domingo, 27 de fevereiro de 2011

Descalabro e só marketing na Educação

Nesta recusa do governo tucano paulista, primeiro de contratar professores obesos e agora os que sofreram depressão (vejam nota aabaixo), o  fato, meus amigos, é que os tucanos estão querendo jogar a criança fora com a água suja da má gestão que fizeram na Educação todas essas décadas.

São décadas e não anos. Lembrem-se, eles estão no governo do Estado desde 1983, 1º ano da administração do 1º tucano governador, Franco Montoro. Desde então revezam-se, eles ou os do mesmo grupo, sempre no poder.

O fato é que nesta questão da Educação os tucanos em São Paulo estão tirando o sofá da sala, como se diz em linguagem popular. O problema principal não é recusar-se a efetivar este ou aquele grupo de professor concursado, mas está na política educacional, como um todo, equivocada.

Está nas idas e vindas, na falta de continuidade, nos graves erros que cometeram, nas tentativas de privatização do ensino público, nos baixos salários dos professores e de todo o funcionalismo da Educação, nas mágicas e na progressão continuada, a aprovação automática de alunos, sem prova e possibilidade de reprovação.

Está na promessa de José Serra, feita em sua campanha eleitoral para governador em 2006 e não cumprida (só em uma ínfima parte), de ter dois professores por classe. Realmente, sem medidas de fundo, que projetem o - e para o - futuro, adotadas com visão estratégica não teremos solução. O resto, também na área de Educação, é marketing político puro tão ao gosto dos tucanos.

Nenhum comentário: