sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dilma quer mais rapidez na execução do PAC2

A presidenta Dilma Rousseff solicitou a 17 ministros, durante a primeira reunião do Fórum de Infraestrutura, realizada nesta quinta-feira (20), no Palácio do Planalto, que utilizem a experiência da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na execução do PAC 2.

Em seu discurso de abertura, durante cerca de meia hora, a presidenta estabeleceu linhas gerais desta nova etapa do programa e fez uma reflexão sobre o PAC 1, que já conseguiu executar 82% das obras previstas para 2010.

Quase R$ 1 trilhão até 2014 – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que Dilma solicitou o aperfeiçoamento do monitoramento das ações do PAC 2 e maior velocidade aos procedimentos burocráticos para dar melhores condições aos setores público e privado de realizarem rapidamente as obras de infraestrutura. “Para que consigamos fazer o PAC 2 com tanto sucesso quanto o primeiro, mas com menos suor”, explicou a ministra. Miriam Belchior afirma ainda que o PAC 2 têm R$ 955 bilhões previstos até 2014 e que os projetos já estão sendo selecionados.

Quatro temas principais - O Fórum de Infraestrutura é um dos quatro grupos criados pela presidenta na primeira reunião ministerial, em 14 de janeiro. Na ocasião, 37 ministérios foram agrupados em quatro temas afins: Infraestrutura, Erradicação da Pobreza, Desenvolvimento Econômico e Direitos à Cidadania. Eles serão coordenados, respectivamente, pelos ministérios do Planejamento, Desenvolvimento Social, Fazenda e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Nesta sexta-feira (21), às 10 horas, Dilma se reunirá com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e em seguida com as ministras Iriny Lopes (Políticas para as Mulheres), Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Fonte: Brasília Confidencial

Nenhum comentário: