sexta-feira, 25 de março de 2011

PF indicia tucano ex-presidente do BC

Ex-presidente do Banco Central (BC) em 1995, no governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, e ex-dirigente do Opportunity Fund, Pérsio Arida, conforme noticia hoje a Folha de S.Paulo, e mais 42 aplicadores brasileiros estão indiciados pela Polícia Federal (PF), em um dos inquéritos Operação Satiagraha.

Concluído o inquérito, a PF indiciou Árida mediante a suspeita de que ele tenha atuado em gestão fraudulenta, evasão de divisas e formação de quadrilha quando dirigia o Opportunity Fund, fundo de aplicações do banqueiro Daniel Dantas, sediado no paraíso fiscal das Ilhas Cayman.

A legislação brasileira não permitia que investidores brasileiros aplicassem recursos em fundos no exterior, porque os rendimentos das aplicações estão isentos de pagamento de Imposto de Renda. A suspeita da PF é que os administradores do Opportunity Fund, Arida à frente, permitiram que brasileiros interessados em investir nesse fundo burlassem essa legislação.

Opportunity participou de privatizações

Entre 1996 a 1999, Arida dirigiu duas companhias gestoras deste fundo - o Opportunity Asset Management Inc. e a Opportunity Asset Management Ltda. O Opportunity Fund teve participação nas privatizações das estatais durante o governo FHC (1995-2002).

Em depoimentos à PF, ex-funcionários do Opportunity apontaram Arida como coordenador dessas operações ilegais - a polícia apurou que na direção da instituição Arida reportava-se diretamente à Daniel Dantas e a sua irmã Verônica, outra das dirigentes do Opportunity.

Os 42 cotistas indiciados aplicaram cada um mais de US$ 100 mil no fundo e foram descobertos, porque o Banco Central exige a declaração de depósitos no exterior acima deste valor e a aplicação fica em seus registros. Agora, cabe à Procuradoria do Ministério Público decidir se os indiciados serão acusados formalmente. Se o Judiciário aceitar as denúncias, eles passam a ser réus em ação criminal.

Nenhum comentário: