terça-feira, 25 de janeiro de 2011

“Lixo Extraordinário” é indicado ao Oscar

Do aterro de Jardim Gramacho, na periferia de Duque de Caxias (RJ), para a cerimônia do Oscar. O documentário “Lixo Extraordinário”, que narra a trajetória do lixo dispensado no maior aterro sanitário da América Latina até as principais casas de leilão de arte internacionais, depois de ser transformado pelas mãos do artista plástico Vik Muniz, foi anunciado nesta terça-feira (25/1) como um dos cinco indicados à estatueta na categoria de melhor documentário. O filme de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley – patrocinado pela Petrobras – enfoca a vida e os anseios de catadores de materiais recicláveis que atuam no local.
“Lixo Extraordinário” foi filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), durante os quais a equipe de produção garimpou histórias, como a de Tião, jovem presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, ou Zumbi, catador que resgata os livros do lixão e acabou montando uma biblioteca com os exemplares. O filme mostra como os trabalhadores tiveram sua auto-estima recuperada com o processo de trabalho de Vik Muniz.
Premiado em festivais, como Sundance, Berlim e Paulínia e exibido fora de competição no Festival do Rio e na Mostra São Paulo, em 2010, o documentário acaba de estrear no circuito comercial. A trilha sonora foi composta pelo músico americano Moby.
A cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas será realizada no dia dia 27 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo para mais de 200 países.

Petrobras - Fatos e Dados

Nenhum comentário: