quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Senador petista defende criação de uma Força Nacional de Defesa Civil

“Um pacote de recuperação” é o que o governo federal está organizando para as áreas atingidas pelas chuvas. A informação é do senador eleito Lindberg Farias (PT/RJ), que esteve nos locais das catástrofes no Rio de Janeiro, no dia seguinte aos primeiros deslizamentos. Ele ressalta ação do governo federal. “Na mesma tarde a presidenta Dilma tomou a decisão de visitar a área, eu acho que isso foi muito importante. Ela coordenou in loco a ação das equipes”, destacou o senador.

O pacote de recuperação, citado por Lindberg em entrevista ao Portal do PT, inclui não só o mapeamento das áreas, mas também a construção de casas do programa “Minha casa, minha vida” aos desabrigados.

Além disso, Lindberg citou ações de integração entre os ministérios para que a economia da região seja mantida, principalmente na questão da garantia de manutenção dos empregos.
Força Nacional de Defesa Civil

O senador petista lamenta que até hoje o país não tenha uma legislação avançada sobre Defesa Civil. O senador sugere a criação de uma Força Nacional de Defesa Civil, aos moldes da atual Força Nacional de Segurança, que atualmente reúne policiais de destaque de todos os estados. “O marco legal do sistema nacional de defesa civil é muito frágil, e a gente não pode chegar novamente no próximo ano tendo os mesmos problemas. É preciso criar um cadastro nacional. Hoje isso não existe, infelizmente”, lamenta.

As prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores nas áreas atingidas, como Teresópolis e Petrópolis, estão empenhadas na solução dos problemas. “São dois prefeitos que estão fazendo o que tem que fazer, eles foram para as ruas, estão perto do povo”, enfatiza Lindberg. (Ricardo Weg – Portal do PT)

Nenhum comentário: