sábado, 12 de março de 2011

Visita de Barack Obama ao Brasil já é destaque nas redes sociais

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, prevista para acontecer nos próximos dia 19 e 20, já está movimentando a internet e as redes sociais dos dois países. Da parte brasileira, o Blog do Planalto fará uma cobertura especial ao encontro do presidente Obama com a presidenta Dilma Rousseff, com transmissão e tweets em tempo real, curiosidades, entrevistas com assessores e detalhes dos bastidores. Já o site do Itamaraty disponibilizou informações para o credenciamento de imprensa e, oportunamente, divulgará o programa e nota informativa sobre a visita.
O governo americano também preparou uma série de ações para os internautas de plantão: já está disponível site oficial da visita do presidente Obama ao Brasil e perfis nas redes sociais Facebook e Twitter. Além disso, a embaixada dos Estados Unidos lançou o site www.obamabr.org e anunciou um concurso de mensagens de boas-vindas ao presidente Obama. A página não informa quais serão os prêmios para os autores das melhores mensagens. A missão diplomática americana ainda disponibilizou uma página no Flickr com banners do presidente americano ao lado de bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil para download.
Esta é a primeira visita do presidente Obama ao Brasil. Em seguida, o mandatário americano seguirá para o Chile e El Salvador. Segundo o secretário de Imprensa dos EUA, Jay Carney, “a viagem oferecerá uma oportunidade para dialogar com parceiros bilaterais, destacar o engajamento do presidente no continente e promover nossos esforços para trabalhar como parceiros em igualdade de condições para tratar dos desafios básicos enfrentados pelos povos do continente americano”. A visita incluirá eventos em Brasília, Rio de Janeiro, Santiago e São Salvador.
Credenciamento – Os jornalistas interessados em fazer a cobertura da visita de Barack Obama ao Brasil têm até o próximo domingo (13/3) para fazer o credenciamento. Até agora, aproximadamente 200 jornalistas de diversas nacionalidades se credenciaram por meio do Itamaraty. Além disso, outros 616 contam com credenciais fixas no Palácio do Planalto e poderão acompanhar o evento; a expectativa é de que dentre esses cerca de 200 participem da cobertura. Mais informações no site do MRE e da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Nenhum comentário: