segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um artigo e uma entrevista imperdíveis

Nos textos que tradicionalmente recomendo leitura a vocês como subsídio para os nossos debates, eu gostaria que todos vocês lessem hoje os excelentes artigo de Paulo Feldman, no Valor Econômico, e a entrevista do sociólogo Luiz Werneck Vianna na Folha de S.Paulo. Tratam de temas diferentes, mas o fazem com muita e enriquecedora propriedade.

Professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), Feldman abre seu texto "A pequena empresa como fonte de desenvolvimento" com um alerta: nosso país precisaria de 50 milhões de novos empregos para incorporar o contingente de jovens que vai entrar no mercado de trabalho nos próximos cinco anos.

Também avalia que "uma forma inteligente para se resolver esse dilema é estimular a capacidade empreendedora do brasileiro dando-lhe condições de criar e manter o seu próprio negócio" Hoje, aponta o professor, temos um universo de 5,8 milhões de micro e pequenas correspondente a 99,1% do total de empresas registradas no Brasil.

E, mais: são elas que geram 53 milhões de empregos. Mesmo assim, são responsáveis por menos de 20% do nosso PIB. E pior, 75% dos novos micro e pequenos empreendimentos brasileiros sucumbem em menos de cinco anos. Daí, por exemplo, a urgência de um ministério só voltado para as micros, pequenas e médias empresas, como estuda a presidenta Dilma Rousseff.
A entrevista do Werneck

Ex-presidente da Associação Nacional de Pós-Gradução e Pesquisa em Ciências sociais (ANPOCS), sociólogo e professor-pesquisador da PUC-RJ, em sua entrevista à qual a Folha deu o título de "Endurecimento de Dilma com centrais promove 'limpeza'" o sociólogo Luiz Werneck Vianna traz uma enorme contribuição a discussão do momento político que vivemos.

Ele observa, por exemplo, que, no novo governo, os conflitos tendem a sair do Estado e voltar à sociedade "onde vão ser processados democraticamente". Suas respostas constituem um belo texto para reflexão. Certo ou errado ele dá uma enorme contribuição a discussão do momento político que vivemos. Recomendo a leitura particularmente aos dirigentes e militantes do PT.

Não deixem de ler Paulo Feldman no Valor e Luiz Werneck Vianna na Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário: