Artigo detalha relações políticas e comerciais com os EUA...
Está no Valor Econômico de hoje, "Brasil, Estados Unidos e a agenda comercial necessária" (para assinantes), um bom artigo sobre as relações Brasília-Washington, que eu gostaria que todos vocês lessem. É uma leitura propícia a ser feita exatos 8 dias antes da chegada (no próximo dia 19) do presidente Barack Obama em sua primeira visita ao Brasil.
O artigo é assinado por Carlos A. Cavalcanti, vice-presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior e diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O autor considera que nossas relações políticas com os Estados Unidos são excelentes: já as comerciais deterioraram-se, sobretudo da perspectiva brasileira.
"O pior déficit do Brasil é com os EUA, embora o quinto melhor superávit dos EUA seja conosco. Em 2010, as exportações americanas atingiram U$ 27 bi - o maior valor registrado na série histórica bilateral. Já as exportações brasileiras, de cerca de US$ 19 bi mantém-se em nível pré-2004", assinala o autor.
Às vezes recomendo, mas enfrento o problema de que os jornais só disponibilizam seus textos para assinantes. Mas os que puderem acessar este, não deixem de ler, porque Carlos A.Cavalcanti dá, inclusive, a agenda, um roteiro para melhorarmos esta deteriorada relação comercial com Tio Sam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário