segunda-feira, 28 de março de 2011

Bancadas do PT promovem seminário sobre reforma política na terça-feira (29)

As bancadas do PT na Câmara e no Senado promovem seminário na próxima terça-feira (29), em Brasília, para dar seqüência às discussões sobre a reforma política. O encontro será realizado na sede do centro de Treinamento da Câmara dos Deputados (Cefor), das 10 às 16 horas. O encontro foi articulado pelos líderes do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), e no Senado , Humberto Costa (PE).

Ambos os líderes já definiram que o PT vai defender, nas duas Casas as deliberações sobre a reforma política aprovadas no 3º Congresso Nacional do partido, em 2007. Como lembra o líder Paulo Teixeira, entre as propostas do partido incluem-se o financiamento público e exclusivo de campanha; o voto em lista pré-ordenada; a fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais com a adoção das federações partidárias.

No seminário de terça-feira, pela bancada do PT na Câmara falará o deputado Rubens Otoni (GO), relator em exercício da Comissão Especial da Reforma Política. O presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, também abordará o assunto, bem como um membro da Executiva Nacional do PT. O senador Humberto Costa vai indicar um membro da bancada do PT no Senado para tratar do tema.

A reforma política é um dos principais temas da pauta do Congresso neste ano, conforme frisa o líder Paulo Teixeira. Ele observa que o PT irá buscar o apoio da sociedade civil organizada. "O PT manterá diálogo com os movimentos sociais e as entidades da sociedade civil organizada, além de outros partidos políticos, para viabilizar a reforma que vai revigorar o sistema político brasileiro", diz.

O deputado Rubens Otoni diz que já é possível verificar nos debates consenso em torno do financiamento público de campanha e do voto em lista preordenada. Segundo ele, já se pode perceber, entre os diferentes partidos, que há um entendimento cada vez maior sobre a importância do fortalecimento da agremiações partidárias. Ele aponta a necessidade do voto em lista preordenada e o fortalecimento dos mecanismos de democracia direta, como plebiscitos e referendos, a exemplo do que ocorre nas democracias mais avançadas.

O tema tem sido discutido também pelas fundações ligadas às agremiações partidárias. As fundações partidárias do PT (Fundação Perseu Abramo), PCdoB (Fundação Maurício Grabois), PSB (Fundação João Mangabeira), PSOL (Fundação Lauro Campos), PDT (Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini) e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política realizam nova reunião na última sexta-feira (25) para dar sequência ao debate sobre reforma política iniciado no dia 26 de janeiro, na sede da FPA.

Da reunião, participam também os representantes dos movimentos sociais como CUT, CTB, UNE, UBES, CONEN e as secretarias nacionais de Mobilização, Mulheres e Juventude do PT.

Nenhum comentário: