quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lula confirma presença no 11 º Fórum Social Mundial

lula-D2_niverO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou sua participação no Fórum Social Mundial, que neste ano acontece em Dacar, capital do Senegal.
Segundo sua assessoria, Lula embarca no domingo, 6, para a África, onde será a principal estrela das comemorações dos 10 anos do encontro, conhecido nos últimos anos por reunir movimentos antiglobalização.  A viagem de Lula será a sua primeira ao exterior como ex-presidente.
A ascensão de Lula ao cargo de presidente da República era uma das bandeiras da primeira edição do evento, que debutou em 25 de janeiro de 2001, em Porto Alegre. Hoje, o ex-mandatário brasileiro é considerado símbolo do Fórum Social. A edição deste ano será no campus da Universidade Cheikh Anta Diop, de domingo, 6, a sexta-feira, 11.
Lula foi convidado a falar na segunda-feira, 7, sobre "a crise do sistema e das civilizações". Parte importante do debate estará centrada na questão do desenvolvimento da África, um dos pontos de interesse do ex-presidente. Ao deixar a Presidência, Lula afirmou que se dedicaria a temas relacionados à África e à América Latina..
Segundo os organizadores, o encontro em Dacar será usado também para debater qual o caminho o Fórum Social deve trilhar nos próximos anos. Entre 20 mil e 60 mil pessoas estão sendo aguardadas na capital do Senegal. O Fórum Social Mundial já foi realizado em cidades como Porto Alegre e Belém (Brasil), Mumbai (Índia), Bamako(Mali), Caracas (Venezuela), Karachi (Paquistão) e Nairóbi (Quênia).
ESQUERDA - Organizadores do Fórum Social Mundial avaliam que a vitória da esquerda em diversos países da América Latina nos últimos dez anos foi influenciada pelos debates realizados ao longo da década sob o slogan de que "um outro mundo é possível", o lema do Fórum.
Equipe Informes, com agências

Nenhum comentário: