A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil,  prevista para acontecer nos próximos dia 19 e 20, já está movimentando a  internet e as redes sociais dos dois países. Da parte brasileira, o Blog do Planalto  fará uma cobertura especial ao encontro do presidente Obama com a  presidenta Dilma Rousseff, com transmissão e tweets em tempo real,  curiosidades, entrevistas com assessores e detalhes dos bastidores. Já o  site  do Itamaraty disponibilizou informações para o credenciamento de  imprensa e, oportunamente, divulgará o programa e nota informativa sobre  a visita. 
O governo americano também preparou uma série de ações para os internautas de plantão: já está disponível site oficial da visita do presidente Obama ao Brasil e perfis nas redes sociais Facebook e Twitter. Além disso, a embaixada dos Estados Unidos lançou o site www.obamabr.org  e anunciou um concurso de mensagens de boas-vindas ao presidente Obama.  A página não informa quais serão os prêmios para os autores das  melhores mensagens. A missão diplomática americana ainda disponibilizou  uma página no Flickr com banners do presidente americano ao lado de bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil para download.
Esta é a primeira visita do presidente Obama ao Brasil. Em seguida, o  mandatário americano seguirá para o Chile e El Salvador. Segundo o  secretário de Imprensa dos EUA, Jay Carney, “a viagem oferecerá uma  oportunidade para dialogar com parceiros bilaterais, destacar o  engajamento do presidente no continente e promover nossos esforços para  trabalhar como parceiros em igualdade de condições para tratar dos  desafios básicos enfrentados pelos povos do continente americano”. A  visita incluirá eventos em Brasília, Rio de Janeiro, Santiago e São  Salvador.
Credenciamento – Os jornalistas interessados em  fazer a cobertura da visita de Barack Obama ao Brasil têm até o próximo  domingo (13/3) para fazer o credenciamento. Até agora, aproximadamente  200 jornalistas de diversas nacionalidades se credenciaram por meio do  Itamaraty. Além disso, outros 616 contam com credenciais fixas no  Palácio do Planalto e poderão acompanhar o evento; a expectativa é de  que dentre esses cerca de 200 participem da cobertura. Mais informações  no site do MRE e da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.


Nenhum comentário:
Postar um comentário