quarta-feira, 27 de abril de 2011

MDA entrega Arcas das Letras na Paraíba

O programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega mais 10 bibliotecas para comunidades rurais dos municípios de Assunção, Baía da Traição, Princesa Isabel e Serra Branca , no estado da Paraíba, entre os dias 26 e 28 de abril, com apoio  apoio da  Emater/PB e das Prefeituras Municipais. As ações estão sendo realizadas pela Delegacia do MDA na Paraíba. Além das entregas das novas bibliotecas rurais a equipe técnica do programa estão monitorando e  avaliando as unidades já implantadas no Estado entre 2003 e 2010.
 
A primeira entrega foi nesta terça-feira(26), no município de Baía da Traição, a partir das 9 horas, para a comunidade indígena Aldeia Forte. Em seguida serão capacitados os agentes de leitura, moradores que, de forma voluntária cuidam das bibliotecas e estimulam a leitura. 
 
Na quarta-feira (27) será a vez dos municípios de Assunção e Serra Branca receberem as bibliotecas rurais. Em Assunção o evento será na comunidade Cajazeiras, às 9h, . A biblioteca de Serra Branca, será entregue na Secretaria Municipal de Educação a partir das 14h. Nos dois municípios haverá  capacitação de agentes de leitura.
 
Na quinta-feira (28) as comunidades rurais de Princesa Isabel (PB) receberá cinco bibliotecas Arca das Letras também a partir das 9h, na Câmara Municipal. 
 
Arca das Letras
Criado em 2003 pelo MDA, o Arca das Letras já implantou mais de 8.200 bibliotecas em comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e em colonias de pescadores de todos os estados do Brasil, beneficiando mais de um milhão de famílias com livros adequados às suas necessidades e interesses para o desenvolvimento local, além de livros didáticos para pesquisas escolares e literatura brasileira e estrangeiro para crianças, jovens e adultos. As bibliotecas contribuem para facilitar o acesso a informações úteis para as comunidades e incentivam a leitura no meio rural.
 
Na Paraíba, o Programa Arca das Letras está em funcionamento em 357 comunidades rurais de 126 municípios e já atende mais de 45 mil famílias. No estado, os Municípios, a Secretaria de Agricultura, a Emater/PB e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais atuam junto com a Delegacia Federal do MDA para ampliar o número de comunidades atendidas por bibliotecas. 
 
Confira a programação:
 
27 de abril de 2011 – quarta-feira - Assunção/PB
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais.
11h30 – Solenidade de entrega de 1 biblioteca rural Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.
Local: Comunidade Cajazeiras – Assunção/PB
 
 
Tarde – Serra Branca/PB
14h - Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais.
16h30 - Solenidade de entrega de 3 bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.
Local: Secretaria Municipal de Educação – Serra Branca/PB
 
 
28 de abril – quinta-feira – Princesa Isabel/PB
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais.
11h30 – Solenidade de entrega de 5 bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.
Local: Câmara Municipal de Princesa Isabel/PB
 

Nenhum comentário: