segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PT, 31 anos

O PT é referência mundial entre os partidos democráticos e de esquerda. Por Hamilton Pereira

Há 31 anos nascia o Partido dos Trabalhadores. O Brasil vivia a fase de transição do fim da ditadura militar para a retomada de um regime democrático, depois de intensas lutas do povo brasileiro. Junto à redemocratização, lutando decididamente por ela, impulsionando as reivindicações populares e quebrando a velha tradição brasileira da conciliação por cima, entre as elites, o PT veio, de baixo para cima, para atrapalhar o coro dos contentes.

Dos políticos tradicionais, quase nenhum apostou na possibilidade de o PT dar certo. Sindicalistas, integrantes das comissões eclesiais de base, jovens estudantes e alguns militantes da velha esquerda saiam de porta em porta, pelos bairros, filiando gente, para cumprir a regra restritiva de então para a legalização de um partido. As velhas raposas nos ridicularizavam, apostavam que não conseguiríamos.

Nas primeiras eleições, nossas campanhas foram feitas com a cara e a coragem, sem dinheiro, sem material. Só a certeza de que a razão e a história estavam conosco. Nas primeiras disputas, alguns poucos vereadores, um ou outro prefeito. Lula, candidato ao governo de São Paulo em 82, ficou em quarto lugar. O PT era um partido pequeno, com presença nos movimentos sociais, mas pouco presente no parlamento e nas instâncias do estado. Mais uma vez, as velhas raposas apostaram que não passávamos de um sonho de verão.

Estavam erradas. Nós persistimos, continuamos ligados às reivindicações e necessidades da maioria da população brasileira. E fomos, aos poucos, avançando. Até nos tornarmos, hoje, o maior partido brasileiro. Temos a maior bancada da Câmara dos Deputados, somos grandes no Senado, temos vários governadores, prefeitos, centenas de deputados estaduais e vereadores.

O PT é referência mundial entre os partidos democráticos e de esquerda. E podemos, com orgulho, afirmar que fizemos, com Lula, o melhor governo que este país já teve. Mais que isso, o ex-presidente extrapolou os limites nacionais e hoje é reconhecido mundialmente como uma liderança na luta contra e fome e a desigualdade social, na busca da fraternidade entre os povos. A população brasileira reconheceu isso e nos deu a tarefa de continuar à frente dos destinos do Brasil, agora com a presidenta Dilma Rousseff.

Ao chegarmos aos 31 anos, continuamos com mais vitalidade do que nunca. Na idade da razão, podemos, sem falsa modéstia, olhar para trás, com orgulho da nossa trajetória. E ter uma certeza: faríamos tudo de novo, exatamente do mesmo modo.

*Hamilton Pereira é deputado estadual pelo PT-SP
Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011

Nenhum comentário: