quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lula com o samba no pé

Filho mais ilustre de São Bernardo, ex-presidente é convidado para desfilar em escola paulista, que lhe prestará homenagem

Em seu primeiro carnaval depois de deixar a Presidência da República, Lula ganhará uma homenagem da escola de samba Tom Maior, de São Paulo. A agremiação vermelha e amarela convidou o ex-presidente para desfilar como destaque no carro alegórico que fechará a apresentação da escola, na sexta-feira de carnaval. O enredo deste ano é intitulado Salve, salve, São Bernardo, pedaço do meu Brasil. Ao deixar o Palácio do Planalto, Lula voltou para a residência da família, em São Bernardo do Campo (SP). A cidade sempre foi a base política e familiar do petista, desde a época de militância no movimento sindical.

O carro alegórico em que Lula foi convidado a desfilar é uma réplica da linha de montagem de automóveis. O enredo da Tom Maior fala da história de São Bernardo do Campo, cidade conhecida por abrigar fábricas de veículos e por ser berço do movimento sindical que transformou Lula em um expoente das causas trabalhistas. “Já é certeza que ele vai participar. O que pode prejudicar é algum compromisso urgente na agenda. A escola será a segunda a desfilar, na sexta-feira 4 de março”, diz o presidente da Tom Maior, Marko Antônio da Silva.

As fantasias da ala “Lula brilha-lá” custam R$ 550 e reproduzem um macacão de operário, com capacete e uma faixa verde-amarela, réplica da presidencial. “O carro retrata a indústria automobilística. A ideia é que o Lula desfile de Lula. Pode estar de operário, de presidente ou de ex-presidente. O carro tem plataformas e as pessoas poderão circular livremente. No mesmo carro estará Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo. Todo mundo vai de vermelho”, afirma Marko.

Jingle

A homenagem à legenda e ao ex-presidente é bem clara na letra do samba-enredo: “A força nordestina te conduz/ do carro tu és a capital/ berço moderno da luta social. Brilha-lá no alto uma estrela/ Brilhou-lá iluminando o nosso país/ Quem lutou por um ideal sem medo de ser feliz”. A letra do samba é uma referência ao “Lula-lá”, jingle da primeira campanha do ex-presidente, em 1989.A Tom Maior, é frequentada por petistas como o senador Eduardo Suplicy e Vicentinho.

Nenhum comentário: