sexta-feira, 18 de março de 2011

Obama cancela discurso na Cinelândia

Movimentos sociais farão protesto contra visita do presidente estadunidense

O Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro informou, nesta segunda-feira (18), que o discurso que o presidente estadunidense, Barack Obama, faria na Cinelândia, no domingo (20), foi cancelado. Segundo a representação diplomática, o pronunciamento será transferido para um local fechado.

O Teatro Municipal é cogitado para receber o evento, mas ainda não há confirmação. O Theatro Municipal tem 2444 lugares e só terá acesso ao local quem estiver com o nome em uma das três listas de convidados. O discurso de Obama, no entanto, poderá ser acompanhado por meio de um telão instalado na Cinelândia.

O motivo para a troca de local não foi divulgado, mas uma das possibilidades, segundo os organizadores da visita, é a questão da segurança. Os receios aumentaram depois da decisão tomada tomada na quinta-feira (17) pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que autoriza uma ação militar na Líbia.

Protestos


Para protestar contra a presença de Obama no Brasil, organizações populares realizarão uma manifestação no domingo. A concentração será no metrô da Glória, a partir das 10h, no centro do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, as mesmas entidades promovem uma passeata na Candelária para convocar a atividade de domingo.

Um manifesto, assinado por mais de 20 organizações, destaca os interesses estadunidenses que estão por trás da vinda de Obama. "A soberania nacional está ameaçada. Os Estados Unidos vêm ao Brasil para negociar a compra antecipada das reservas do Pré-sal, o que é ainda pior do que leiloar as nossas riquezas", afirmam as entidades.

Petistas proibidos


Já o presidente do PT do Rio de Janeiro, Jorge Florêncio, divulgou nota oficial desautorizando qualquer um de seus filiados a manifestar opinião que não reflita a posição oficial do partido em relação à visita de Obama ao estado.

Em nota, o presidente do PT no Rio esclarece que não há qualquer deliberação do partido relacionada à organização de ato de “manifestação hostil à presença do presidente Barack Obama” no Rio.

(Com informações da Agência Brasil)



Nenhum comentário: