segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nicarágua: FSLN proclama Daniel Ortega candidato à reeleição

O 4º Congresso Extraordinário da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) proclamou neste domingo (28) Daniel Ortega como seu candidato à presidência da Nicarágua para as eleições gerais de novembro próximo.
No evento Ortega foi designado por aclamação pelos 1.019 delegados sandinistas provenientes dos 15 departamentos e das duas regiões autônomas do país.
A candidatura de Ortega à reeleição foi apresentada pelo comandante da revolução e vice-secretário geral da FSLN, Tomás Borge, que destacou a trajetória do líder sandinista e "sua atuação, inclusive nas circunstâncias mais difíceis, mantendo-se sempre à frente da FSLN".
Na argumentação de sua proposta, Borge refutou as alegações da oposição, que considera inconstitucional a candidatura de Ortega, e recordou a decisão tomada em 2009 pela Corte Suprema de Justiça, que declarou inaplicável o artigo da Constituição que proíbe a reeleição contínua.
A revolução é fonte de direito e este congresso é a expressão da vontade de todos os sandinistas, disse Borge, único sobrevivente do coletivo que fundou a FSLN há meio século.
O Congresso aprovou também uma resolução, apresentada pela comandante guerrilheira Doris Tijerino, que delega a Ortega a faculdade de designar seu candidato a vice-presidente, e outra que o autoriza a estabelecer acordos eleitorais com outros partidos.
Outra resolução aprovada pelo congresso autoriza a Comissão Política da FSLN a elaborar a listado dos candidatos da organização a deputados à Assembleia Nacional e para o Parlamento Centro-americano (Parlacen).
Também por unanimidade, o congresso aprovou uma resolução, apresentada por Rosário Murillo, que aumenta para 50 por cento a presença de mulheres e jovens em todas as estruturas e instâncias de direção da FSLN.
É fundamental inserir cada vez mais a juventude nicaraguense em todas as estruturas da FSLN, pois é a eles a que corresponderá assumir a direção e a liderança do sandinismo, disse Daniel Ortega ao agradecer sua designação como candidato presidencial e recordou que 65,9 por cento dos nicaraguenses têm até 30 anos de idade.
O congresso foi precedido por mais de uma centena de assembleias municipais e departamentais, a fim de escutar as opiniões da base sandinista em relação à estratégia eleitoral a seguir e o programa de governo para o próximo quinquênio.
Prensa Latina

Nenhum comentário: