio Dias. Um dos internados encontra-se em estado grave.

Os militares estão com problemas renais, diagnóstico de rabdomiólise, "síndrome provocada, entre outros fatores, por exercícios em excesso com hidratação deficiente", conforme explica a Folha de S.Paulo, jornal que publica a denúncia.

Não pode, também, e principalmente, recusar-se a dar informações e a ser transparente, comportamento que infelizmente adotou em relação à mídia, à Folha de S.Paulo. Ao jornal, que noticia a internação dos 12 rapazes, a Força 1º negou que tenha havido o problema; depois informou ter aberto sindicância para apurá-lo; e, finalmente, se negou a prestar mais esclarecimentos solicitados pelo jornal.

Treinamento já provocou até mortes

Parentes dos militares internados é que transmitiram o diagnóstico ao Folhão e contaram que "na primeira semana de aula os calouros passam por um dia inteiro de exercícios, administrados por alunos do último ano da escola - uma espécie de trote formalizado."

Com a palavra o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que não pode permitir que o comando da Arma se comporte assim com a imprensa diante de um assunto de tal gravidade, nem a continuidade desse tipo de treinamento.

Não pode, principalmente, porque estes treinos já causaram problemas de saúde - e até casos de morte - também em militares de outras forças, como por exemplo, do Exército. Leiam, também, a íntegra da reportagem " 'Ele nem aguentava se levantar', afirma mãe de aspirante " publicada na Folha de S.Paulo (para assinantes).

Nenhum comentário: