sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Duas da Folha hoje. E mais uma, muito boa

Blog do Zé Dirceu

Publicado em 21-Jan-2011
Eu apoio a PEC de fiscalização dos tribunais de contas...

O jornal capricha ao criticar os governos Lula e do PT hoje em nada menos que duas notas - há outras, mas vou me limitar a comentar duas. A primeira, registrando o que todos os veículos da mídia publicam ou veiculam hoje - que a arrecadação federal da União aumentou 10% no ano passado.

A Folha Online inclusive dava assim ontem - noticiava o aumento. Pois hoje o Folhão enviezou a história e achou um jeito de editorializar a notícia publicando-a com este título: "Era Lula chega ao fim com recorde de arrecadação".

Ora, a arrecadação aumentou porque a economia cresceu - e arrecadou-se a mais sem aumentar alíquota de impostos e sem criar novos. Essa é a forma sadia de ampliar a receita. Nem precisa mesmo aumentar ou criar porque a médio prazo, com o crescimento do PIB diminui percentualmente a carga tributária.

Nada disso elimina o fato de que precisamos fazer uma reforma tributária - começando pelo ICMS - e melhorar a gestão e os gastos públicos, aplicando mais e melhor os recursos arrecadados. Aliás, por obra e graça da oposição, o governo perdeu desde a virada 2007/2008 nada menos que R$ 40 bi/ano que arrecadava com a CPMF para a Saúde. Já que trata da arrecadação, a Folha lembra isso hoje? Nenhuma palavra. Haja paciência!

Outra do Folhão


O jornal continua com raiva porque o governo Lula democratizou a distribuição das verbas oficiais na mídia. Por isso hoje usa um de seus espaços mais lidos, o Painel político, para protestar contra o fato de que a era Lula começou em 2003 com publicidade dada a 499 grandes veículos de comunicação e terminou em 2010 com a distribuição feita entre 8.094 de todo o país.

Conclusões: a dor de cotovelo da Folha não tem limites e ela quer continuar com o monopólio (só entre grandes veículos) da publicidade do governo.

Mas, pela lei das compensações, a Folha dedica um de seus principais editoriais da pg 2 desta 6ª feira à defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), já em tramitação no Congresso que estabelece um Conselho para fiscalizar os tribunais de contas da União, Estados e municípios, hoje soltos, absolutos, sem nenhum órgão a fiscalizá-los.

O colegiado proposto por essa PEC funcionaria nos moldes do do Conselho Nacional de Justiça, que fiscaliza o Judiciário. Fecho com o jornal, o Brasil precisa mesmo aprovar essa PEC. Com a palavra os presidentes do Congresso Nacional e do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), da Câmara, deputado Marcos Maia (PT-RS) e os líderes partidários que participam da montagem da pauta das Casas. Vamos aprovar o quanto antes.

Nenhum comentário: